Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10467 |
Resumo: | Apresentamos resultados de um projeto de investigação em curso, cujo objetivo é estudar a estruturação espacial e a estruturação geométrica. A metodologia seguida é a de uma Practice-based Research, focada na realização de atividades com crianças em ambiente de sala de aula, em que os produtos são composições visuais de orientação artística. As experiências realizadas têm ajudado a consolidar a ideia de que o maior conhecimento sobre a estruturação espacial permite compreender melhor a estruturação geométrica e valorizam a estruturação espacial como base para a estruturação geométrica. |
id |
RCAP_dbbe7bc207ace28abe3ca866f12cc8cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10467 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didáticoEstruturação espacialEstruturação geométricaComposições visuaisEstructuración espacialEstructuración geométricaComposiciones visualesSpatial structuringGeometric structuringApresentamos resultados de um projeto de investigação em curso, cujo objetivo é estudar a estruturação espacial e a estruturação geométrica. A metodologia seguida é a de uma Practice-based Research, focada na realização de atividades com crianças em ambiente de sala de aula, em que os produtos são composições visuais de orientação artística. As experiências realizadas têm ajudado a consolidar a ideia de que o maior conhecimento sobre a estruturação espacial permite compreender melhor a estruturação geométrica e valorizam a estruturação espacial como base para a estruturação geométrica.Resumen Presentamos resultados de un proyecto de investigación en curso, cuyo objetivo es estudiar la estructuración espacial y la estructuración geométrica. La metodología es la de una investigación práctica, se centró en la realización de actividades con los niños en el entorno del aula, donde los productos son composiciones visuales orientación artística. Las experiencias realizadas han ayudado a consolidar la idea de que el mayor conocimiento sobre la estructuración espacial permite comprender mejor la estructuración geométrica y valoran la estructuración espacial como base para la estructuración geométrica.Abstract We present results of an ongoing research project, whose objective is to study spatial structuring and geometric structuring. The methodology followed is that of a practicebased research, focused on performing activities with children in a classroom environment, where the products are visual compositions with artistic orientation. The experiments carried out have helped to consolidate the idea that the greater knowledge about the spatial structuring allows a better understanding of the geometric structuring and value the spatial structuring as the basis for geometric structuring.Asociasón Espanõla de Psicologia Conductual (AEPC)RCIPLLoureiro, Cristina2019-09-04T09:41:52Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10467por978-84-09-13321-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:53.137372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático |
title |
Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático |
spellingShingle |
Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático Loureiro, Cristina Estruturação espacial Estruturação geométrica Composições visuais Estructuración espacial Estructuración geométrica Composiciones visuales Spatial structuring Geometric structuring |
title_short |
Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático |
title_full |
Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático |
title_fullStr |
Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático |
title_full_unstemmed |
Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático |
title_sort |
Estruturação em geometria: contributos para caraterizar e desenvolver o conceito didático |
author |
Loureiro, Cristina |
author_facet |
Loureiro, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estruturação espacial Estruturação geométrica Composições visuais Estructuración espacial Estructuración geométrica Composiciones visuales Spatial structuring Geometric structuring |
topic |
Estruturação espacial Estruturação geométrica Composições visuais Estructuración espacial Estructuración geométrica Composiciones visuales Spatial structuring Geometric structuring |
description |
Apresentamos resultados de um projeto de investigação em curso, cujo objetivo é estudar a estruturação espacial e a estruturação geométrica. A metodologia seguida é a de uma Practice-based Research, focada na realização de atividades com crianças em ambiente de sala de aula, em que os produtos são composições visuais de orientação artística. As experiências realizadas têm ajudado a consolidar a ideia de que o maior conhecimento sobre a estruturação espacial permite compreender melhor a estruturação geométrica e valorizam a estruturação espacial como base para a estruturação geométrica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-09-04T09:41:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10467 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-84-09-13321-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Asociasón Espanõla de Psicologia Conductual (AEPC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Asociasón Espanõla de Psicologia Conductual (AEPC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133454300872704 |