Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10467
Resumo: Apresentamos resultados de um projeto de investigação em curso, cujo objetivo é estudar a estruturação espacial e a estruturação geométrica. A metodologia seguida é a de uma Practice-based Research, focada na realização de atividades com crianças em ambiente de sala de aula, em que os produtos são composições visuais de orientação artística. As experiências realizadas têm ajudado a consolidar a ideia de que o maior conhecimento sobre a estruturação espacial permite compreender melhor a estruturação geométrica e valorizam a estruturação espacial como base para a estruturação geométrica.
id RCAP_dbbe7bc207ace28abe3ca866f12cc8cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didáticoEstruturação espacialEstruturação geométricaComposições visuaisEstructuración espacialEstructuración geométricaComposiciones visualesSpatial structuringGeometric structuringApresentamos resultados de um projeto de investigação em curso, cujo objetivo é estudar a estruturação espacial e a estruturação geométrica. A metodologia seguida é a de uma Practice-based Research, focada na realização de atividades com crianças em ambiente de sala de aula, em que os produtos são composições visuais de orientação artística. As experiências realizadas têm ajudado a consolidar a ideia de que o maior conhecimento sobre a estruturação espacial permite compreender melhor a estruturação geométrica e valorizam a estruturação espacial como base para a estruturação geométrica.Resumen Presentamos resultados de un proyecto de investigación en curso, cuyo objetivo es estudiar la estructuración espacial y la estructuración geométrica. La metodología es la de una investigación práctica, se centró en la realización de actividades con los niños en el entorno del aula, donde los productos son composiciones visuales orientación artística. Las experiencias realizadas han ayudado a consolidar la idea de que el mayor conocimiento sobre la estructuración espacial permite comprender mejor la estructuración geométrica y valoran la estructuración espacial como base para la estructuración geométrica.Abstract We present results of an ongoing research project, whose objective is to study spatial structuring and geometric structuring. The methodology followed is that of a practicebased research, focused on performing activities with children in a classroom environment, where the products are visual compositions with artistic orientation. The experiments carried out have helped to consolidate the idea that the greater knowledge about the spatial structuring allows a better understanding of the geometric structuring and value the spatial structuring as the basis for geometric structuring.Asociasón Espanõla de Psicologia Conductual (AEPC)RCIPLLoureiro, Cristina2019-09-04T09:41:52Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10467por978-84-09-13321-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:53.137372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático
title Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático
spellingShingle Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático
Loureiro, Cristina
Estruturação espacial
Estruturação geométrica
Composições visuais
Estructuración espacial
Estructuración geométrica
Composiciones visuales
Spatial structuring
Geometric structuring
title_short Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático
title_full Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático
title_fullStr Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático
title_full_unstemmed Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático
title_sort Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático
author Loureiro, Cristina
author_facet Loureiro, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Estruturação espacial
Estruturação geométrica
Composições visuais
Estructuración espacial
Estructuración geométrica
Composiciones visuales
Spatial structuring
Geometric structuring
topic Estruturação espacial
Estruturação geométrica
Composições visuais
Estructuración espacial
Estructuración geométrica
Composiciones visuales
Spatial structuring
Geometric structuring
description Apresentamos resultados de um projeto de investigação em curso, cujo objetivo é estudar a estruturação espacial e a estruturação geométrica. A metodologia seguida é a de uma Practice-based Research, focada na realização de atividades com crianças em ambiente de sala de aula, em que os produtos são composições visuais de orientação artística. As experiências realizadas têm ajudado a consolidar a ideia de que o maior conhecimento sobre a estruturação espacial permite compreender melhor a estruturação geométrica e valorizam a estruturação espacial como base para a estruturação geométrica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-09-04T09:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10467
url http://hdl.handle.net/10400.21/10467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-84-09-13321-5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociasón Espanõla de Psicologia Conductual (AEPC)
publisher.none.fl_str_mv Asociasón Espanõla de Psicologia Conductual (AEPC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133454300872704