O Padrão de sono das crianças em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1842 |
Resumo: | O corpo de conhecimentos sobre a relação entre o padrão de sono das crianças e o seu desenvolvimento, saúde e bem-estar, tem vindo a crescer de forma notável nas últimas décadas. Entre as várias consequências da falta de um padrão de sono adequado à idade, encontram-se problemas cognitivos e de comportamento, insucesso escolar, e até maior risco de desenvolvimento de obesidade. Assim, partindo do pressuposto que os múltiplos desafios colocados às crianças pela integração no novo contexto de Jardim de Infância podem influenciar a sua rotina diária e os horários de sono/vigília, considerou-se pertinente avaliar o padrão de sono de um grupo de crianças (n=20) em idade pré-escolar (3 anos). Os dados do presente estudo, desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, foram recolhidos através da: (1) versão Portuguesa do questionário intitulado “Sleep Habits Inventory for Preschool Children” de Batista e Nunes (2006), e (2) observação direta da rotina da sesta no Jardim de Infância, incluindo a sua duração e condições de luminosidade. Os resultados observados mostraram que, em contexto familiar, a maioria das crianças (80%) apresenta rotinas adequadas às suas necessidades e promotoras de ritmicidade do sono. Com base nos resultados das restantes variáveis relacionadas com o referido contexto, foi ainda possível concluir que, no geral, o padrão de sono das crianças não apresenta grandes desvios em relação às recomendações internacionais. No entanto, no que respeita à sesta diurna no Jardim de Infância existe margem para melhorar as práticas, uma vez que os resultados revelaram que esta ocorre na ausência de luz natural para a maioria das crianças e que o tempo que lhe é disponibilizado é excessivo. Tendo em consideração que na primazia do interesse da criança está implícito o seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional, e social, é crucial que as práticas no Jardim de Infância favoreçam a expressão plena do potencial da criança nesses níveis. |
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