Ditado de uma construção com cubos de madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Maria João
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10738
Resumo: O presente estudo visou compreender como as crianças de 5 anos numa sala de jardimde- infância realizam a estruturação espacial de figuras tridimensionais, procurando identificar as interações desenvolvidas. O estudo realizado insere-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, tendo sido levado a cabo pela primeira autora e educadora do grupo. A recolha de dados foi realizada através de observação participante e de recolha documental (gravações de vídeo e fotografias). A análise das gravações vídeo permitiu encontrar diferentes tipos de interação tanto verbais como gestuais entre os pares quando realizavam a tarefa Ditado de uma construção com cubos de madeira. Estas interações incluíam gestos de apontar, rotações com a mão e desenho de linhas orientadoras imaginárias com o dedo na mesa. Os resultados do estudo sugerem que os tipos de interação variaram em função da mestria das crianças na descrição das figuras construídas mas também em função da complexidade das mesmas. Nesta tarefa, verificou-se a necessidade das crianças clarificarem a linguagem que usavam, para se fazerem entender pelos colegas, proporcionando-lhes a possibilidade de organizarem e consolidarem o seu pensamento matemático.
id RCAP_bc565f682763058af26dac543579d897
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ditado de uma construção com cubos de madeiraPré-escolarEstruturação espacialDescrição de figuras tridimensionaisPreescolarEstructuración espacialDescripción de figuras tridimensionalesPre-schoolSpatial structuringDescription of three-dimensional figuresO presente estudo visou compreender como as crianças de 5 anos numa sala de jardimde- infância realizam a estruturação espacial de figuras tridimensionais, procurando identificar as interações desenvolvidas. O estudo realizado insere-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, tendo sido levado a cabo pela primeira autora e educadora do grupo. A recolha de dados foi realizada através de observação participante e de recolha documental (gravações de vídeo e fotografias). A análise das gravações vídeo permitiu encontrar diferentes tipos de interação tanto verbais como gestuais entre os pares quando realizavam a tarefa Ditado de uma construção com cubos de madeira. Estas interações incluíam gestos de apontar, rotações com a mão e desenho de linhas orientadoras imaginárias com o dedo na mesa. Os resultados do estudo sugerem que os tipos de interação variaram em função da mestria das crianças na descrição das figuras construídas mas também em função da complexidade das mesmas. Nesta tarefa, verificou-se a necessidade das crianças clarificarem a linguagem que usavam, para se fazerem entender pelos colegas, proporcionando-lhes a possibilidade de organizarem e consolidarem o seu pensamento matemático.Resumen El presente estudio pretendió comprender cómo los niños de 5 años de una clase de jardín de infancia realizan la estructuración espacial de figuras tridimensionales, buscando identificar las interacciones desarrolladas. El estudio se enmarca en el paradigma interpretativo de naturaleza cualitativa, y fue llevado a cabo por la primera autora y educadora del grupo. La recogida de datos se realizó a través de observación participante y de recogida documental (grabaciones de vídeo y fotografías). El análisis de las grabaciones de vídeo permitió encontrar diferentes tipos de interacciones, tanto verbales como gestuales, entre los iguales cuando realizaban la tarea Dictado de una construcción con cubos de madera. Estas interacciones incluían gestos de apuntar, rotaciones con la mano y diseño de líneas orientadoras imaginarias con el dedo en la mesa. Los resultados del estudio sugieren que los tipos de interacción variaron en función del dominio que los niños tenían de la descripción de las figuras construidas, pero también en función de la complejidad de las mismas. En esta tarea, se evidenció la necesidad de que los niños aclararan el lenguaje que usaban con el fin de hacerse entender por los compañeros, proporcionándoles la posibilidad de organizar y consolidar su pensamiento matemático.Abstract The present study aimed to understand how the 5-year-old children, in a kindergarten, perform the spatial structuring of three-dimensional figures, trying to identify the interactions developed. It is an investigation under an interpretive paradigm of a qualitative nature, being carried out by the first author and teacher of the group. Data collection was done through participant observation and document collection (video recordings and photographs). The analysis of the video recordings allowed to find different types of interaction both verbal and gestural between the pairs when they realized the task Dictation of a construction with wooden cubes. These interactions included pointing gestures, rotations by hand, and drawing of imaginary orienting lines with the finger on the table. The results of the study suggest that the types of interaction varied according to the mastery of the children in the description of the constructed figures but also in function of the complexity of the same ones. In this task, children were found to need to clarify the language they used, to make themselves understood by their colleagues, and to enable them to organize and consolidate their mathematical thinking.Asociación Española de Psicología ConductualRCIPLNunes, Maria JoãoRodrigues, Margarida2019-11-25T12:10:02Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10738porNunes, M. J., & Rodrigues, M. (2019). Ditado de uma construção com cubos de madeira. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Coords.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 2018 (pp. 559-565). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC). ISBN: 978-84-09-13321-5978-84-09-13321-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:05.755251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ditado de uma construção com cubos de madeira
title Ditado de uma construção com cubos de madeira
spellingShingle Ditado de uma construção com cubos de madeira
Nunes, Maria João
Pré-escolar
Estruturação espacial
Descrição de figuras tridimensionais
Preescolar
Estructuración espacial
Descripción de figuras tridimensionales
Pre-school
Spatial structuring
Description of three-dimensional figures
title_short Ditado de uma construção com cubos de madeira
title_full Ditado de uma construção com cubos de madeira
title_fullStr Ditado de uma construção com cubos de madeira
title_full_unstemmed Ditado de uma construção com cubos de madeira
title_sort Ditado de uma construção com cubos de madeira
author Nunes, Maria João
author_facet Nunes, Maria João
Rodrigues, Margarida
author_role author
author2 Rodrigues, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Maria João
Rodrigues, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
Estruturação espacial
Descrição de figuras tridimensionais
Preescolar
Estructuración espacial
Descripción de figuras tridimensionales
Pre-school
Spatial structuring
Description of three-dimensional figures
topic Pré-escolar
Estruturação espacial
Descrição de figuras tridimensionais
Preescolar
Estructuración espacial
Descripción de figuras tridimensionales
Pre-school
Spatial structuring
Description of three-dimensional figures
description O presente estudo visou compreender como as crianças de 5 anos numa sala de jardimde- infância realizam a estruturação espacial de figuras tridimensionais, procurando identificar as interações desenvolvidas. O estudo realizado insere-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, tendo sido levado a cabo pela primeira autora e educadora do grupo. A recolha de dados foi realizada através de observação participante e de recolha documental (gravações de vídeo e fotografias). A análise das gravações vídeo permitiu encontrar diferentes tipos de interação tanto verbais como gestuais entre os pares quando realizavam a tarefa Ditado de uma construção com cubos de madeira. Estas interações incluíam gestos de apontar, rotações com a mão e desenho de linhas orientadoras imaginárias com o dedo na mesa. Os resultados do estudo sugerem que os tipos de interação variaram em função da mestria das crianças na descrição das figuras construídas mas também em função da complexidade das mesmas. Nesta tarefa, verificou-se a necessidade das crianças clarificarem a linguagem que usavam, para se fazerem entender pelos colegas, proporcionando-lhes a possibilidade de organizarem e consolidarem o seu pensamento matemático.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-11-25T12:10:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10738
url http://hdl.handle.net/10400.21/10738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nunes, M. J., & Rodrigues, M. (2019). Ditado de uma construção com cubos de madeira. In A. Carneiro-Barrera & A. Díaz-Román (Coords.), Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 2018 (pp. 559-565). Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC). ISBN: 978-84-09-13321-5
978-84-09-13321-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Española de Psicología Conductual
publisher.none.fl_str_mv Asociación Española de Psicología Conductual
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133456708403200