Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000200003
http://hdl.handle.net/11449/28881
Resumo: Muitas práticas educacionais no ensino e aprendizagem de línguas parecem ainda dominadas por uma visão de cultura essencialista, na qual os alunos, suas habilidades e atitudes de aprendizagem são caracterizadas por estereótipos problemáticos e/ou imaginários de suas culturas religiosas, étnicas e nacionais. As novas ferramentas e aplicativos para comunicação trazidos pela internet têm contribuído para o aumento de práticas comunicativas entre indivíduos de diferentes culturas e o uso da língua inglesa entre falantes não nativos, o que também tende a trazer impactos sobre a maneira como entendemos e ensinamos cultura na aprendizagem de tal língua. Este artigo pretende explicitar a visão de cultura presente nos conceitos de competência comunicativa e competência intercultural, e discutir a necessidade de reformulação do componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, para que ele objetive a exploração da complexidade advinda do pragmatismo dos encontros interculturais na contemporaneidade.
id UNSP_148cc6f933e69413140b22c7e00fa429
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28881
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesaGlobal neighbourhood or imposed closeness? Impacts of computer mediated intercultural communication on the role of culture in English language teachingensino de línguasnovas tecnologiasculturacompetência interculturalcompetência comunicativalanguage teachingnew technologiescultureintercultural competencecommunicative competenceMuitas práticas educacionais no ensino e aprendizagem de línguas parecem ainda dominadas por uma visão de cultura essencialista, na qual os alunos, suas habilidades e atitudes de aprendizagem são caracterizadas por estereótipos problemáticos e/ou imaginários de suas culturas religiosas, étnicas e nacionais. As novas ferramentas e aplicativos para comunicação trazidos pela internet têm contribuído para o aumento de práticas comunicativas entre indivíduos de diferentes culturas e o uso da língua inglesa entre falantes não nativos, o que também tende a trazer impactos sobre a maneira como entendemos e ensinamos cultura na aprendizagem de tal língua. Este artigo pretende explicitar a visão de cultura presente nos conceitos de competência comunicativa e competência intercultural, e discutir a necessidade de reformulação do componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, para que ele objetive a exploração da complexidade advinda do pragmatismo dos encontros interculturais na contemporaneidade.Many educational practices in foreign language teaching and learning still seem to be controlled by an essentialist view of culture, in which the students, their abilities, and learning attitudes are characterized by problematic and/or imaginary stereotypes of their religious, ethnical, and national cultures. The new tools and devices for communication provided by the internet have contributed to the increase of communicative practices between individuals of different cultures and the use of the English language among non-native speakers, something which also tends to cause impacts on the way we understand and teach culture in the learning of such a language. This paper aims at clarifying the view of culture present in the concepts of communicative competence and intercultural competence, and discussing the need for reformulating the cultural component in language teaching and learning, so that it aims to explore the complexity from the pragmatism of intercultural meetings in contemporaneity.UNESPUNESPPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]2014-05-20T15:13:40Z2014-05-20T15:13:40Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article235-256application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000200003DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - PUC-SP, v. 27, n. 2, p. 235-256, 2011.0102-4450http://hdl.handle.net/11449/2888110.1590/S0102-44502011000200003S0102-44502011000200003S0102-44502011000200003.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada0,133info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:06:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28881Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:20:49.916651Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa
Global neighbourhood or imposed closeness? Impacts of computer mediated intercultural communication on the role of culture in English language teaching
title Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa
spellingShingle Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa
Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
ensino de línguas
novas tecnologias
cultura
competência intercultural
competência comunicativa
language teaching
new technologies
culture
intercultural competence
communicative competence
title_short Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa
title_full Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa
title_fullStr Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa
title_full_unstemmed Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa
title_sort Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa
author Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
author_facet Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de línguas
novas tecnologias
cultura
competência intercultural
competência comunicativa
language teaching
new technologies
culture
intercultural competence
communicative competence
topic ensino de línguas
novas tecnologias
cultura
competência intercultural
competência comunicativa
language teaching
new technologies
culture
intercultural competence
communicative competence
description Muitas práticas educacionais no ensino e aprendizagem de línguas parecem ainda dominadas por uma visão de cultura essencialista, na qual os alunos, suas habilidades e atitudes de aprendizagem são caracterizadas por estereótipos problemáticos e/ou imaginários de suas culturas religiosas, étnicas e nacionais. As novas ferramentas e aplicativos para comunicação trazidos pela internet têm contribuído para o aumento de práticas comunicativas entre indivíduos de diferentes culturas e o uso da língua inglesa entre falantes não nativos, o que também tende a trazer impactos sobre a maneira como entendemos e ensinamos cultura na aprendizagem de tal língua. Este artigo pretende explicitar a visão de cultura presente nos conceitos de competência comunicativa e competência intercultural, e discutir a necessidade de reformulação do componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, para que ele objetive a exploração da complexidade advinda do pragmatismo dos encontros interculturais na contemporaneidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
2014-05-20T15:13:40Z
2014-05-20T15:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000200003
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - PUC-SP, v. 27, n. 2, p. 235-256, 2011.
0102-4450
http://hdl.handle.net/11449/28881
10.1590/S0102-44502011000200003
S0102-44502011000200003
S0102-44502011000200003.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000200003
http://hdl.handle.net/11449/28881
identifier_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - PUC-SP, v. 27, n. 2, p. 235-256, 2011.
0102-4450
10.1590/S0102-44502011000200003
S0102-44502011000200003
S0102-44502011000200003.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
0,133
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 235-256
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128499594035200