A elaboração dos Programas Educativos Individuais e suas implicações na Prática Pedagógica em contexto de sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11026 |
Resumo: | Dissertação Apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação -Educação Especial |
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A elaboração dos Programas Educativos Individuais e suas implicações na Prática Pedagógica em contexto de sala de aulaPrograma Educativo IndividualAdequações Curriculares IndividuaisInclusãoDiferenciação CurricularDiversidadeIndividual Educational ProgramIndividual Curricular AdaptationsInclusionCurricular differentiationDiversityDissertação Apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação -Educação EspecialO presente estudo pretende perceber quais os procedimentos e critérios utilizados na elaboração do Programa Educativo Individual (PEI) com a medida educativa Adequações Curriculares Individuais (ACI), como é implementado em contexto de sala de aula e se é usado como um instrumento orientador e dinâmico, devidamente ajustado ao processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. O estudo compreendeu a participação de três professoras titulares de turma do 1º ciclo de diferentes Agrupamentos e as respetivas turmas, com incidência em três alunos com a medida educativa ACI e respetivos PEI, reportando para um estudo de caso múltiplo. Como técnicas de recolha de dados, foram utilizadas a análise documental dos PEI e ACI, as entrevistas semiestruturadas aos professores titulares de turma, e ainda a observação não participante e sistemática em contexto de sala de aula. Após a análise de conteúdo dos dados, procedeu-se à triangulação das fontes e técnicas para a validação dos resultados. Como conclusão, o estudo aponta para a aceitação da inclusão pelos docentes, sendo esta percebida sobretudo como um processo de socialização e remete a diferenciação curricular para o ensino das áreas académicas, com enfoque no trabalho diferenciado e na adaptação do currículo comum. Para as docentes, o PEI é um guia de suporte à intervenção, dinâmico mas pouco funcional. Na elaboração do PEI constataram-se procedimentos diferenciados, sendo referida a escassez de tempo para reunião da equipa como um constrangimento a este processo. As ACI foram efetuadas ao nível das áreas curriculares, das estratégias, dos objetivos, dos conteúdos e ao nível do espaço e tempo. Constatou-se que, apesar de os professores utilizarem prioritariamente o modelo transmissivo na sala de aula, se começa a assistir à introdução de outro tipo de estratégias e atividades mais orientadas para dar resposta à diversidade dos alunos, remetendo para práticas mais inclusivas.ABSTRACT The present study intends to perceive the procedures and criteria used in the elaboration of the Individual Educational Program (IEP) with the educational measure Individual Curricular Adaptations (IAC), how it is implemented in the context of the classroom and if it is used as a guiding and dynamic instrument, properly adjusted to the teaching and learning process of the students. The study was attended by three teachers from primary school of different school and their respective classes, with incidence in three students with the educational measure IAC and respective IEP, reporting to a multiple case study. The data collection methods used were documental analysis of the IEP and ACI, semi-structured interviews, and the non-participant and systematic observation in the classroom context. After analyzing the data content, we proceeded to triangulate the sources and techniques for the validation of the results. As a conclusion, it is possible to mention that teachers accept inclusion mainly as a process of socialization and view the curriculum differentiation as a differentiated work for the teaching of the academic areas with the adaptation to the common curriculum. For teachers, the IEP is a dynamic but not very functional intervention support guide. In the preparation of the IEP, different procedures were observed, and the shortage of team meeting time was mentioned as a constraint to this process. The IAC were carried out at the level of curricular areas, strategies, objectives, contents and the level of space and time. It was observed that, although teachers use the transmissive model in the classroom as a priority, we begin to see the introduction of other strategies and activities that are more oriented towards responding to the diversity of students, referring to more inclusive practices.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaLeite, TeresaRCIPLSerra, Ana Cristina Rodrigues Fernandes2020-01-22T15:33:17Z2019-12-122019-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11026TID:202349390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:21.824916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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