O espaço moderno conquistado pelo mobiliário. Passagem para Norte : Centro Empresarial de Sines
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/13310 |
Resumo: | O presente documento apresenta um estudo acerca do espaço moderno. A principal perspectiva a abordada é a temática do Arquiteto que compõe a sua obra tendo em conta uma igual valorização do espaço exterior e do interior, transpondo a sua visão para peças de mobiliário, criando uma unidade arquitetónica. O período abordado é o da primeira metade do séc.XX, de particular interesse pela forte mudança na concepção de organização do espaço que reflecte as exigências de uma Sociedade pós-revolução industrial que se atualizava ao gosto moderno. É de suma importância a análise de experiências internacionais paradigmáticas nas quais a criação de peças de mobiliário acompanhava a evolução de uma nova estética que se alia à arquitectura moderna. Desta forma, a relação entre o móvel e a arquitectura moderna estreita-se, impactando diretamente o modo de habitar. É fulcral para o presente trabalho, a analise de arquitectos do movimento moderno responsáveis por esta relação, que sem comprometer a qualidade e o conforto, pretendem aliar a estética à função, auxiliados pelos novos métodos de produção. É também destacada a transposição desta tendência para a esfera nacional, onde se evidenciaram figuras como Pardal Monteiro e Cristino da Silva. Por fim, o objectivo final do presente trabalho é uma análise das abordagens aplicadas no início do séc.XX no âmbito da arquitectura e mobiliário de forma a criar uma ferramenta para futuros estudos que impliquem a concepção de espaço sem quebras de linguagem entre os vários elementos de uma mesma obra. |
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O presente documento apresenta um estudo acerca do espaço moderno. A principal perspectiva a abordada é a temática do Arquiteto que compõe a sua obra tendo em conta uma igual valorização do espaço exterior e do interior, transpondo a sua visão para peças de mobiliário, criando uma unidade arquitetónica. O período abordado é o da primeira metade do séc.XX, de particular interesse pela forte mudança na concepção de organização do espaço que reflecte as exigências de uma Sociedade pós-revolução industrial que se atualizava ao gosto moderno. É de suma importância a análise de experiências internacionais paradigmáticas nas quais a criação de peças de mobiliário acompanhava a evolução de uma nova estética que se alia à arquitectura moderna. Desta forma, a relação entre o móvel e a arquitectura moderna estreita-se, impactando diretamente o modo de habitar. É fulcral para o presente trabalho, a analise de arquitectos do movimento moderno responsáveis por esta relação, que sem comprometer a qualidade e o conforto, pretendem aliar a estética à função, auxiliados pelos novos métodos de produção. É também destacada a transposição desta tendência para a esfera nacional, onde se evidenciaram figuras como Pardal Monteiro e Cristino da Silva. Por fim, o objectivo final do presente trabalho é uma análise das abordagens aplicadas no início do séc.XX no âmbito da arquitectura e mobiliário de forma a criar uma ferramenta para futuros estudos que impliquem a concepção de espaço sem quebras de linguagem entre os vários elementos de uma mesma obra. |
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