O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Marilda Pasqual
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Nardi, Elton Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.4295
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica (IDEB), enquanto uma medida do governo brasileiro para aferir odesempenho educacional dos estudantes. A análise toma como referência oconceito de accountability, tal como proposto por alguns autores, e procura verificar quais variáveis das que integram um sistema completo estão mais presentes na política encampada pela via do IDEB, como elas se relacionam e em que medida o índice, criado em 2007 para aferir a qualidade da educação básica brasileira, permite avançar em relação às concepções predominantes de accountability, nomeadamente as que integram avaliações externas, prestação de contas e responsabilização como elementos de uma política educacional de qualidade. Com base no tensionamento entre as variáveis que compõem um sistema abrangente e complexo, assinala potencialidades do IDEB considerando condições de superação de visões reducionistas e conservadoras de accountability educacional.   Palavras-chave: IDEB; Accountability educacional; Educação básica brasileira; Qualidade da educação
id RCAP_bbf0714fe704d5138ced17b89341148a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/4295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileiraEl IDEB y la construcción de un modelo de accountability en la educación básica brasileñaO IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileiraArtigosO objetivo deste estudo é analisar o Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica (IDEB), enquanto uma medida do governo brasileiro para aferir odesempenho educacional dos estudantes. A análise toma como referência oconceito de accountability, tal como proposto por alguns autores, e procura verificar quais variáveis das que integram um sistema completo estão mais presentes na política encampada pela via do IDEB, como elas se relacionam e em que medida o índice, criado em 2007 para aferir a qualidade da educação básica brasileira, permite avançar em relação às concepções predominantes de accountability, nomeadamente as que integram avaliações externas, prestação de contas e responsabilização como elementos de uma política educacional de qualidade. Com base no tensionamento entre as variáveis que compõem um sistema abrangente e complexo, assinala potencialidades do IDEB considerando condições de superação de visões reducionistas e conservadoras de accountability educacional.   Palavras-chave: IDEB; Accountability educacional; Educação básica brasileira; Qualidade da educaçãoThe objective of this study is analyzing the Indice de Desenvolvimento daEducação Básica (IDEB) – Index of Basic Education Development – as a measure of the Brazilian government to raise the educational performance of students. The analysis takes as reference the concept of educational accountability and seeks to identify which variables that are part of a complete system are more present in the politics defended through IDEB. It also seeks to identify how these variables relate and to what extent the index, which was created in 2007 to assess the quality of Brazilian education, allows going further in comparison to prevailing conceptions of accountability, namely the one that integrates external assessments, account and responsibility as part of a quality educational policy. Based on the tension between the variables that take part in a comprehensive and complex system, it points out IDEB’spotentialities considering the conditions of overcoming conservative and reductionist views of educational accountability. Keywords IDEB; Educational accountability; Brazilian basic education; Education qualityEl objetivo del trabajo comprende analizar el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB) en cuanto una medida del gobierno brasileño para evaluar el desempeño educacional de los estudiantes. El análisis toma como referencia el concepto de accountability, tal como propuesto por algunos autores, y procura verificar cuales variables de las que integran un sistema completo están más presentes en la política defendida a través del IDEB,como ellas se relacionan y en qué medida el índice, creado en 2007 para evaluar la calidad de la educación básica brasileña, permite avanzar con relación a las concepciones predominantes de accountability,nombradamente las que integran evaluaciones externas, prestación de cuentas y responsabilización como elementos de una política educacional decalidad. Con base en el tensor entre las variables que componen un sistema abarcante y complejo, señala potencialidades del IDEB considerando condiciones de superación de visiones reduccionistas y conservadoras deaccountability educacional. Palabras-clave IDEB; Accountability educacional; Educación básica brasileña; Calidad de la educaciónInstituto de Educação - Universidade do Minho2014-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.4295por2183-04520871-9187Schneider, Marilda PasqualNardi, Elton Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/4295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:30.329656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira
El IDEB y la construcción de un modelo de accountability en la educación básica brasileña
O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira
title O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira
spellingShingle O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira
Schneider, Marilda Pasqual
Artigos
title_short O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira
title_full O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira
title_fullStr O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira
title_full_unstemmed O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira
title_sort O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira
author Schneider, Marilda Pasqual
author_facet Schneider, Marilda Pasqual
Nardi, Elton Luiz
author_role author
author2 Nardi, Elton Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Marilda Pasqual
Nardi, Elton Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O objetivo deste estudo é analisar o Índice de Desenvolvimento da EducaçãoBásica (IDEB), enquanto uma medida do governo brasileiro para aferir odesempenho educacional dos estudantes. A análise toma como referência oconceito de accountability, tal como proposto por alguns autores, e procura verificar quais variáveis das que integram um sistema completo estão mais presentes na política encampada pela via do IDEB, como elas se relacionam e em que medida o índice, criado em 2007 para aferir a qualidade da educação básica brasileira, permite avançar em relação às concepções predominantes de accountability, nomeadamente as que integram avaliações externas, prestação de contas e responsabilização como elementos de uma política educacional de qualidade. Com base no tensionamento entre as variáveis que compõem um sistema abrangente e complexo, assinala potencialidades do IDEB considerando condições de superação de visões reducionistas e conservadoras de accountability educacional.   Palavras-chave: IDEB; Accountability educacional; Educação básica brasileira; Qualidade da educação
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.4295
url https://doi.org/10.21814/rpe.4295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130220656066560