A educação na infância através da leitura e da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Tatiana Marisa Ferreira da Mota
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7300
Resumo: O presente relatório dissertativo intitulado A Educação na Infância através da Leitura e da Escrita persegue dois intuitos. Pretende mostrar a importância da Literatura Infanto-Juvenil para educação da criança. Aqui pretende-se mostrar que os leitores assíduos possuem um vocabulário mais vasto, mais capacidade de leitura e de escrita. Por outro lado, pretende-se mostrar que, para além da aquisição de conhecimentos, a leitura torna a criança mais imaginativa, mais sociável e preparada para uma vida em comunidade. É incontestável a importância de ler e ouvir ler para o crescimento da criança. Ouvir, contar, ler histórias são elementos cruciais para a cognição e educação para os valores na infância. Destas e de outras questões relativas à fundamentação teórica, ocupámo-nos no Capítulo I deste trabalho. No Capítulo II deste relatório, temos como objeto de análise científica um corpus de poesia e textos narrativos, escolhidos de entre todos os textos trabalhados no decorrer dos estágios. Para a análise científica dos textos poéticos, optámos por uma análise estrutural. Para os textos narrativos, seguimos o modelo semiótico-comunicacional, tendo também em conta as categorias da narrativa. Os textos literários acima referidos foram alvo de abordagem na prática no Capítulo III deste relatório dissertativo, tendo sido levados ao Jardim de Infância para a Educação Pré-Escolar e à sala de aula no 1º Ciclo do Ensino Básico, com taxas de receção e de sucesso bastante elevadas.
id RCAP_834dbed231f5f95a8019bac8d0e9ae1e
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7300
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação na infância através da leitura e da escritaLiteratura infantilLiteratura juvenilLeituraEscritaAprendizagemInterdisciplinaridadeO presente relatório dissertativo intitulado A Educação na Infância através da Leitura e da Escrita persegue dois intuitos. Pretende mostrar a importância da Literatura Infanto-Juvenil para educação da criança. Aqui pretende-se mostrar que os leitores assíduos possuem um vocabulário mais vasto, mais capacidade de leitura e de escrita. Por outro lado, pretende-se mostrar que, para além da aquisição de conhecimentos, a leitura torna a criança mais imaginativa, mais sociável e preparada para uma vida em comunidade. É incontestável a importância de ler e ouvir ler para o crescimento da criança. Ouvir, contar, ler histórias são elementos cruciais para a cognição e educação para os valores na infância. Destas e de outras questões relativas à fundamentação teórica, ocupámo-nos no Capítulo I deste trabalho. No Capítulo II deste relatório, temos como objeto de análise científica um corpus de poesia e textos narrativos, escolhidos de entre todos os textos trabalhados no decorrer dos estágios. Para a análise científica dos textos poéticos, optámos por uma análise estrutural. Para os textos narrativos, seguimos o modelo semiótico-comunicacional, tendo também em conta as categorias da narrativa. Os textos literários acima referidos foram alvo de abordagem na prática no Capítulo III deste relatório dissertativo, tendo sido levados ao Jardim de Infância para a Educação Pré-Escolar e à sala de aula no 1º Ciclo do Ensino Básico, com taxas de receção e de sucesso bastante elevadas.This present dissertative report with the title A Educação na Infância através da Leitura e da Escrita (The Education in Childhood by Reading and Writing) pursues two intentions. Pretend to show the importance of Children-Youth Literature, for children education. Here is intended to show that the regular readers have a larg vocabulary, more capacity to the reading and writing. By the other hand is intended to show that in addiction to the acquisition knowledge, the reading makes the child more imaginative, more sociable and ready for a community life. It is undeniable the importance of reading and listening reading in child growth. Listen, count, read stories are elements so crucial for cognition and education for the children’s values. The Chapter I of this work it is occupaded with this and other questions relative to the theoretical foundation. In Chapter II of this report we have as object the scientific analysis a poetry corpus and narrative texts, chosen between all of the texts worked during stage. For the scientific analysis of the poetical texts, we opted for a structural analysis. For the narrative texts, we follow the model of semiotic communication, also taking into account the narrative categories. The literary texts mentioned above were approach targets in practice in the Chapter III of this dissertative report, have been taken to the Kindergarten for the Preschool and to the classroom of the 1º Cycle of Basic Education, with high reception rates and success.2017-02-15T15:04:34Z2017-02-15T00:00:00Z2017-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7300TID:201980266porMendes, Tatiana Marisa Ferreira da Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:42.360941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação na infância através da leitura e da escrita
title A educação na infância através da leitura e da escrita
spellingShingle A educação na infância através da leitura e da escrita
Mendes, Tatiana Marisa Ferreira da Mota
Literatura infantil
Literatura juvenil
Leitura
Escrita
Aprendizagem
Interdisciplinaridade
title_short A educação na infância através da leitura e da escrita
title_full A educação na infância através da leitura e da escrita
title_fullStr A educação na infância através da leitura e da escrita
title_full_unstemmed A educação na infância através da leitura e da escrita
title_sort A educação na infância através da leitura e da escrita
author Mendes, Tatiana Marisa Ferreira da Mota
author_facet Mendes, Tatiana Marisa Ferreira da Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Tatiana Marisa Ferreira da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Literatura juvenil
Leitura
Escrita
Aprendizagem
Interdisciplinaridade
topic Literatura infantil
Literatura juvenil
Leitura
Escrita
Aprendizagem
Interdisciplinaridade
description O presente relatório dissertativo intitulado A Educação na Infância através da Leitura e da Escrita persegue dois intuitos. Pretende mostrar a importância da Literatura Infanto-Juvenil para educação da criança. Aqui pretende-se mostrar que os leitores assíduos possuem um vocabulário mais vasto, mais capacidade de leitura e de escrita. Por outro lado, pretende-se mostrar que, para além da aquisição de conhecimentos, a leitura torna a criança mais imaginativa, mais sociável e preparada para uma vida em comunidade. É incontestável a importância de ler e ouvir ler para o crescimento da criança. Ouvir, contar, ler histórias são elementos cruciais para a cognição e educação para os valores na infância. Destas e de outras questões relativas à fundamentação teórica, ocupámo-nos no Capítulo I deste trabalho. No Capítulo II deste relatório, temos como objeto de análise científica um corpus de poesia e textos narrativos, escolhidos de entre todos os textos trabalhados no decorrer dos estágios. Para a análise científica dos textos poéticos, optámos por uma análise estrutural. Para os textos narrativos, seguimos o modelo semiótico-comunicacional, tendo também em conta as categorias da narrativa. Os textos literários acima referidos foram alvo de abordagem na prática no Capítulo III deste relatório dissertativo, tendo sido levados ao Jardim de Infância para a Educação Pré-Escolar e à sala de aula no 1º Ciclo do Ensino Básico, com taxas de receção e de sucesso bastante elevadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15T15:04:34Z
2017-02-15T00:00:00Z
2017-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7300
TID:201980266
url http://hdl.handle.net/10348/7300
identifier_str_mv TID:201980266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137122334015488