Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7638 |
Resumo: | Neste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I. |
id |
RCAP_bc30214b9779d8942505130708916d12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7638 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnicoAprendizagem da Estatística; Inferência; Testes de Hipóteses; Enfoque OntossemióticoNeste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I.CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro2017-05-19T11:59:49Z2014-12-01T00:00:00Z2014-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7638por1647-3582Gonçalves, GabrielaFernandes, José AntónioNascimento, Maria Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:31.444319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
title |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
spellingShingle |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico Gonçalves, Gabriela Aprendizagem da Estatística; Inferência; Testes de Hipóteses; Enfoque Ontossemiótico |
title_short |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
title_full |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
title_fullStr |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
title_full_unstemmed |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
title_sort |
Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico |
author |
Gonçalves, Gabriela |
author_facet |
Gonçalves, Gabriela Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Gabriela Fernandes, José António Nascimento, Maria Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da Estatística; Inferência; Testes de Hipóteses; Enfoque Ontossemiótico |
topic |
Aprendizagem da Estatística; Inferência; Testes de Hipóteses; Enfoque Ontossemiótico |
description |
Neste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01T00:00:00Z 2014-12 2017-05-19T11:59:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7638 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137142497083392 |