Infância, normatividade e direitos da criança: transições contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/49873 |
Resumo: | A globalização de determinado modelo de infância e criança foi estabelecida no século XX por meio de documentos legais de matriz eurocêntrica e hegemonia ideológica e cultural, já identificadas na literatura dos estudos da infância, assinalando a exclusão de crianças que escapam ao enquadramento em que se fundam essas bases: a condição da infância das classes média e superior das sociedades industrializadas. O debate sobre a normatividade da infância é crucial para impedir que, nos planos teórico e social, crianças sejam excluídas da condição da infância, assim como para compreender como a desconsideração da diversidade de infâncias limita o escopo e a capacidade analítica dos estudos da infância e para compreender mudanças em curso na relação entre adultos e crianças nas dimensões política, educativa, cultural e internacional. |
id |
RCAP_bc8a5ea6d98b7ab1070885c23ac748ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49873 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Infância, normatividade e direitos da criança: transições contemporâneasNormatividadeDireitos da criançaInfânciaSociologiaChild rightsChildhoodNormativitySociology of childhoodA globalização de determinado modelo de infância e criança foi estabelecida no século XX por meio de documentos legais de matriz eurocêntrica e hegemonia ideológica e cultural, já identificadas na literatura dos estudos da infância, assinalando a exclusão de crianças que escapam ao enquadramento em que se fundam essas bases: a condição da infância das classes média e superior das sociedades industrializadas. O debate sobre a normatividade da infância é crucial para impedir que, nos planos teórico e social, crianças sejam excluídas da condição da infância, assim como para compreender como a desconsideração da diversidade de infâncias limita o escopo e a capacidade analítica dos estudos da infância e para compreender mudanças em curso na relação entre adultos e crianças nas dimensões política, educativa, cultural e internacional.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade do MinhoMarchi, Rita de CássiaSarmento, Manuel Jacinto20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49873porMarchi, Rita de cássia & Sarmento, Manuel Jacinto (2017). Infância, Normatividade e Direitos da Criança: Transições Contemporâneas. Educação & Sociedade, vol.38, nº 1410101-733010.1590/es0101-73302017175137http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-7330&lng=en&nrm=isoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:56:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:56:24Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infância, normatividade e direitos da criança: transições contemporâneas |
title |
Infância, normatividade e direitos da criança: transições contemporâneas |
spellingShingle |
Infância, normatividade e direitos da criança: transições contemporâneas Marchi, Rita de Cássia Normatividade Direitos da criança Infância Sociologia Child rights Childhood Normativity Sociology of childhood |
title_short |
Infância, normatividade e direitos da criança: transições contemporâneas |
title_full |
Infância, normatividade e direitos da criança: transições contemporâneas |
title_fullStr |
Infância, normatividade e direitos da criança: transições contemporâneas |
title_full_unstemmed |
Infância, normatividade e direitos da criança: transições contemporâneas |
title_sort |
Infância, normatividade e direitos da criança: transições contemporâneas |
author |
Marchi, Rita de Cássia |
author_facet |
Marchi, Rita de Cássia Sarmento, Manuel Jacinto |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Manuel Jacinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchi, Rita de Cássia Sarmento, Manuel Jacinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Normatividade Direitos da criança Infância Sociologia Child rights Childhood Normativity Sociology of childhood |
topic |
Normatividade Direitos da criança Infância Sociologia Child rights Childhood Normativity Sociology of childhood |
description |
A globalização de determinado modelo de infância e criança foi estabelecida no século XX por meio de documentos legais de matriz eurocêntrica e hegemonia ideológica e cultural, já identificadas na literatura dos estudos da infância, assinalando a exclusão de crianças que escapam ao enquadramento em que se fundam essas bases: a condição da infância das classes média e superior das sociedades industrializadas. O debate sobre a normatividade da infância é crucial para impedir que, nos planos teórico e social, crianças sejam excluídas da condição da infância, assim como para compreender como a desconsideração da diversidade de infâncias limita o escopo e a capacidade analítica dos estudos da infância e para compreender mudanças em curso na relação entre adultos e crianças nas dimensões política, educativa, cultural e internacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/49873 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/49873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marchi, Rita de cássia & Sarmento, Manuel Jacinto (2017). Infância, Normatividade e Direitos da Criança: Transições Contemporâneas. Educação & Sociedade, vol.38, nº 141 0101-7330 10.1590/es0101-73302017175137 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0101-7330&lng=en&nrm=iso |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544793688899584 |