Proposta de um Modelo de Gestão de Embalagens Reutilizáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Beatriz Vicente Colaço de Abreu
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/140503
Resumo: Atualmente, uma logística eficiente é um meio para as organizações conquistarem vantagem competitiva em relação às outras, através da redução dos custos e aumento do nível de serviço prestado ao consumidor. Com a globalização da economia e crescente evolução da tecnologia é importante, para as organizações terem uma gestão eficiente da cadeia de abastecimento. As embalagens retornáveis são essenciais e críticas na operação e na logística inversa da indústria automóvel. No entanto, a escassez de embalagens devido a perdas ou manuseamento ineficiente tem um impacto importante na gestão das embalagens. Estes problemas levam a uma falta de precisão e de informação em tempo real sobre o fluxo das embalagens pela cadeia de abastecimento. Esta dissertação, desenvolvida na área de Controlo de Embalagens da Volkswagen Autoeuropa (VW AE), propõe uma modelo de melhorar o processo de gestão de embalagens retornáveis baseado em sistemas de rastreamento e localização em tempo real, com o objetivo de rastrear e gerir mais eficazmente as embalagens retornáveis em circuito na organização. Para que o objetivo seja alcançado, foi necessário um mapeamento detalhado do processo atual de gestão de embalagens (fluxo físico e de informação). O estudo resultou num mapa de atividades aplicável ao processo de gestão de embalagens vazias já existente. Com a integração de dispositivos eletrónicos e tecnologias de AutoID, foi possível propor a digitalização do processo já existente, através de sistemas de rastreamento, ao nível da redução das tarefas realizadas manualmente e com recurso a documentação em papel durante as várias etapas do processo. Adicionalmente, foi possível obter um maior nível de controlo sob as atividades desempenhadas pelo parceiro logístico.
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