A educação na infância através da leitura e da escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7300 |
Resumo: | O presente relatório dissertativo intitulado A Educação na Infância através da Leitura e da Escrita persegue dois intuitos. Pretende mostrar a importância da Literatura Infanto-Juvenil para educação da criança. Aqui pretende-se mostrar que os leitores assíduos possuem um vocabulário mais vasto, mais capacidade de leitura e de escrita. Por outro lado, pretende-se mostrar que, para além da aquisição de conhecimentos, a leitura torna a criança mais imaginativa, mais sociável e preparada para uma vida em comunidade. É incontestável a importância de ler e ouvir ler para o crescimento da criança. Ouvir, contar, ler histórias são elementos cruciais para a cognição e educação para os valores na infância. Destas e de outras questões relativas à fundamentação teórica, ocupámo-nos no Capítulo I deste trabalho. No Capítulo II deste relatório, temos como objeto de análise científica um corpus de poesia e textos narrativos, escolhidos de entre todos os textos trabalhados no decorrer dos estágios. Para a análise científica dos textos poéticos, optámos por uma análise estrutural. Para os textos narrativos, seguimos o modelo semiótico-comunicacional, tendo também em conta as categorias da narrativa. Os textos literários acima referidos foram alvo de abordagem na prática no Capítulo III deste relatório dissertativo, tendo sido levados ao Jardim de Infância para a Educação Pré-Escolar e à sala de aula no 1º Ciclo do Ensino Básico, com taxas de receção e de sucesso bastante elevadas. |
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A educação na infância através da leitura e da escritaLiteratura infantilLiteratura juvenilLeituraEscritaAprendizagemInterdisciplinaridadeO presente relatório dissertativo intitulado A Educação na Infância através da Leitura e da Escrita persegue dois intuitos. Pretende mostrar a importância da Literatura Infanto-Juvenil para educação da criança. Aqui pretende-se mostrar que os leitores assíduos possuem um vocabulário mais vasto, mais capacidade de leitura e de escrita. Por outro lado, pretende-se mostrar que, para além da aquisição de conhecimentos, a leitura torna a criança mais imaginativa, mais sociável e preparada para uma vida em comunidade. É incontestável a importância de ler e ouvir ler para o crescimento da criança. Ouvir, contar, ler histórias são elementos cruciais para a cognição e educação para os valores na infância. Destas e de outras questões relativas à fundamentação teórica, ocupámo-nos no Capítulo I deste trabalho. No Capítulo II deste relatório, temos como objeto de análise científica um corpus de poesia e textos narrativos, escolhidos de entre todos os textos trabalhados no decorrer dos estágios. Para a análise científica dos textos poéticos, optámos por uma análise estrutural. Para os textos narrativos, seguimos o modelo semiótico-comunicacional, tendo também em conta as categorias da narrativa. Os textos literários acima referidos foram alvo de abordagem na prática no Capítulo III deste relatório dissertativo, tendo sido levados ao Jardim de Infância para a Educação Pré-Escolar e à sala de aula no 1º Ciclo do Ensino Básico, com taxas de receção e de sucesso bastante elevadas.This present dissertative report with the title A Educação na Infância através da Leitura e da Escrita (The Education in Childhood by Reading and Writing) pursues two intentions. Pretend to show the importance of Children-Youth Literature, for children education. Here is intended to show that the regular readers have a larg vocabulary, more capacity to the reading and writing. By the other hand is intended to show that in addiction to the acquisition knowledge, the reading makes the child more imaginative, more sociable and ready for a community life. It is undeniable the importance of reading and listening reading in child growth. Listen, count, read stories are elements so crucial for cognition and education for the children’s values. The Chapter I of this work it is occupaded with this and other questions relative to the theoretical foundation. In Chapter II of this report we have as object the scientific analysis a poetry corpus and narrative texts, chosen between all of the texts worked during stage. For the scientific analysis of the poetical texts, we opted for a structural analysis. For the narrative texts, we follow the model of semiotic communication, also taking into account the narrative categories. The literary texts mentioned above were approach targets in practice in the Chapter III of this dissertative report, have been taken to the Kindergarten for the Preschool and to the classroom of the 1º Cycle of Basic Education, with high reception rates and success.2017-02-15T15:04:34Z2017-02-15T00:00:00Z2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7300TID:201980266porMendes, Tatiana Marisa Ferreira da Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:42.360941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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