Precisão de conhecimento de resultados na aprendizagem motora em crianças e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltrão, Natália Barros
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Henrique, Rafael dos Santos, Siqueira, Aline Kety Maria de, Santos, Juliette Noadya Costa, Mello, Amanda Maria Santiago de, Cattuzzo, Maria Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.104
Resumo: O nível de precisão do conhecimento de resultados (CR) é uma variável que interfere na aprendizagem de habilidades motoras, mas esse efeito parece ser diferente para adultos e crianças. Este estudo verificou o efeito da precisão do CR em crianças e adultos durante a aprendizagem de uma tarefa manipulativa com meta de precisão. Quarenta universitários (mulheres = 21.13 ± 2.26 anos; homens = 20.97 ± 2.17 anos) e quarenta crianças (meninas = 9.10 ± .83 anos; meninos = 9.70 ± .48 anos) praticaram uma tarefa de acertar um alvo disposto sobre uma mesa, mediante lançamento de discos metálicos. Foram formados seis grupos experimentais e dois grupos controle (sem CR), cada um com 10 sujeitos. Os grupos experimentais diferiram de acordo com a precisão do CR (CR pouco preciso, CR preciso e CR muito preciso) e o nível de desenvolvimento (crianças e adultos). A medida de desempenho foi o erro absoluto (EA). Foram utilizadas análises de variância three-way (grupos × idades × blocos) e two-way (grupos × blocos) para as fases de estabilização e adaptação. O conjunto dos resultados permitiu concluir que, nesta tarefa, adultos apresentaram melhor desempenho do que crianças em regimes de baixa e intermediária precisão; em regimes de alta precisão de CR, adultos e crianças mostraram desempenhos semelhantes.
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