The role of emotional intelligence in consumer responses to advertising

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Cristina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pereira, Francisco José Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16580
Resumo: As diferenças existentes entre consumidores podem originar reacções distintas face à publicidade. A presente investigação é um estudo exploratório que pretende analisar a influência da inteligência emocional, da necessidade de cognição e da necessidade de emoção nas respostas à publicidade dadas pelos consumidores. Os resultados obtidos confirmam a importância de considerar a inteligência emocional como um factor relevante para prever a opinião global e a atitude desenvolvida relativamente ao anúncio, bem como as respostas emocionais do consumidor quando confrontado com o anúncio. É ainda discutida a influência da necessidade de cognição e da necessidade de emoção nas reacções emocionais perante a publicidade.
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spelling The role of emotional intelligence in consumer responses to advertisingO papel da inteligência emocional nas respostas do consumidor à publicidadeInteligência emocionalNecessidade de cogniçãoNecessidade de emoçãoResposta dos consumidores à publicidadeEmotional intelligenceNeed for cognitionNeed for emotionConsumer responses to advertisingAs diferenças existentes entre consumidores podem originar reacções distintas face à publicidade. A presente investigação é um estudo exploratório que pretende analisar a influência da inteligência emocional, da necessidade de cognição e da necessidade de emoção nas respostas à publicidade dadas pelos consumidores. Os resultados obtidos confirmam a importância de considerar a inteligência emocional como um factor relevante para prever a opinião global e a atitude desenvolvida relativamente ao anúncio, bem como as respostas emocionais do consumidor quando confrontado com o anúncio. É ainda discutida a influência da necessidade de cognição e da necessidade de emoção nas reacções emocionais perante a publicidade.ABSTRACT: Individual differences can lead to changes in the responses given towards an advertising appeal. This is an exploratory study that analyses the influence of emotional intelligence, need for cognition and need for emotion in the consumers’ response to advertising. The results confirm the importance of considering emotional intelligence as an important factor to predict the global opinion towards the ad, the attitude towards the ad and the emotional responses to advertising. The influence of need for cognition and need for emotion in the emotional responses to advertising is also discussed.Escola Superior de Comunicação SocialRCIPLAntunes, Ana CristinaPereira, Francisco José Costa2023-10-25T14:09:11Z2007-122007-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16580engAntunes, A.C. & Pereira, F.C. (2007). The role of emotional intelligence in consumer responses to advertising. Comunicação Pública, 3(5), 29-44. https://doi.org/10.4000/cp.7952183-2269https://doi.org/10.4000/cp.7952info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-01T02:15:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:16.768392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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