Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2159 |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de ensino-aprendizagem das turmas CEF (Cursos de Educação e Formação), identificando, sobretudo, os motivos que poderão estar na origem de situações de desmotivação, indisciplina e consequente mau aproveitamento. Este estudo, apoiado em bases multidisciplinares, cruza as áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Ensino de Educação Tecnológica e assenta numa metodologia de projeto que procura se ajustar às necessidades dos alunos e às práticas de ensino e aprendizagem. Desta forma pretende-se desenvolver um motivador e inovador projeto de investigação/ação, onde os alunos irão assumir um compromisso de responsabilização num trabalho executado segundo práticas de ensino não tradicionais e numa abordagem eminentemente prática. Assim, através deste projeto que aborda as diferentes fases que caraterizam o método de resolução de problema, pretende-se que os alunos desempenhem determinada tarefa e trabalhem em conjunto para o mesmo fim, com responsabilidade e interesse, num projeto com aplicabilidade tecnológico-digital no ensino artístico. |
id |
RCAP_bc68ef65684c0dd0b2ca63aefb7f6def |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2159 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológicaCEFAnimação Stop MotionEducação TécnológicaTICAnimação Stop MotionRESUMO O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de ensino-aprendizagem das turmas CEF (Cursos de Educação e Formação), identificando, sobretudo, os motivos que poderão estar na origem de situações de desmotivação, indisciplina e consequente mau aproveitamento. Este estudo, apoiado em bases multidisciplinares, cruza as áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Ensino de Educação Tecnológica e assenta numa metodologia de projeto que procura se ajustar às necessidades dos alunos e às práticas de ensino e aprendizagem. Desta forma pretende-se desenvolver um motivador e inovador projeto de investigação/ação, onde os alunos irão assumir um compromisso de responsabilização num trabalho executado segundo práticas de ensino não tradicionais e numa abordagem eminentemente prática. Assim, através deste projeto que aborda as diferentes fases que caraterizam o método de resolução de problema, pretende-se que os alunos desempenhem determinada tarefa e trabalhem em conjunto para o mesmo fim, com responsabilidade e interesse, num projeto com aplicabilidade tecnológico-digital no ensino artístico.Synopsis The main goal of this essay is to study the teaching/learning process as far as Education and Training Courses classes are concerned, especially focussing on identifying the reasons that lead to the lack of motivation and discipline, and the consequent negative results. Based upon a multidisciplinary basis, this study crosses Information and Communication Technology areas within the subject of Technological Teaching and settles on a project methodology which aims to adjust itself to the students’ needs and to the teaching/learning practice. Thus, we intend to develop a motivational and innovative investigation/action project, with the students assuming large responsibility upon an activity that evolves according to non-traditional practice and always following an eminently practical approach. As a result, through this project, which reaches the different problem solving stages, students are intended to perform a certain task and to work together, responsibly and interestingly, for a same goal, on a project that is technologically and digitally suitable for the arts teaching area.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuPereira, JoséRego, BelmiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCorreia, Marcelino Paulo Rodrigues2014-05-19T13:23:52Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2159porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:26Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:24.177242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica |
title |
Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica |
spellingShingle |
Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica Correia, Marcelino Paulo Rodrigues CEF Animação Stop Motion Educação Técnológica TIC Animação Stop Motion |
title_short |
Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica |
title_full |
Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica |
title_fullStr |
Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica |
title_full_unstemmed |
Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica |
title_sort |
Literacia digital e o ensino artístico em projetos de educação tecnológica |
author |
Correia, Marcelino Paulo Rodrigues |
author_facet |
Correia, Marcelino Paulo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, José Rego, Belmiro Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Marcelino Paulo Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CEF Animação Stop Motion Educação Técnológica TIC Animação Stop Motion |
topic |
CEF Animação Stop Motion Educação Técnológica TIC Animação Stop Motion |
description |
RESUMO O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de ensino-aprendizagem das turmas CEF (Cursos de Educação e Formação), identificando, sobretudo, os motivos que poderão estar na origem de situações de desmotivação, indisciplina e consequente mau aproveitamento. Este estudo, apoiado em bases multidisciplinares, cruza as áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Ensino de Educação Tecnológica e assenta numa metodologia de projeto que procura se ajustar às necessidades dos alunos e às práticas de ensino e aprendizagem. Desta forma pretende-se desenvolver um motivador e inovador projeto de investigação/ação, onde os alunos irão assumir um compromisso de responsabilização num trabalho executado segundo práticas de ensino não tradicionais e numa abordagem eminentemente prática. Assim, através deste projeto que aborda as diferentes fases que caraterizam o método de resolução de problema, pretende-se que os alunos desempenhem determinada tarefa e trabalhem em conjunto para o mesmo fim, com responsabilidade e interesse, num projeto com aplicabilidade tecnológico-digital no ensino artístico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-05-19T13:23:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2159 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879572836352 |