A produção de Objetos Educacionais Digitais Multi-Hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas de Saantana , Neidson Dionísio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Obdália Santana Ferraz, Moreira, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9109
Resumo: Resumo: Este estudo em andamento visa ao aprofundamento dos conhecimentos acerca da autoria docente para a realização da atividade educativa, bem como a discussão sobre as possibilidades de uma arquitetura colaborativa de práticas pedagógicas autorais na construção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos. Tem como objetivo mais amplo, compreender como os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, mobilizam saberes para a produção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos, como exercício de autoria, no contexto da cultura digital. Discute, portanto, a autoria docente a partir dos fundamentos teóricos da linguagem como campo polissêmico, considerando a diversidade de linguagens que se constroem no contexto da cultura digital. Como aporte epistemológico, optou-se pela etnometodologia, cuja abordagem está voltada para o estudo das atividades práticas cotidianas, que os sujeitos utilizam para criar sentidos e produzir os fatos sociais. Ademais, propõe uma reflexão sobre autoria docente na formação permanente de professores(as), através da pesquisa colaborativa desenvolvida na interlocução entre universidade e escola. Nesse sentido, esta pesquisa tem como foco a reflexão sobre a formação permanente, a articulação das seguintes concepções: autoria docente; saberes experienciais; dialogicidade; conhecimento-emancipação. Fundamentado nessa compreensão, concebemos o professor como sujeito capaz de descrever, interpretar e construir o mundo social, reconhecendo a sua capacidade reflexiva e interpretativa, inerente a todo autor/ator social. 
id UEFS-1_b25e51d8d366bafaea084a5f78bbd280
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/9109
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling A produção de Objetos Educacionais Digitais Multi-Hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação Autoria DocenteObjetos Educacionais Multi-hipermidiáticosFormação PermanenteResumo: Este estudo em andamento visa ao aprofundamento dos conhecimentos acerca da autoria docente para a realização da atividade educativa, bem como a discussão sobre as possibilidades de uma arquitetura colaborativa de práticas pedagógicas autorais na construção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos. Tem como objetivo mais amplo, compreender como os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, mobilizam saberes para a produção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos, como exercício de autoria, no contexto da cultura digital. Discute, portanto, a autoria docente a partir dos fundamentos teóricos da linguagem como campo polissêmico, considerando a diversidade de linguagens que se constroem no contexto da cultura digital. Como aporte epistemológico, optou-se pela etnometodologia, cuja abordagem está voltada para o estudo das atividades práticas cotidianas, que os sujeitos utilizam para criar sentidos e produzir os fatos sociais. Ademais, propõe uma reflexão sobre autoria docente na formação permanente de professores(as), através da pesquisa colaborativa desenvolvida na interlocução entre universidade e escola. Nesse sentido, esta pesquisa tem como foco a reflexão sobre a formação permanente, a articulação das seguintes concepções: autoria docente; saberes experienciais; dialogicidade; conhecimento-emancipação. Fundamentado nessa compreensão, concebemos o professor como sujeito capaz de descrever, interpretar e construir o mundo social, reconhecendo a sua capacidade reflexiva e interpretativa, inerente a todo autor/ator social. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2023-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/910910.13102/cl.v23i3.9109A Cor das Letras; v. 23 n. 3 (2022): Ensino de Língua e Literatura; 343-3562594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9109/7702Copyright (c) 2022 A Cor das Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas de Saantana , Neidson Dionísio Silva, Obdália Santana Ferraz Moreira, José António 2023-01-11T18:27:07Zoai:ojs3.uefs.br:article/9109Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2023-01-11T18:27:07A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de Objetos Educacionais Digitais Multi-Hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
title A produção de Objetos Educacionais Digitais Multi-Hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
spellingShingle A produção de Objetos Educacionais Digitais Multi-Hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
Freitas de Saantana , Neidson Dionísio
Autoria Docente
Objetos Educacionais Multi-hipermidiáticos
Formação Permanente
title_short A produção de Objetos Educacionais Digitais Multi-Hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
title_full A produção de Objetos Educacionais Digitais Multi-Hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
title_fullStr A produção de Objetos Educacionais Digitais Multi-Hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
title_full_unstemmed A produção de Objetos Educacionais Digitais Multi-Hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
title_sort A produção de Objetos Educacionais Digitais Multi-Hipermidiáticos: exercício de autoria docente na formação
author Freitas de Saantana , Neidson Dionísio
author_facet Freitas de Saantana , Neidson Dionísio
Silva, Obdália Santana Ferraz
Moreira, José António
author_role author
author2 Silva, Obdália Santana Ferraz
Moreira, José António
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas de Saantana , Neidson Dionísio
Silva, Obdália Santana Ferraz
Moreira, José António
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria Docente
Objetos Educacionais Multi-hipermidiáticos
Formação Permanente
topic Autoria Docente
Objetos Educacionais Multi-hipermidiáticos
Formação Permanente
description Resumo: Este estudo em andamento visa ao aprofundamento dos conhecimentos acerca da autoria docente para a realização da atividade educativa, bem como a discussão sobre as possibilidades de uma arquitetura colaborativa de práticas pedagógicas autorais na construção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos. Tem como objetivo mais amplo, compreender como os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, mobilizam saberes para a produção de objetos educacionais multi-hipermidiáticos, como exercício de autoria, no contexto da cultura digital. Discute, portanto, a autoria docente a partir dos fundamentos teóricos da linguagem como campo polissêmico, considerando a diversidade de linguagens que se constroem no contexto da cultura digital. Como aporte epistemológico, optou-se pela etnometodologia, cuja abordagem está voltada para o estudo das atividades práticas cotidianas, que os sujeitos utilizam para criar sentidos e produzir os fatos sociais. Ademais, propõe uma reflexão sobre autoria docente na formação permanente de professores(as), através da pesquisa colaborativa desenvolvida na interlocução entre universidade e escola. Nesse sentido, esta pesquisa tem como foco a reflexão sobre a formação permanente, a articulação das seguintes concepções: autoria docente; saberes experienciais; dialogicidade; conhecimento-emancipação. Fundamentado nessa compreensão, concebemos o professor como sujeito capaz de descrever, interpretar e construir o mundo social, reconhecendo a sua capacidade reflexiva e interpretativa, inerente a todo autor/ator social. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9109
10.13102/cl.v23i3.9109
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9109
identifier_str_mv 10.13102/cl.v23i3.9109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9109/7702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 A Cor das Letras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 A Cor das Letras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 23 n. 3 (2022): Ensino de Língua e Literatura; 343-356
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321159232552960