O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia Beatriz Muralha da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5216
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_bbee3bbb98e6c8d128328bfcb2e6e61b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervençãoEducação de infânciaConflitos sociaisRelações interpessoaisMúsicaCompetências sociaisChildhood educationSocial conflictsInterpersonal relationshipsMusicSocial skillsRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida em dois contextos socioeducativos de educação pré-escolar – Creche e Jardim de Infância. Tem como objetivo apresentar, analisar e refletir criticamente sobre a intervenção e as aprendizagens realizadas, com base num referencial teórico que sustenta todo o trabalho desenvolvido, sendo destacadas as intenções pedagógicas subjacentes à ação nos dois contextos. A prática realizada no contexto de Creche decorreu durante 6 semanas, entre o mês de janeiro e fevereiro, com um grupo de 10 crianças entre os 25 e os 34 meses. Por sua vez, entre o mês de fevereiro e de maio, tive a oportunidade de intervir com 25 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 4 anos, em contexto de Jardim de Infância. Ao longo da minha intervenção neste último contexto, surgiu a problemática mais significativa, que vai ser apresentada e analisada no decorrer do relatório - O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervenção. Através de uma observação atenta das características do grupo de crianças, das suas interações e atitudes, constatei que o grupo apresentava algumas dificuldades em regular os seus comportamentos, envolvendo-se constantemente em conflitos sociais entre pares. Porém, quando a música era utilizada, as atitudes das crianças modificavam-se, pelo que decidi adotá-la como recurso privilegiado para a intervenção. Ao longo da problemática será explicitado o desenvolvimento social e moral na infância, o papel do adulto enquanto mediador de conflitos sociais, bem como o papel da música enquanto fator no desenvolvimento social das crianças. Evidencia-se todo o processo de intervenção educacional realizado na investigação-ação, com vista a potenciar o relacionamento interpessoal entre as crianças e facilitar o desenvolvimento de competências e estratégias sociais adequadas, tendo sido utilizada a música como estratégia privilegiada para regular, estabilizar e controlar os comportamentos das crianças.ABSTRACT This report arises from the Supervised Professional Practice developed in two socio-educational contexts of pre-school education - Nursery and Kindergarten. It has the purpose to present, analyse and critically reflect on the intervention and the learning achieved, based on a theoretical framework that supports the entire work developed, and highlights the pedagogical intentions underlying the action in both contexts. The practice held at the nursery context ran for six weeks, between January and February with a group of 10 children between 25 and 34 months. On the other hand, between February and May, I had the opportunity to intervene with 25 children aged 2 to 4 years in kindergarten context. Throughout my intervention in this latter context, it emerged the most significant problematic, which will be presented and analysed throughout the report - Development of social skills in childhood education: music as an intervention strategy. Through an attentive observation of the group of children characteristics, their interactions and attitudes, I found that the group showed some difficulties in regulating their behaviour, involving constantly in social conflicts among peers. However, when the music was used, children's attitudes change, and so I decided to adopt it as a privileged resource for the intervention. Along the problematic it will be explained the social and moral development in childhood, the adult's role as mediator of social conflict as well as the role of music as a factor in the social development of children. Is highlighted the whole process of educational intervention conducted in research-action, in order to enhance the interpersonal relationships between children and facilitate the development of appropriate social skills and strategies, and the music was used as a privileged strategy to regulate, stabilize and control the behaviour of children.Lino, DalilaRCIPLSilva, Cláudia Beatriz Muralha da2015-09-22T10:25:38Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5216TID:201363135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:31.485311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervenção
title O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervenção
spellingShingle O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervenção
Silva, Cláudia Beatriz Muralha da
Educação de infância
Conflitos sociais
Relações interpessoais
Música
Competências sociais
Childhood education
Social conflicts
Interpersonal relationships
Music
Social skills
title_short O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervenção
title_full O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervenção
title_fullStr O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervenção
title_full_unstemmed O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervenção
title_sort O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: a música como estratégia de intervenção
author Silva, Cláudia Beatriz Muralha da
author_facet Silva, Cláudia Beatriz Muralha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudia Beatriz Muralha da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Conflitos sociais
Relações interpessoais
Música
Competências sociais
Childhood education
Social conflicts
Interpersonal relationships
Music
Social skills
topic Educação de infância
Conflitos sociais
Relações interpessoais
Música
Competências sociais
Childhood education
Social conflicts
Interpersonal relationships
Music
Social skills
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22T10:25:38Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5216
TID:201363135
url http://hdl.handle.net/10400.21/5216
identifier_str_mv TID:201363135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403268775936