A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Neidson
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Obdáila, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15337
Resumo: Este estudo em andamento visa ao aprofundamento dos conhecimentos acerca da autoria docente para a realização da atividade educativa, bem como a discussão sobre as possibilidades de uma arquitetura colaborativa de práticas pedagógicas autorais na construção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos. Tem como objetivo mais amplo, compreender como os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, mobilizam saberes para a produção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos, como exercício de autoria, no contexto da cultura digital. Discute, portanto, a autoria docente a partir dos fundamentos teóricos da linguagem como campo polissêmico, considerando a diversidade de linguagens que se constroem no contexto da cultura digital. Como aporte epistemológico, optou-se pela etnometodologia, cuja abordagem está voltada para o estudo das atividades práticas cotidianas, que os sujeitos utilizam para criar sentidos e produzir os fatos sociais. Ademais, propõe uma reflexão sobre autoria docente na formação permanente de professores(as), através da pesquisa colaborativa desenvolvida na interlocução entre universidade e escola. Nesse sentido, esta pesquisa tem como foco a reflexão sobre a formação permanente, a articulação das seguintes concepções: autoria docente; saberes experienciais; dialogicidade; conhecimento-emancipação. Fundamentado nessa compreensão, concebemos o professor como sujeito capaz de descrever, interpretar e construir o mundo social, reconhecendo a sua capacidade reflexiva e interpretativa, inerente a todo autor/ator social.
id RCAP_bbf3aaa5bc02645f893e8738d72c6d31
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formaçãoThe production of multi-hypermedia digital educational objects: teaching authorship exercise in trainingAutoria docenteObjetos educacionais multi-hipermidiáticosFormação permanenteAuthoral teachingEducational objectsMulti-hypermediaPermanent trainingODS::04:Educação de QualidadeEste estudo em andamento visa ao aprofundamento dos conhecimentos acerca da autoria docente para a realização da atividade educativa, bem como a discussão sobre as possibilidades de uma arquitetura colaborativa de práticas pedagógicas autorais na construção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos. Tem como objetivo mais amplo, compreender como os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, mobilizam saberes para a produção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos, como exercício de autoria, no contexto da cultura digital. Discute, portanto, a autoria docente a partir dos fundamentos teóricos da linguagem como campo polissêmico, considerando a diversidade de linguagens que se constroem no contexto da cultura digital. Como aporte epistemológico, optou-se pela etnometodologia, cuja abordagem está voltada para o estudo das atividades práticas cotidianas, que os sujeitos utilizam para criar sentidos e produzir os fatos sociais. Ademais, propõe uma reflexão sobre autoria docente na formação permanente de professores(as), através da pesquisa colaborativa desenvolvida na interlocução entre universidade e escola. Nesse sentido, esta pesquisa tem como foco a reflexão sobre a formação permanente, a articulação das seguintes concepções: autoria docente; saberes experienciais; dialogicidade; conhecimento-emancipação. Fundamentado nessa compreensão, concebemos o professor como sujeito capaz de descrever, interpretar e construir o mundo social, reconhecendo a sua capacidade reflexiva e interpretativa, inerente a todo autor/ator social.This ongoing study aims at diving into knowledge about teaching authorship for accomplishment of educational activities, as discussion about the possibilities of a collaborative architecture of authorial pedagogical practices in the construction of multi-hypermedia educational objects. Its wider objective is to understand how High School teachers in the area of Language, Codes and Its technologies mobilize knowledge for the production of multi-hypermedia educational objects, as an exercise of authorship, in the context of digital culture. It discusses, however, teaching authorship from theoretical foundations of language as a polysemic field, considering the diversity of languages that are built in the context of digital culture. As an epistemological base, ethnomethodology was chosen, whose approach is focused on studing the everyday practical activities in which subjects use to create meanings and produce social facts. Furthermore, it proposes a reflection on teacher authorship in the ongoing training of teachers, through collaborative research developed in the dialogue between university and school. Following the sense, this research focuses on the reflection of permanent training the articulation of the next concepts: teacher authorship; experiential knowledge; dialogicity; knowledge-emancipation. On this understanding we conceive the teacher as a subject capable of describing interpreting and building the social world, recognizing the reflective and interpretive capacity, inherent to every author/social actor.Repositório AbertoSantana, NeidsonSilva, ObdáilaMoreira, J. António2024-01-03T11:15:46Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15337por1415-8973https://doi.org/10.13102/cl.v23i3.91092594-9675info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T01:46:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:38.715909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
The production of multi-hypermedia digital educational objects: teaching authorship exercise in training
title A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
spellingShingle A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
Santana, Neidson
Autoria docente
Objetos educacionais multi-hipermidiáticos
Formação permanente
Authoral teaching
Educational objects
Multi-hypermedia
Permanent training
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
title_full A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
title_fullStr A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
title_full_unstemmed A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
title_sort A produção de objetos educacionais digitais multi-hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
author Santana, Neidson
author_facet Santana, Neidson
Silva, Obdáila
Moreira, J. António
author_role author
author2 Silva, Obdáila
Moreira, J. António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Neidson
Silva, Obdáila
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria docente
Objetos educacionais multi-hipermidiáticos
Formação permanente
Authoral teaching
Educational objects
Multi-hypermedia
Permanent training
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Autoria docente
Objetos educacionais multi-hipermidiáticos
Formação permanente
Authoral teaching
Educational objects
Multi-hypermedia
Permanent training
ODS::04:Educação de Qualidade
description Este estudo em andamento visa ao aprofundamento dos conhecimentos acerca da autoria docente para a realização da atividade educativa, bem como a discussão sobre as possibilidades de uma arquitetura colaborativa de práticas pedagógicas autorais na construção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos. Tem como objetivo mais amplo, compreender como os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, mobilizam saberes para a produção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos, como exercício de autoria, no contexto da cultura digital. Discute, portanto, a autoria docente a partir dos fundamentos teóricos da linguagem como campo polissêmico, considerando a diversidade de linguagens que se constroem no contexto da cultura digital. Como aporte epistemológico, optou-se pela etnometodologia, cuja abordagem está voltada para o estudo das atividades práticas cotidianas, que os sujeitos utilizam para criar sentidos e produzir os fatos sociais. Ademais, propõe uma reflexão sobre autoria docente na formação permanente de professores(as), através da pesquisa colaborativa desenvolvida na interlocução entre universidade e escola. Nesse sentido, esta pesquisa tem como foco a reflexão sobre a formação permanente, a articulação das seguintes concepções: autoria docente; saberes experienciais; dialogicidade; conhecimento-emancipação. Fundamentado nessa compreensão, concebemos o professor como sujeito capaz de descrever, interpretar e construir o mundo social, reconhecendo a sua capacidade reflexiva e interpretativa, inerente a todo autor/ator social.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2024-01-03T11:15:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15337
url http://hdl.handle.net/10400.2/15337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1415-8973
https://doi.org/10.13102/cl.v23i3.9109
2594-9675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136788724318208