Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2965 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho de alunos com deficiência auditiva de grau severo a profundo de classes comuns e especiais quanto à percepção e leitura de fala. Foram avaliados 30 estudantes com idades entre cinco e dezenove anos. Os alunos das classes comuns apresentaram melhor desempenho em todas as tarefas, sugerindo melhor habilidade de percepção e leitura da fala. This study aimed to characterize the performance of students with hearing loss from severe to profound degree of common and special classes on reading and speech perception. We evaluated 30 students aged between five and nineteen years. The common classes of students showed better performance in all tasks, suggesting better ability of speech perception and reading. |
id |
RCAP_bc915599e50f539aa0a3f531bc913600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/2965 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no portuguêsDeficiência auditivaPercepção de falaLeitura labialHearing impairmentSpeech perceptionLip readingO objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho de alunos com deficiência auditiva de grau severo a profundo de classes comuns e especiais quanto à percepção e leitura de fala. Foram avaliados 30 estudantes com idades entre cinco e dezenove anos. Os alunos das classes comuns apresentaram melhor desempenho em todas as tarefas, sugerindo melhor habilidade de percepção e leitura da fala. This study aimed to characterize the performance of students with hearing loss from severe to profound degree of common and special classes on reading and speech perception. We evaluated 30 students aged between five and nineteen years. The common classes of students showed better performance in all tasks, suggesting better ability of speech perception and reading.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMartins, Gilcelia SumanSacaloski, MarisaLongone, Erika2012-04-16T14:41:07Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2965porCadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 2 (2010) 93-102.1647-3485info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:26Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:02.308638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no português |
title |
Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no português |
spellingShingle |
Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no português Martins, Gilcelia Suman Deficiência auditiva Percepção de fala Leitura labial Hearing impairment Speech perception Lip reading |
title_short |
Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no português |
title_full |
Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no português |
title_fullStr |
Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no português |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no português |
title_sort |
Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no português |
author |
Martins, Gilcelia Suman |
author_facet |
Martins, Gilcelia Suman Sacaloski, Marisa Longone, Erika |
author_role |
author |
author2 |
Sacaloski, Marisa Longone, Erika |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Gilcelia Suman Sacaloski, Marisa Longone, Erika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência auditiva Percepção de fala Leitura labial Hearing impairment Speech perception Lip reading |
topic |
Deficiência auditiva Percepção de fala Leitura labial Hearing impairment Speech perception Lip reading |
description |
O objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho de alunos com deficiência auditiva de grau severo a profundo de classes comuns e especiais quanto à percepção e leitura de fala. Foram avaliados 30 estudantes com idades entre cinco e dezenove anos. Os alunos das classes comuns apresentaram melhor desempenho em todas as tarefas, sugerindo melhor habilidade de percepção e leitura da fala. This study aimed to characterize the performance of students with hearing loss from severe to profound degree of common and special classes on reading and speech perception. We evaluated 30 students aged between five and nineteen years. The common classes of students showed better performance in all tasks, suggesting better ability of speech perception and reading. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010-01-01T00:00:00Z 2012-04-16T14:41:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/2965 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/2965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 2 (2010) 93-102. 1647-3485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130265465913344 |