Relatório de Estágio no Projeto Quero Ser Mais E8G - CooLabora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Carolina José Freitas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13926
Resumo: Comunicar e estabelecer relações interpessoais são vitais à condição humana. Desde os primeiros segundos de vida, e durante todo o processo de socialização e vivência, o ser humano necessita de comunicar com os seus pares para expor e realizar as suas necessidades. Assim, a comunicação, verbal ou não verbal, tem um papel fundamental no desenvolvimento das relações sociais. Para que essa interação ocorra da melhor maneira, é fundamental que os indivíduos optem por uma comunicação assertiva e evitem expressar as suas ideias sem agressividade, irritação, sem manipulação, chantagens. Este relatório resultou de um estágio realizado na CooLabora, mais especificamente, no Projeto Quero Ser Mais E8G, que foca o seu trabalho junto de jovens e crianças de ambientes vulneráveis a níveis económicos e/ou sociais. A presente investigação tem como principal objetivo identificar o estilo de comunicação predominante desses mesmos jovens. De modo a completar esse objetivo, recorreu-se a uma investigação mista: quantitativa e qualitativa. Aplicaram-se questionários ao núcleo de elementos que frequentam o Projeto com bastante assiduidade sobre: comunicação verbal e não verbal, estilos de comunicação e interação em grupo; e foram elaboradas entrevistas à coordenadora e a duas técnicas, mestres em psicologia. Os resultados da investigação quantitativa demonstraram que o grupo juvenil apresenta comportamentos dentro dos vários estilos de comunicação: passivo, manipulador, agressivo e assertivo. Contudo, os resultados obtidos por investigação qualitativa mostraram que o estilo predominante é o agressivo; um dos indicadores, colocados por uma das técnicas é a dificuldade em ouvir os outros. Todavia, é de destacar que a 8ª Geração do Projeto Quero Ser Mais apresentou melhorias nas suas competências comunicativas.
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