Análise das interacções no Second Life em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1158 |
Resumo: | A Web 2.0 diferencia-se por centrar a sua actuação nas pessoas, incentivando a colaboração e a participação activa dos diversos intervenientes. O interesse despoletado pelos media nos mundos virtuais resulta de uma adesão notável a estes ambientes, sobretudo devido às suas imensas potencialidades na área dos negócios e da educação. O Second Life®, em particular, alberga actualmente cerca de 15 milhões de residentes geograficamente dispersos, de acordo com os dados disponibilizados pela LindenLab, que interagem e partilham informações frequentemente. Este carácter predominantemente social e colaborativo pode ser, com efeito, uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem, pelo que a sua utilização a nível educativo tem vindo a aumentar. Com o objectivo de compreender as suas potencialidades reais, o presente estudo analisa as interacções geradas em diversos encontros promovidos pelos alunos do Curso de Mestrado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, analisando quer a componente verbal, quer a componente não-verbal das comunicações resultantes dessas interacções. Para tal foram seleccionados vários critérios de observação – características físicas, proxémica, cinética, afectividade, interactividade e coesão –, a partir dos quais se retiraram algumas conclusões. Os resultados permitiram aferir que a tipologia da interacção predominante é, indubitavelmente, a comunicação verbal, mesmo aquando da expressão de emoções e da demonstração do estado de espírito. Para além disso, verificou-se uma participação avolumada, corroborada pelo volume de mensagens reunidas, e um grande interesse na discussão dos temas em causa. Quanto à componente não-verbal registou-se uma prevalência pela configuração circular do grupo, indicando claramente o sentido de comunidade. Estas e outras conclusões são apresentadas no final do presente estudo, adiantando-se que, de um modo geral, os indivíduos participaram activamente nos debates encetados. ABSTRACT: The Web 2.0 differentiates itself by focusing its actions on people, encouraging collaboration and active participation of various persons. The interest triggered by the media in virtual worlds is the result of a remarkable attraction to these environments, mainly due to its huge potential in the area of business and education. Second Life® in particular currently houses about 15 million geographically dispersed residents, according to data released by LindenLab, which often interact and share information. This predominantly social and collaborative nature may be, in effect, an added value in the process of teaching and learning, as its use in education has been increasing. In order to understand its real potential, this study analyses the interactions generated in several meetings called by the students of the Master Degree in Multimedia in Education at the University of Aveiro, examining the verbal and non-verbal communication components of these interactions. To this end, several criteria were selected for observation - physical, proxemics, kinetics, affection, interaction and cohesion - from which some conclusions were drawn. The results showed that the predominant type of communication interaction is undoubtedly verbal, even when expressing emotions and demonstrating state of mind. In addition, there has been a huge participation, supported by the volume of messages gathered, and a great interest in the discussion of the topics proposed for debate. As for the non-verbal component, predominance for a circular configuration of the group was registered, clearly indicating a sense of community. These and other conclusions are presented at the end of this study. However, we can advance that, in general, individuals participated actively in the discussions. |
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