Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.104 |
Resumo: | O nível de precisão do conhecimento de resultados (CR) é uma variável que interfere na aprendizagem de habilidades motoras, mas esse efeito parece ser diferente para adultos e crianças. Este estudo verificou o efeito da precisão do CR em crianças e adultos durante a aprendizagem de uma tarefa manipulativa com meta de precisão. Quarenta universitários (mulheres = 21.13 ± 2.26 anos; homens = 20.97 ± 2.17 anos) e quarenta crianças (meninas = 9.10 ± .83 anos; meninos = 9.70 ± .48 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo disposto sobre uma mesa, mediante lançamento de discos metálicos. Foram formados seis grupos experimentais e dois grupos controle (sem CR), cada um com 10 sujeitos. Os grupos experimentais diferiram de acordo com a precisão do CR (CR pouco preciso, CR preciso e CR muito preciso) e o nível de desenvolvimento (crianças e adultos). A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Foram utilizadas análises de variância three-way (grupos × idades × blocos) e two-way (grupos × blocos) para as fases de estabilização e adaptação. O conjunto dos resultados permitiu concluir que, nesta tarefa, adultos apresentaram melhor desempenho do que crianças em regimes de baixa e intermediária precisão; em regimes de alta precisão de CR, adultos e crianças mostraram desempenhos semelhantes. |
id |
RCAP_bc7666b3be064ac522ffded794f03ada |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/104 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultosPrecisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultosOriginal ArticleO nível de precisão do conhecimento de resultados (CR) é uma variável que interfere na aprendizagem de habilidades motoras, mas esse efeito parece ser diferente para adultos e crianças. Este estudo verificou o efeito da precisão do CR em crianças e adultos durante a aprendizagem de uma tarefa manipulativa com meta de precisão. Quarenta universitários (mulheres = 21.13 ± 2.26 anos; homens = 20.97 ± 2.17 anos) e quarenta crianças (meninas = 9.10 ± .83 anos; meninos = 9.70 ± .48 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo disposto sobre uma mesa, mediante lançamento de discos metálicos. Foram formados seis grupos experimentais e dois grupos controle (sem CR), cada um com 10 sujeitos. Os grupos experimentais diferiram de acordo com a precisão do CR (CR pouco preciso, CR preciso e CR muito preciso) e o nível de desenvolvimento (crianças e adultos). A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Foram utilizadas análises de variância three-way (grupos × idades × blocos) e two-way (grupos × blocos) para as fases de estabilização e adaptação. O conjunto dos resultados permitiu concluir que, nesta tarefa, adultos apresentaram melhor desempenho do que crianças em regimes de baixa e intermediária precisão; em regimes de alta precisão de CR, adultos e crianças mostraram desempenhos semelhantes.The level of knowledge accuracy of results (KR) is a variable that interferes with the learning of motor skills, however such interference does not work the same way in adults and children. This study examined the effects of KR in children and adults during learning of a manipulative task with target accuracy. Forty adults (female = 21.13 ± 2.26 years; male = 20.97 ± 2.17 years) and forty children (female = 9.10 ± .83 years; male = 9.70 ± .48 years) practiced a task of hitting a target placed on a table by the thrown of metal discs. There were six experimental groups and two control groups (without KR) containing 10 subjects each. Experimental groups differed according to the individual's KR (less precise KR, precise KR and very precise KR) and development level (children and adult). Performance measure was the absolute error (AE). A three-way (age × groups × blocks) and two-way (groups × blocks) analysis of variance for the stabilization and adaptation phases were used. Results showed that adults perform better than children in low and intermediate KR and in high KR adults and children showed similar performance.Edições Sílabas Didáticas2011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.104por2182-29721646-107XBeltrão, Natália BarrosHenrique, Rafael dos SantosSiqueira, Aline Kety Maria deSantos, Juliette Noadya CostaMello, Amanda Maria Santiago deCattuzzo, Maria Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/104Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:39.176854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
title |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
spellingShingle |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos Beltrão, Natália Barros Original Article |
title_short |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
title_full |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
title_fullStr |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
title_full_unstemmed |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
title_sort |
Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos |
author |
Beltrão, Natália Barros |
author_facet |
Beltrão, Natália Barros Henrique, Rafael dos Santos Siqueira, Aline Kety Maria de Santos, Juliette Noadya Costa Mello, Amanda Maria Santiago de Cattuzzo, Maria Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Henrique, Rafael dos Santos Siqueira, Aline Kety Maria de Santos, Juliette Noadya Costa Mello, Amanda Maria Santiago de Cattuzzo, Maria Teresa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltrão, Natália Barros Henrique, Rafael dos Santos Siqueira, Aline Kety Maria de Santos, Juliette Noadya Costa Mello, Amanda Maria Santiago de Cattuzzo, Maria Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original Article |
topic |
Original Article |
description |
O nível de precisão do conhecimento de resultados (CR) é uma variável que interfere na aprendizagem de habilidades motoras, mas esse efeito parece ser diferente para adultos e crianças. Este estudo verificou o efeito da precisão do CR em crianças e adultos durante a aprendizagem de uma tarefa manipulativa com meta de precisão. Quarenta universitários (mulheres = 21.13 ± 2.26 anos; homens = 20.97 ± 2.17 anos) e quarenta crianças (meninas = 9.10 ± .83 anos; meninos = 9.70 ± .48 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo disposto sobre uma mesa, mediante lançamento de discos metálicos. Foram formados seis grupos experimentais e dois grupos controle (sem CR), cada um com 10 sujeitos. Os grupos experimentais diferiram de acordo com a precisão do CR (CR pouco preciso, CR preciso e CR muito preciso) e o nível de desenvolvimento (crianças e adultos). A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Foram utilizadas análises de variância three-way (grupos × idades × blocos) e two-way (grupos × blocos) para as fases de estabilização e adaptação. O conjunto dos resultados permitiu concluir que, nesta tarefa, adultos apresentaram melhor desempenho do que crianças em regimes de baixa e intermediária precisão; em regimes de alta precisão de CR, adultos e crianças mostraram desempenhos semelhantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.104 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130164797374464 |