O Corpo como Primeiro Espaço de Comunicação: O Diálogo Tónico-Emocional no Nascimento da Vida Psíquica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25752/psi.7646 |
Resumo: | Nas primeiras fases da ontogénese, quando o funcionamento relacional da díade mãe bebé, constitui o suporte do desenvolvimento, a criança vai organizando os alicerces do seu Eu, partindo de uma simbiose fisiológica e afectiva, numa relação onde predomina o diálogo tónico-emocional. A presença ou ausência do outro, a dinâmica de aproximação/ afastamento, a dinâmica postural e gestual, as actividades de contenção, as sincronias rítmicas, o contacto térmico, constituem suportes essenciais à organização primária do psiquismo. Quando estes processos são inadequados, podem provocar problemas de individuação e afirmação de identidade, ligados a ausências ou carências na relação primordial entre a mãe e o bébé. Esta perspectiva, leva-nos a equacionar a importância da corporalidade nos processos precoces de comunicação, quando esta é mediatizada essencialmente por processos tónico-emocionais de comunicação, impregnados de afectos, desejos e emoções. Estes processos são essenciais para a constituição dos modelos internos dinâmicos que nessa fase pré-linguística, asseguram o sentimento de identidade e a possibilidade de individuação e diferenciação em relação ao objecto materno. Quando existem perturbações nesta dinâmica evolutiva, a terapia psicomotora constitui um recurso privilegiado, possibilitando um espaço seguro e contentor, no qual, através do jogo espontâneo e simbólico, as crianças podem transformar as sensações, os atos e os afetos em pensamentos, projetos e palavras. Uma relação de vinculação desejada, permite experienciar novas formas de expressão e resolução de conflitos, melhorando a regulação emocional e comportamental, e promovendo a capacidade de mentalização e as funções executivas, como a atenção, a memória de trabalho, o planeamento e a inibição de impulsos. |
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O Corpo como Primeiro Espaço de Comunicação: O Diálogo Tónico-Emocional no Nascimento da Vida PsíquicaO Corpo como Primeiro Espaço de Comunicação: O Diálogo Tónico-Emocional no Nascimento da Vida PsíquicaActasNas primeiras fases da ontogénese, quando o funcionamento relacional da díade mãe bebé, constitui o suporte do desenvolvimento, a criança vai organizando os alicerces do seu Eu, partindo de uma simbiose fisiológica e afectiva, numa relação onde predomina o diálogo tónico-emocional. A presença ou ausência do outro, a dinâmica de aproximação/ afastamento, a dinâmica postural e gestual, as actividades de contenção, as sincronias rítmicas, o contacto térmico, constituem suportes essenciais à organização primária do psiquismo. Quando estes processos são inadequados, podem provocar problemas de individuação e afirmação de identidade, ligados a ausências ou carências na relação primordial entre a mãe e o bébé. Esta perspectiva, leva-nos a equacionar a importância da corporalidade nos processos precoces de comunicação, quando esta é mediatizada essencialmente por processos tónico-emocionais de comunicação, impregnados de afectos, desejos e emoções. Estes processos são essenciais para a constituição dos modelos internos dinâmicos que nessa fase pré-linguística, asseguram o sentimento de identidade e a possibilidade de individuação e diferenciação em relação ao objecto materno. Quando existem perturbações nesta dinâmica evolutiva, a terapia psicomotora constitui um recurso privilegiado, possibilitando um espaço seguro e contentor, no qual, através do jogo espontâneo e simbólico, as crianças podem transformar as sensações, os atos e os afetos em pensamentos, projetos e palavras. Uma relação de vinculação desejada, permite experienciar novas formas de expressão e resolução de conflitos, melhorando a regulação emocional e comportamental, e promovendo a capacidade de mentalização e as funções executivas, como a atenção, a memória de trabalho, o planeamento e a inibição de impulsos.In the early stages of ontogenesis, when thesupport for development relies upon the relational function of the mother–baby dyad, the child will organise the foundation of the Self. This process involves a physiological and emotional symbiosis, in a relation with predominance of a tonic-emotional dialogue. The presence or absence of the other, the dynamics of nearness/farness, the postural and gestural dynamics, the containment activities, rhythmic synchronicities and thermal contact, are essential supports to primary organization of the psyche. When these processes are inadequate, they can cause problems of individuation and affirmation of identity, linked to absences or deficiencies in the primary relationship between mother and baby. This perspective leads us to equate the importance of corporeality in the early processes of communication when they are mediated primarily by tonic-emotional processes of communication, imbued with affections, desires and emotions. These processes are essential to the organization of the internal processes that make up this pre-linguistic phase, based on the organization of body schema, ensuring a sense of identity and the possibility of individuation and differentiation from the maternal object. When there are disruptions in this evolutionary dynamics, psychomotor therapy is a privileged resource, providing a safe and container space in which through spontaneous and symbolic play, children learn to transform the feelings, acts and affections in thoughts, projects and words. A desired relationship, allows to experience new forms of expression and conflict resolution, improving emotional and behavioural regulation, and promoting mentoring capacity and executive functions (such as attention, working memory, planning and inhibition of impulses).Departamento de Saúde Mental | Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE2015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25752/psi.7646por2182-31461646-091XMartins, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-16T14:11:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:12.981896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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