As representações sociais dos cuidadores formais sobre demência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrido, Isabel da Conceição Caeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4698
Resumo: A par do envelhecimento crescente da população, é necessária a implementação de estratégias para proporcionar as condições de bem-estar essenciais à população idosa, a nível físico, mental e sociofamiliar. A prossecução desse objetivo depende de um esforço conjunto, a nível mundial e governamental, através da instituição de medidas institucionais, tal como legislação protetora desta faixa etária, e também de cada cidadão, através do trabalho diário com esta população, onde os cuidadores formais e informais assumem um papel preponderante. Nesta investigação a atenção recai sobre os cuidadores formais, isto é, sobre profissionais na área da Gerontologia/Geriatria que exercem a sua atividade numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Pretendemos conhecer as representações sociais destes profissionais sobre demência, enquanto entidade nosológica e identificar a forma como estes vivenciam o trabalho com utentes com esta problemática. Participaram na investigação nove Ajudantes de Ação Direta e a Diretora Técnica de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho de Moura, cujas respostas sociais são constituídas por Centro de Dia, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Serviço de Apoio Domiciliário. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada. Foi possível apurar que os Ajudantes de Ação Direta participantes no estudo estão motivados para o trabalho com idosos, gostam desta profissão e reconhecem o que implica sofrer de demência, apesar de revelarem poucos conhecimentos acerca da doença enquanto entidade nosológica e sobre os vários tipos de demência. Nesse sentido foi desenhado um projeto de intervenção onde é sugerida a realização de um curso de formação na área da demência denominado «conhecer para melhor cuidar», com o objetivo de fornecer aos cuidadores formais ferramentas para melhorar a prestação de cuidados aos utentes, através de uma maior formação e capacitação desses mesmos profissionais.
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