Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000200003 http://hdl.handle.net/11449/28881 |
Resumo: | Muitas práticas educacionais no ensino e aprendizagem de línguas parecem ainda dominadas por uma visão de cultura essencialista, na qual os alunos, suas habilidades e atitudes de aprendizagem são caracterizadas por estereótipos problemáticos e/ou imaginários de suas culturas religiosas, étnicas e nacionais. As novas ferramentas e aplicativos para comunicação trazidos pela internet têm contribuído para o aumento de práticas comunicativas entre indivíduos de diferentes culturas e o uso da língua inglesa entre falantes não nativos, o que também tende a trazer impactos sobre a maneira como entendemos e ensinamos cultura na aprendizagem de tal língua. Este artigo pretende explicitar a visão de cultura presente nos conceitos de competência comunicativa e competência intercultural, e discutir a necessidade de reformulação do componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, para que ele objetive a exploração da complexidade advinda do pragmatismo dos encontros interculturais na contemporaneidade. |
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Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesaGlobal neighbourhood or imposed closeness? Impacts of computer mediated intercultural communication on the role of culture in English language teachingensino de línguasnovas tecnologiasculturacompetência interculturalcompetência comunicativalanguage teachingnew technologiescultureintercultural competencecommunicative competenceMuitas práticas educacionais no ensino e aprendizagem de línguas parecem ainda dominadas por uma visão de cultura essencialista, na qual os alunos, suas habilidades e atitudes de aprendizagem são caracterizadas por estereótipos problemáticos e/ou imaginários de suas culturas religiosas, étnicas e nacionais. As novas ferramentas e aplicativos para comunicação trazidos pela internet têm contribuído para o aumento de práticas comunicativas entre indivíduos de diferentes culturas e o uso da língua inglesa entre falantes não nativos, o que também tende a trazer impactos sobre a maneira como entendemos e ensinamos cultura na aprendizagem de tal língua. Este artigo pretende explicitar a visão de cultura presente nos conceitos de competência comunicativa e competência intercultural, e discutir a necessidade de reformulação do componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, para que ele objetive a exploração da complexidade advinda do pragmatismo dos encontros interculturais na contemporaneidade.Many educational practices in foreign language teaching and learning still seem to be controlled by an essentialist view of culture, in which the students, their abilities, and learning attitudes are characterized by problematic and/or imaginary stereotypes of their religious, ethnical, and national cultures. The new tools and devices for communication provided by the internet have contributed to the increase of communicative practices between individuals of different cultures and the use of the English language among non-native speakers, something which also tends to cause impacts on the way we understand and teach culture in the learning of such a language. This paper aims at clarifying the view of culture present in the concepts of communicative competence and intercultural competence, and discussing the need for reformulating the cultural component in language teaching and learning, so that it aims to explore the complexity from the pragmatism of intercultural meetings in contemporaneity.UNESPUNESPPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]2014-05-20T15:13:40Z2014-05-20T15:13:40Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article235-256application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000200003DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - PUC-SP, v. 27, n. 2, p. 235-256, 2011.0102-4450http://hdl.handle.net/11449/2888110.1590/S0102-44502011000200003S0102-44502011000200003S0102-44502011000200003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada0,133info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:06:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28881Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:20:49.916651Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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