Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Ana Monteiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Noronha, Alexandra, Rosário, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6756
Resumo: A centração no paciente pode ser definida como: “os cuidados que respeitam e são responsivos às necessidades, desejos e preferências do paciente e asseguram que todas as decisões são guiadas pelos valores do paciente”. Segundo o modelo de Mead e Bower (2000), o conceito de centração no paciente inclui cinco dimensões: (1) adopção do modelo biopsicossocial, em oposição ao modelo biomédico; (2) compreensão do paciente enquanto indivíduo único com os seus direitos, e não como um simples corpo com uma doença; (3) partilha de poder e de responsabilidade entre profissional de saúde e paciente; (4) construção de uma aliança terapêutica e (5) compreensão do cuidador enquanto pessoa, e não apenas como um técnico provido de competências específicas. A investigação tem vindo a colocar em evidência as vantagens do modelo de centração no paciente sendo de destacar a maior eficiência do cuidado, que por sua vez reduz a negligência, o número de reclamações e os custos para o sistema de saúde e para o paciente, e o aumento da satisfação do paciente relativamente ao médico. Este aumento de satisfação resulta numa maior adesão ao tratamento pelo paciente e, consequentemente, a obtenção de melhores respostas à terapêutica. Considerando estas vantagens tem sido reconhecida a pertinência da aplicação deste modelo na prática médica, bem como a necessidade de avaliar as atitudes dos estudantes de saúde, profissionais de saúde e pacientes face ao cuidado centrado no paciente. O presente estudo teve como objetivo avaliar as atitudes e preferências dos estudantes do ensino superior quanto à sua interação com o médico.
id RCAP_bbff0cbcf8a6befbd26abc016b6af96d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médicoRelação médico-doenteAtitudeComunicação em saúdeEnsino superiorA centração no paciente pode ser definida como: “os cuidados que respeitam e são responsivos às necessidades, desejos e preferências do paciente e asseguram que todas as decisões são guiadas pelos valores do paciente”. Segundo o modelo de Mead e Bower (2000), o conceito de centração no paciente inclui cinco dimensões: (1) adopção do modelo biopsicossocial, em oposição ao modelo biomédico; (2) compreensão do paciente enquanto indivíduo único com os seus direitos, e não como um simples corpo com uma doença; (3) partilha de poder e de responsabilidade entre profissional de saúde e paciente; (4) construção de uma aliança terapêutica e (5) compreensão do cuidador enquanto pessoa, e não apenas como um técnico provido de competências específicas. A investigação tem vindo a colocar em evidência as vantagens do modelo de centração no paciente sendo de destacar a maior eficiência do cuidado, que por sua vez reduz a negligência, o número de reclamações e os custos para o sistema de saúde e para o paciente, e o aumento da satisfação do paciente relativamente ao médico. Este aumento de satisfação resulta numa maior adesão ao tratamento pelo paciente e, consequentemente, a obtenção de melhores respostas à terapêutica. Considerando estas vantagens tem sido reconhecida a pertinência da aplicação deste modelo na prática médica, bem como a necessidade de avaliar as atitudes dos estudantes de saúde, profissionais de saúde e pacientes face ao cuidado centrado no paciente. O presente estudo teve como objetivo avaliar as atitudes e preferências dos estudantes do ensino superior quanto à sua interação com o médico.Sociedade Portuguesa de Psicologia da SaúdeRCIPLGrilo, Ana MonteiroNoronha, AlexandraRosário, Inês2017-01-19T15:30:41Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6756porGrilo AM, Noronha A, Rosário I. Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico. In: Leal I, Godinho C, Marques S, Vitória P, Pais-Ribeiro JL. editors. Atas do 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; 2016. p. 3-9.9789899885530info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:53Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:50.882773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico
title Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico
spellingShingle Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico
Grilo, Ana Monteiro
Relação médico-doente
Atitude
Comunicação em saúde
Ensino superior
title_short Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico
title_full Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico
title_fullStr Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico
title_full_unstemmed Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico
title_sort Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico
author Grilo, Ana Monteiro
author_facet Grilo, Ana Monteiro
Noronha, Alexandra
Rosário, Inês
author_role author
author2 Noronha, Alexandra
Rosário, Inês
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Ana Monteiro
Noronha, Alexandra
Rosário, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Relação médico-doente
Atitude
Comunicação em saúde
Ensino superior
topic Relação médico-doente
Atitude
Comunicação em saúde
Ensino superior
description A centração no paciente pode ser definida como: “os cuidados que respeitam e são responsivos às necessidades, desejos e preferências do paciente e asseguram que todas as decisões são guiadas pelos valores do paciente”. Segundo o modelo de Mead e Bower (2000), o conceito de centração no paciente inclui cinco dimensões: (1) adopção do modelo biopsicossocial, em oposição ao modelo biomédico; (2) compreensão do paciente enquanto indivíduo único com os seus direitos, e não como um simples corpo com uma doença; (3) partilha de poder e de responsabilidade entre profissional de saúde e paciente; (4) construção de uma aliança terapêutica e (5) compreensão do cuidador enquanto pessoa, e não apenas como um técnico provido de competências específicas. A investigação tem vindo a colocar em evidência as vantagens do modelo de centração no paciente sendo de destacar a maior eficiência do cuidado, que por sua vez reduz a negligência, o número de reclamações e os custos para o sistema de saúde e para o paciente, e o aumento da satisfação do paciente relativamente ao médico. Este aumento de satisfação resulta numa maior adesão ao tratamento pelo paciente e, consequentemente, a obtenção de melhores respostas à terapêutica. Considerando estas vantagens tem sido reconhecida a pertinência da aplicação deste modelo na prática médica, bem como a necessidade de avaliar as atitudes dos estudantes de saúde, profissionais de saúde e pacientes face ao cuidado centrado no paciente. O presente estudo teve como objetivo avaliar as atitudes e preferências dos estudantes do ensino superior quanto à sua interação com o médico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-19T15:30:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6756
url http://hdl.handle.net/10400.21/6756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Grilo AM, Noronha A, Rosário I. Atitudes dos estudantes de ensino superior quanto à sua relação com o médico. In: Leal I, Godinho C, Marques S, Vitória P, Pais-Ribeiro JL. editors. Atas do 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde; 2016. p. 3-9.
9789899885530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133417235808256