O texto literário para a infância: uma perspetivação do mundo e um modo de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cláudia Joana de Freitas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6666
Resumo: A literatura para a infância é uma área importante para a criação do imaginário e da personalidade da criança e do jovem. Por um lado, a literatura visa perpetuar e transmitir a consciência e a memória coletiva de uma determinada sociedade, por outro lado, os textos - tanto do género narrativo como lírico- possibilitam à criança que esta liberte a imaginação e que sonhe. É evidente que estes dois são importantes para o crescimento da criança e do jovem. Ouvir, ler e contar histórias são constituintes tão próprios da infância como aprender a falar. Destas e de outras questões relativas à fundamentação teórica e ao relevo do texto literário para a infância ocupámo-nos no 1º Capítulo deste trabalho. A Literatura Infanto-Juvenil (designadamente, um corpus de poesia lírica e de textos narrativos, escolhidos entre um leque alargado por nós lecionado em ambiente de estágio) foi objeto de análise científica no 2º Capítulo deste relatório dissertativo, sendo que, para o conto, optámos por um modelo de análise semiótica, sem excluir a abordagem das categorias da narrativa e, para o texto poético, optou-se por fazer uma análise estrutural. Os textos literários supra referidos foram alvo de abordagem em campo, tendo sido levados quer ao Jardim de Infância, quer à sala de aula do 1º Ciclo, com taxas de receção e sucesso elevado por parte das crianças e dos alunos. Desta perspetiva didática damos conta no 3º Capítulo deste relatório dissertativo. Deste modo, o relatório dissertativo que aqui se apresenta encontra-se dividido em três capítulos: O Texto Literário para a Infância: conceito e considerações; Análise Textual: do texto narrativo ao texto lírico e, por último, Aplicação Prática em Sala de Atividades e de Aula.
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