As aprendizagens em ambientes virtuais : procura de uma definição no Second Life®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Sónia Maria Bernardes Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1435
Resumo: O presente trabalho centra-se na exploração do Second Life® como plataforma educativa, mais concretamente no que diz respeito à aprendizagem formal, e aprendizagem informal. Sendo a questão das aprendizagens um tema de extrema relevância no mundo da educação, importa saber como são entendidas num ambiente virtual 3D de aprendizagem e se há um consenso na sua definição. A metodologia usada nesta investigação foi o Levantamento de Dados, com o objectivo de recolher opiniões de profissionais no mundo da educação, mais concretamente na educação em mundos virtuais, acerca das aprendizagens nestes mesmos contextos. Para tal, professores frequentadores do Second Life® foram entrevistados, dando a sua opinião acerca do que entendem ser uma aprendizagem formal e uma aprendizagem informal neste ambiente virtual. As entrevistas foram semi-estruturadas e realizadas em ambientes virtuais. Os dados obtidos foram analisados através de palavras-chave e confrontados com literatura acerca do tema. A partir dessa confrontação, sugeriu-se uma definição de aprendizagem formal e aprendizagem informal em ambientes virtuais. Esta dissertação tem como principal finalidade contribuir para um maior entendimento e reflexão relativamente ao processo de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais, bem como colmatar a inexistência de definição de tipologias de aprendizagem associadas a este contexto específico. ABSTRACT: This paper focuses on the exploitation of Second Life® as an educational platform, specifically regarding formal learning and informal learning. As learning is a fundamental theme in the world of education, it is important to know how these types of learning are understood in a 3D virtual learning environment and if there is a consensus as far as their definitions are concerned. The methodology used in this study was the Survey, in order to gather opinions on learning in a virtual environment, from professionals in the world of education, specifically in virtual environments. Thus, teachers attending Second Life® were interviewed, giving their opinions about how they understand formal learning, non-formal learning and informal learning in this virtual environment. The interviews were semi-structured and conducted in virtual environments. Data were analysed on the basis of keywords, and confronted with literature on the subject. From this comparison a definition of formal and informal learning in virtual environments was developed. This dissertation has the ultimate goal of contributing towards understanding and reflection as far as the teaching-learning process in virtual environments is concerned, as well as to overcome the lack of definition of types of learning associated with this specific context.
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