A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11034 |
Resumo: | Esta investigação parte duma preocupação em perceber a importância que é dada à abordagem da cultura no contexto de ensino-aprendizagem e se esta promove a Competência Comunicativa Intercultural (Byram, 1997) nos alunos, contribuindo, assim, para o preconizado nos documentos e recomendações das instituições europeias. São estas diretrizes que regem também os programas nacionais orientadores do ensino de línguas estrangeiras, aqui representadas pelas Metas Curriculares de Inglês para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sabendo do papel que o manual didático desempenha enquanto recurso educativo, descobrir se a conceção do mesmo está ao serviço do designado no Domínio Intercultural das Metas Curriculares constitui um dos nossos objetivos. Saber quais os aspetos culturais (mais) contemplados segundo o modelo de iceberg cultural (Brake, 1995; Hall, 1975) e como são abordados (Kramsch, 1996) são também objetivos deste estudo, bem como tentar proporcionar uma visão de que os manuais são também recursos formativos para o professor (Roegiers, 1998), na medida em que podem ser reinventados. Utilizamos uma metodologia essencialmente qualitativa (Vilela, 2009) para fazer a recolha e leitura dos dados numa base dialógica e concebemos instrumentos de análise com base nos nossos autores de referência. Como resultados dessa investigação, salientamos o facto de nem todos os manuais espelharem a totalidade dos descritores das Metas Curriculares e a noção de que uns são mais adequados que outros, quer na adequação quer na quantidade de atividades propostas, à promoção de abordagens interculturais na aula de inglês. Esperamos poder contribuir para a importância de uma reflexão cuidada na adoção deste instrumento de trabalho e sensibilizar para as inúmeras possibilidades de redescoberta do manual e de complementação com outros recursos autênticos. |
id |
RCAP_bc92f005d93bc89ffe8b4212f5507a94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11034 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoCompetência Comunicativa InterculturalCulturaIceberg culturalManual escolarAula de língua estrangeiraIntercultural Communicative CompetenceCultureCultural icebergTextbooksForeign language classDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta investigação parte duma preocupação em perceber a importância que é dada à abordagem da cultura no contexto de ensino-aprendizagem e se esta promove a Competência Comunicativa Intercultural (Byram, 1997) nos alunos, contribuindo, assim, para o preconizado nos documentos e recomendações das instituições europeias. São estas diretrizes que regem também os programas nacionais orientadores do ensino de línguas estrangeiras, aqui representadas pelas Metas Curriculares de Inglês para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sabendo do papel que o manual didático desempenha enquanto recurso educativo, descobrir se a conceção do mesmo está ao serviço do designado no Domínio Intercultural das Metas Curriculares constitui um dos nossos objetivos. Saber quais os aspetos culturais (mais) contemplados segundo o modelo de iceberg cultural (Brake, 1995; Hall, 1975) e como são abordados (Kramsch, 1996) são também objetivos deste estudo, bem como tentar proporcionar uma visão de que os manuais são também recursos formativos para o professor (Roegiers, 1998), na medida em que podem ser reinventados. Utilizamos uma metodologia essencialmente qualitativa (Vilela, 2009) para fazer a recolha e leitura dos dados numa base dialógica e concebemos instrumentos de análise com base nos nossos autores de referência. Como resultados dessa investigação, salientamos o facto de nem todos os manuais espelharem a totalidade dos descritores das Metas Curriculares e a noção de que uns são mais adequados que outros, quer na adequação quer na quantidade de atividades propostas, à promoção de abordagens interculturais na aula de inglês. Esperamos poder contribuir para a importância de uma reflexão cuidada na adoção deste instrumento de trabalho e sensibilizar para as inúmeras possibilidades de redescoberta do manual e de complementação com outros recursos autênticos.This investigation comes from a concern on understanding the importance that is given to the cultural approach in the teaching and learning process and if it promotes the Intercultural Communicative Competence in students (Byram, 1997), thus contributing to what is aimed in the official documents and recommendations of European institutions. These orientations also guide the national programmes here represented by English Curriculum Goals for Primary School Teaching. Being aware of the role textbooks assume as educational resources, finding out if their conception accomplishes those established goals is one of our aims. Getting to know which cultural aspects, they focus more, based on the cultural iceberg model (Brake, 1995; Hall, 1975), and how that approach is made (Kramsch, 1996) are also aims of this study, as well as trying to provide a vision that textbooks can be taken as formative tools for teachers (Roegiers, 1998), since they can be reinvented. We used a mainly qualitative methodology (Vilela, 2009) to collect and analyse the data on a dialogical view and created tools based on our reference authors. As a result, we underline the fact that, not all the textbooks reflect all the goals previewed in the national official document and some can be seen as more adequate and consistent than others in what concerns the quality and quantity of activities proposed, aiming the development of intercultural approaches in the English lesson. We hope we can contribute to the awareness of how important a reflexion and accurate analysis is when it comes the time to choose a textbook, as well as underlining the vast range of possibilities to rediscover it as well as considering the use of authentic materials.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCruz, Mário Rui Domingues Ferreira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPaço, Catarina Isabel Barbosa Maciel Carvalhido do2018-02-23T17:38:31Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11034TID:201858053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:23.800268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico Paço, Catarina Isabel Barbosa Maciel Carvalhido do Competência Comunicativa Intercultural Cultura Iceberg cultural Manual escolar Aula de língua estrangeira Intercultural Communicative Competence Culture Cultural iceberg Textbooks Foreign language class Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A abordagem do domínio intercultural nos manuais de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Paço, Catarina Isabel Barbosa Maciel Carvalhido do |
author_facet |
Paço, Catarina Isabel Barbosa Maciel Carvalhido do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paço, Catarina Isabel Barbosa Maciel Carvalhido do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Comunicativa Intercultural Cultura Iceberg cultural Manual escolar Aula de língua estrangeira Intercultural Communicative Competence Culture Cultural iceberg Textbooks Foreign language class Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competência Comunicativa Intercultural Cultura Iceberg cultural Manual escolar Aula de língua estrangeira Intercultural Communicative Competence Culture Cultural iceberg Textbooks Foreign language class Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Esta investigação parte duma preocupação em perceber a importância que é dada à abordagem da cultura no contexto de ensino-aprendizagem e se esta promove a Competência Comunicativa Intercultural (Byram, 1997) nos alunos, contribuindo, assim, para o preconizado nos documentos e recomendações das instituições europeias. São estas diretrizes que regem também os programas nacionais orientadores do ensino de línguas estrangeiras, aqui representadas pelas Metas Curriculares de Inglês para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sabendo do papel que o manual didático desempenha enquanto recurso educativo, descobrir se a conceção do mesmo está ao serviço do designado no Domínio Intercultural das Metas Curriculares constitui um dos nossos objetivos. Saber quais os aspetos culturais (mais) contemplados segundo o modelo de iceberg cultural (Brake, 1995; Hall, 1975) e como são abordados (Kramsch, 1996) são também objetivos deste estudo, bem como tentar proporcionar uma visão de que os manuais são também recursos formativos para o professor (Roegiers, 1998), na medida em que podem ser reinventados. Utilizamos uma metodologia essencialmente qualitativa (Vilela, 2009) para fazer a recolha e leitura dos dados numa base dialógica e concebemos instrumentos de análise com base nos nossos autores de referência. Como resultados dessa investigação, salientamos o facto de nem todos os manuais espelharem a totalidade dos descritores das Metas Curriculares e a noção de que uns são mais adequados que outros, quer na adequação quer na quantidade de atividades propostas, à promoção de abordagens interculturais na aula de inglês. Esperamos poder contribuir para a importância de uma reflexão cuidada na adoção deste instrumento de trabalho e sensibilizar para as inúmeras possibilidades de redescoberta do manual e de complementação com outros recursos autênticos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-02-23T17:38:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11034 TID:201858053 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11034 |
identifier_str_mv |
TID:201858053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131409287217152 |