A comunicação não-verbal: o estudo de caso da linguagem corporal como forma estratégica dentro de uma organização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolf, Marcele
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88874
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar o modo como a comunicação não-verbal ocorre em uma empresa e analisar como o conhecimento sobre a linguagem corporal pode auxiliar as atividades desenvolvidas pelo profissional de Relações Públicas. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo de caso foram: pesquisa participante, análise da movimentação corporal dos funcionários na reunião de equipe e entrevista com o profissional de Relações Públicas, responsável pelo setor de comunicação. O referencial teórico adotado foi Baitello (1998), Rector e Trinta (1995), Pierre Weil e Roland Tompakow (2007) e Desmond Morris (2005). Após a realização deste estudo de caso considera-se que a comunicação não-verbal ao ser manifestada na reunião de funcionários ressalta os níveis hierárquicos na instituição, bem como suas relações de poder. O entendimento da linguagem corporal expressada pelas pessoas é um recurso utilizado de forma estratégica, pelo profissional de Relações Públicas.
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