Competências do enfermeiro para o exercício profissional em laboratório de hemodinâmica: Estágio e Relatório Final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Sofia Neves da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11091
Resumo: Enquadramento: O exercício profissional em Cardiologia de Intervenção requer a mobilização de um vasto leque de competências técnicas, científicas e humanas, sendo um constante desafio para os enfermeiros. Em Portugal não existe consenso nem definição das competências e intervenções de enfermagem no âmbito da Cardiologia de Intervenção e são escassos os estudos sobre os enfermeiros que trabalham em Laboratório de Hemodinâmica. Por este motivo propusemo-nos a investigar esta temática no âmbito do estágio final do Curso de Mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica que teve lugar no Laboratório de Hemodinâmica de um Centro Hospitalar Universitário do norte de Portugal. Objetivos: O estágio teve por finalidade a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e especificas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica. Por sua vez, a investigação teve por objetivo identificar as competências dos enfermeiros que trabalham em Laboratório de Hemodinâmica e as competências que os enfermeiros consideram necessárias à sua prática com o intuito de construir um guia de competências e contribuir para uma uniformização das práticas, melhoria da qualidade de cuidados prestados e segurança nos procedimentos. Métodos: A construção do relatório de estágio assentou numa metodologia descritiva e reflexiva sobre as intervenções e cuidados prestados que permitiram a aquisição das competências de especialista. O estudo de investigação foi transversal e descritivocorrelacional, numa abordagem quantitativa. Como instrumento de recolha de dados foi aplicado um questionário no formato GoogleForms™. A amostra foi não probabilística por conveniência, tendo sido constituída por 46 enfermeiros de nove Laboratórios de Hemodinâmica do país. Para tratamento de dados recorreu-se ao programa Statistical Package for the Social Sciences no qual se procedeu a estatística descritiva e estatística inferencial com testes não paramétricos para verificação de hipóteses. Resultados: A análise das competências individuais permitiu identificar que as principais diferenças residem nas de índole técnica e que os enfermeiros que têm por função instrumentar possuem maior número de competências. Relativamente às competências assinaladas como necessárias verificou-se concordância com as descritas no modelo curricular da EAPCI. Os dados revelaram que a maioria dos enfermeiros não teve qualquer formação para integrar o Laboratório de Hemodinâmica e que, nas suas opiniões, a formação atual direcionada a enfermeiros sobre Cardiologia de Intervenção é insuficiente. Conclusão: É necessário dar continuidade ao estudo ou desenvolver novas investigações sobre o tema para delinear um percurso profissional para os enfermeiro de Laboratório de Hemodinâmica. A definição de competências para integrar estas equipas garante a segurança e a qualidade dos cuidados. Os objetivos propostos para o estágio foram alcançados, com reconhecimento dos enfermeiros supervisores clínicos e da equipa multidisciplinar do Laboratório de Hemodinâmica.
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Objetivos: O estágio teve por finalidade a aquisição e desenvolvimento de competências comuns e especificas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica. Por sua vez, a investigação teve por objetivo identificar as competências dos enfermeiros que trabalham em Laboratório de Hemodinâmica e as competências que os enfermeiros consideram necessárias à sua prática com o intuito de construir um guia de competências e contribuir para uma uniformização das práticas, melhoria da qualidade de cuidados prestados e segurança nos procedimentos. Métodos: A construção do relatório de estágio assentou numa metodologia descritiva e reflexiva sobre as intervenções e cuidados prestados que permitiram a aquisição das competências de especialista. O estudo de investigação foi transversal e descritivocorrelacional, numa abordagem quantitativa. Como instrumento de recolha de dados foi aplicado um questionário no formato GoogleForms™. A amostra foi não probabilística por conveniência, tendo sido constituída por 46 enfermeiros de nove Laboratórios de Hemodinâmica do país. Para tratamento de dados recorreu-se ao programa Statistical Package for the Social Sciences no qual se procedeu a estatística descritiva e estatística inferencial com testes não paramétricos para verificação de hipóteses. Resultados: A análise das competências individuais permitiu identificar que as principais diferenças residem nas de índole técnica e que os enfermeiros que têm por função instrumentar possuem maior número de competências. Relativamente às competências assinaladas como necessárias verificou-se concordância com as descritas no modelo curricular da EAPCI. Os dados revelaram que a maioria dos enfermeiros não teve qualquer formação para integrar o Laboratório de Hemodinâmica e que, nas suas opiniões, a formação atual direcionada a enfermeiros sobre Cardiologia de Intervenção é insuficiente. Conclusão: É necessário dar continuidade ao estudo ou desenvolver novas investigações sobre o tema para delinear um percurso profissional para os enfermeiro de Laboratório de Hemodinâmica. A definição de competências para integrar estas equipas garante a segurança e a qualidade dos cuidados. Os objetivos propostos para o estágio foram alcançados, com reconhecimento dos enfermeiros supervisores clínicos e da equipa multidisciplinar do Laboratório de Hemodinâmica.Background: The professional practice in Interventional Cardiology requires the mobilization of a wide range of technical, scientific and human skills, being a constant challenge for nurses. In Portugal, within the scope of Interventional Cardiology, there is no consensus or definition of nursing competencies and interventions and there are few studies regarding nurses working in the Cardiac Catheterization Laboratory. For this reason, we proposed to investigate this theme within the Master's Course in Nursing for the Person in Critical Situation final internship, which took place at the Cardiac Catheterization Laboratory of an University Hospital in northern Portugal. Objectives: The internship goal was the acquisition and development of Specialist Nurse in Nursing for Persons in Critical Situation both common and specific skills. In turn, the research aimed to identify the nurses’ (working in Cardiac Catheterization Laboratory) skills and the ones that are considered necessary for their practice to create a skills guide and contribute to a standardization of practices, improving care’s quality as well as procedures safety. Methodology: The internship report was built on a descriptive and reflective methodology about the interventions and provided care that allowed the acquisition of specialist skills. Research study was cross-sectional and descriptive-correlational, using a quantitative approach. A form in GoogleForms™ was used as a data colletion tool. The sample was non-probabilistic, for convenience, consisting of 46 nurses from nine Cardiac Catheterization Laboratory in the country. Statistical Package for Social Sciences program was used for data treatment, with descriptive statistics and, to verify hypotheses, inferential statistics with non-parametric tests were carried out. Results: Individual competencies analysis allowed us to identify that the main differences lie in those of a technical nature and that nurses who instrument have a greater number of competences. Regarding competencies marked as necessary, there was a match with those described in the EAPCI curriculum model. The data revealed that most nurses did not have any specific training to be part of the Cardiac Catheterization Laboratory and, in their opinion, the current training focused on nurses in Intervention Cardiology is insufficient. Conclusions: It is necessary to continue the study/research or develop further investigations on the subject in order to outline a professional path for nurses in the Cardiac Catheterization Laboratory. Competence definition to integrate these teams guarantees care safety and quality. The internship proposed objectives were achieved, with recognition from clinical supervisor nurses and Cardiac Catheterization Laboratory multidisciplinary team.2022-03-18T11:55:50Z2021-11-30T00:00:00Z2021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11091TID:202916227porSilva, Andreia Sofia Neves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:15.805230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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