Relatório de Estágio no Projeto Quero Ser Mais E8G - CooLabora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13926 |
Resumo: | Comunicar e estabelecer relações interpessoais são vitais à condição humana. Desde os primeiros segundos de vida, e durante todo o processo de socialização e vivência, o ser humano necessita de comunicar com os seus pares para expor e realizar as suas necessidades. Assim, a comunicação, verbal ou não verbal, tem um papel fundamental no desenvolvimento das relações sociais. Para que essa interação ocorra da melhor maneira, é fundamental que os indivíduos optem por uma comunicação assertiva e evitem expressar as suas ideias sem agressividade, irritação, sem manipulação, chantagens. Este relatório resultou de um estágio realizado na CooLabora, mais especificamente, no Projeto Quero Ser Mais E8G, que foca o seu trabalho junto de jovens e crianças de ambientes vulneráveis a níveis económicos e/ou sociais. A presente investigação tem como principal objetivo identificar o estilo de comunicação predominante desses mesmos jovens. De modo a completar esse objetivo, recorreu-se a uma investigação mista: quantitativa e qualitativa. Aplicaram-se questionários ao núcleo de elementos que frequentam o Projeto com bastante assiduidade sobre: comunicação verbal e não verbal, estilos de comunicação e interação em grupo; e foram elaboradas entrevistas à coordenadora e a duas técnicas, mestres em psicologia. Os resultados da investigação quantitativa demonstraram que o grupo juvenil apresenta comportamentos dentro dos vários estilos de comunicação: passivo, manipulador, agressivo e assertivo. Contudo, os resultados obtidos por investigação qualitativa mostraram que o estilo predominante é o agressivo; um dos indicadores, colocados por uma das técnicas é a dificuldade em ouvir os outros. Todavia, é de destacar que a 8ª Geração do Projeto Quero Ser Mais apresentou melhorias nas suas competências comunicativas. |
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Relatório de Estágio no Projeto Quero Ser Mais E8G - CooLaboraAssertividadeComunicação InterpessoalComunicação Não VerbalComunicação VerbalInterações SociaisDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações PúblicasComunicar e estabelecer relações interpessoais são vitais à condição humana. Desde os primeiros segundos de vida, e durante todo o processo de socialização e vivência, o ser humano necessita de comunicar com os seus pares para expor e realizar as suas necessidades. Assim, a comunicação, verbal ou não verbal, tem um papel fundamental no desenvolvimento das relações sociais. Para que essa interação ocorra da melhor maneira, é fundamental que os indivíduos optem por uma comunicação assertiva e evitem expressar as suas ideias sem agressividade, irritação, sem manipulação, chantagens. Este relatório resultou de um estágio realizado na CooLabora, mais especificamente, no Projeto Quero Ser Mais E8G, que foca o seu trabalho junto de jovens e crianças de ambientes vulneráveis a níveis económicos e/ou sociais. A presente investigação tem como principal objetivo identificar o estilo de comunicação predominante desses mesmos jovens. De modo a completar esse objetivo, recorreu-se a uma investigação mista: quantitativa e qualitativa. Aplicaram-se questionários ao núcleo de elementos que frequentam o Projeto com bastante assiduidade sobre: comunicação verbal e não verbal, estilos de comunicação e interação em grupo; e foram elaboradas entrevistas à coordenadora e a duas técnicas, mestres em psicologia. Os resultados da investigação quantitativa demonstraram que o grupo juvenil apresenta comportamentos dentro dos vários estilos de comunicação: passivo, manipulador, agressivo e assertivo. Contudo, os resultados obtidos por investigação qualitativa mostraram que o estilo predominante é o agressivo; um dos indicadores, colocados por uma das técnicas é a dificuldade em ouvir os outros. Todavia, é de destacar que a 8ª Geração do Projeto Quero Ser Mais apresentou melhorias nas suas competências comunicativas.Communicate and establishing interpersonal relationships are vital to the human condition. From the first seconds of life, and throughout the process of socialization and living, human beings need to communicate with their peers to expose and realize their needs. Thus, communication, verbal or non-verbal, plays a fundamental role in the development of social relationships. For this interaction to occur in the best way, it is fundamental that individuals choose assertive communication and express their ideas without aggressiveness, irritation, manipulation, or blackmail. This report resulted from an internship at CooLabora, more specifically, at the Quero Ser Mais E8G Project, which focuses its work with youth and children from economically and/or socially vulnerable environments. The main objective of the present research is to identify the predominant communication style of these same young people. In order to complete this objective, mixed research was used: quantitative and qualitative. Questionnaires were given to the nucleus of elements that attend the Project with enough assiduity, about: verbal and non-verbal communication, communication styles and group interaction. And, interviews were conducted with the project coordinator and two technicians, masters in psychology. The results of the quantitative research showed that the youth group presents behaviors within the various communication styles: passive, manipulative, aggressive and assertive. However, the results obtained by qualitative research showed that the predominant style is the aggressive one; one of the indicators placed by one of the technicians, is the difficulty in listening to others. However, it is noteworthy that the 8th Generation of the Quero Ser Mais Project showed improvements in their communicative skills.Santos, Ana Leonor Serra Morais dosuBibliorumPereira, Carolina José Freitas2024-01-11T10:12:05Z2023-07-112023-06-122023-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13926TID:203454278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:47:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:02.484454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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