A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paula Cristina Pereira Nogueira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20251
Resumo: Este relatório está elaborado com base na Prática de Ensino Supervisionado (P.E.S) , componente integrante no mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico numa Escola E.B. 2,3 no decorrer do ano lectivo 2015/2016. Pretendo com este trabalho de forma objectiva e concisa, descrever as actividades e experiências vivenciadas pelos alunos com uma postura reflexiva e critica. O relatório centra-se na observação directa das aulas assim como em actividades não lectivas. A práctica lectiva foi de 2º e 3º Ciclo (turmas de 5º, 6º e 8º), planificação e produção de materiais didáticos, presença em reuniões e conselhos de turma, bem como actividades musicais realizadas na escola, de forma a aferir de que forma se desenvolve a identidade musical dos alunos do 2º Ciclo. As actividades a desenvolver no projecto de investigação consistiram em criar questionários para saber de que forma os alunos se identificam ou não com a música na sua componente pessoal e escolar. Foi ainda realizado um inquérito colectivo com duas turmas de 5º ano para saber que papel tem a música na sua vida e mais objectivamente de que forma a prática instrumental na escola os motiva para as aulas de Educação Musical. A componente prática consistiu na observação das turmas da orientadora de estágio ( 1 turma de NEE Musicoterapia; 3 turmas de 8º Ano, 1 delas com plano curricular alternativo; 2 turmas de 6º Ano em que uma delas é de direção de turma da responsabilidade da orientadora e 4 turmas de 5º Ano, uma reduzida com 6 alunos NEE e outra reduzida por ser articulada com a Academia dos Amadores de Musica de Lisboa- metade da turma não tem Educação Musical na escola). Neste contexto planificadas e conduzidas de 10 aulas de 90 minutos como parte integrante do estágio. Estas aulas foram planificadas de acordo com os conteudos programáticos da professora/orientadora, pretendendo-se a utilização e aplicação de conhecimentos cientificos, pedagógicos , didáticos e metodológicos á definição, gestão e avaliação dos planos curriculares e de práticas pedagógicas no contexto da Educação Musical. Foram acompanhadas até ao final do ano lectivo as reuniões de avaliação e conselhos de docentes realizados e inerentes á prática docente. No relatório serão caracterizadas as turmas, bem como a escola e realçado os projectos extracurriculares oferecidos aos alunos na área musical. Desta prática resultará uma reflexão e introspecção sobre a actividade docente que pretende contribuir para o uso de mais ferramentas didáticas e pedagógicas na docência da disciplina de Educação Musical. Nas aulas conduzidas por mim foram privilegiados o uso e exploração do instrumental orff, pretendendo observar se o facto da matéria ser dada com recurso a instrumentos reforça os conhecimentos ou pelo contrário se esta prática prejudica a aprendizagem, pretendo também observar as diferenças em termos etários do manuseamento dos instrumentos. Ao longo do ano lectivo observei que os alunos de 5º Ano estão mais motivados para a componente prática das aulas de Educação Musical, e seguindo as linhas orientadora para a minha investigação, atraves da planificação das aulas tentei criar uma dinâmica que permitisse manter o programa mas utilizar exclusivamente esta componente na exposição dos conceitos inerentes aos conteudos programáticos.
id RCAP_bc98af1acb997dcf11ffa21146666419
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escolaEducação MusicalMúsica instrumentalMúsica de conjuntoPrática instrumentalMusic educationInstrumental musicSongInstrumental PracticeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste relatório está elaborado com base na Prática de Ensino Supervisionado (P.E.S) , componente integrante no mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico numa Escola E.B. 2,3 no decorrer do ano lectivo 2015/2016. Pretendo com este trabalho de forma objectiva e concisa, descrever as actividades e experiências vivenciadas pelos alunos com uma postura reflexiva e critica. O relatório centra-se na observação directa das aulas assim como em actividades não lectivas. A práctica lectiva foi de 2º e 3º Ciclo (turmas de 5º, 6º e 8º), planificação e produção de materiais didáticos, presença em reuniões e conselhos de turma, bem como actividades musicais realizadas na escola, de forma a aferir de que forma se desenvolve a identidade musical dos alunos do 2º Ciclo. As actividades a desenvolver no projecto de investigação consistiram em criar questionários para saber de que forma os alunos se identificam ou não com a música na sua componente pessoal e escolar. Foi ainda realizado um inquérito colectivo com duas turmas de 5º ano para saber que papel tem a música na sua vida e mais objectivamente de que forma a prática instrumental na escola os motiva para as aulas de Educação Musical. A componente prática consistiu na observação das turmas da orientadora de estágio ( 1 turma de NEE Musicoterapia; 3 turmas de 8º Ano, 1 delas com plano curricular alternativo; 2 turmas de 6º Ano em que uma delas é de direção de turma da responsabilidade da orientadora e 4 turmas de 5º Ano, uma reduzida com 6 alunos NEE e outra reduzida por ser articulada com a Academia dos Amadores de Musica de Lisboa- metade da turma não tem Educação Musical na escola). Neste contexto planificadas e conduzidas de 10 aulas de 90 minutos como parte integrante do estágio. Estas aulas foram planificadas de acordo com os conteudos programáticos da professora/orientadora, pretendendo-se a utilização e aplicação de conhecimentos cientificos, pedagógicos , didáticos e metodológicos á definição, gestão e avaliação dos planos curriculares e de práticas pedagógicas no contexto da Educação Musical. Foram acompanhadas até ao final do ano lectivo as reuniões de avaliação e conselhos de docentes realizados e inerentes á prática docente. No relatório serão caracterizadas as turmas, bem como a escola e realçado os projectos extracurriculares oferecidos aos alunos na área musical. Desta prática resultará uma reflexão e introspecção sobre a actividade docente que pretende contribuir para o uso de mais ferramentas didáticas e pedagógicas na docência da disciplina de Educação Musical. Nas aulas conduzidas por mim foram privilegiados o uso e exploração do instrumental orff, pretendendo observar se o facto da matéria ser dada com recurso a instrumentos reforça os conhecimentos ou pelo contrário se esta prática prejudica a aprendizagem, pretendo também observar as diferenças em termos etários do manuseamento dos instrumentos. Ao longo do ano lectivo observei que os alunos de 5º Ano estão mais motivados para a componente prática das aulas de Educação Musical, e seguindo as linhas orientadora para a minha investigação, atraves da planificação das aulas tentei criar uma dinâmica que permitisse manter o programa mas utilizar exclusivamente esta componente na exposição dos conceitos inerentes aos conteudos programáticos.Summary the importance of music in the lives of students in the second cycle: instrumental Practice together at school this report is prepared on the basis of the practice of Supervised Learning (E.g. S), an integral component in the master of music education in primary education in a school E.B. 2.3 during the academic year 2015/2016. I intend to with this work objectively and concisely, describe the activities and experiences that they experienced by students with a reflective and critical stance. The report focuses on direct observation of the classroom as well as in teaching activities. The teaching practice was 2nd and 3rd cycle (classes 5, 6 and 8), planning and production of teaching materials, presence in meetings and class councils, as well as musical activities carried out at school, in order to assess how the musical identity of pupils of the 2nd cycle. The activities to develop in the research project consisted in creating questionnaires to know how students themselves or not with the music on your personal and school component. It was further held a collective inquiry with two fifth-grade classes to learn what role has the music in his life and more objectively how instrumental practice at school motivates them to the Music education classes. The practical component was the observation of classes of Counselor training course (1 class of NEE music therapy; 3 classes from 8th grade, 1 of them with alternative curriculum; 2 classes of sixth grade in which one of them is the responsibility of the direction guidance and 4 classes of fifth grade, a reduced with 6 students NEE and another reduced by be articulated with the Academia dos Amadores de Musica de Lisboa-half the class has no music education at school). In this context, planned and conducted 10 90-minute lessons as part of the stage. These lessons were planned according to the programmatic content of the teacher/advisor, to the use and 11 application of scientific knowledge, methodological and didactic teaching to the definition, management and evaluation of curriculum and pedagogical practices in the context of music education. Were accompanied by the end of the school year evaluation meetings and advice of teachers conducted and inherent to teaching practice. The report will be characterized the classes, as well as the school and highlighted the extracurricular projects offered to students in music. This practice will result a reflection and introspection about the teaching activity that aims to contribute to the use of more didactic and pedagogical tools in the teaching of music education. In class conducted by me were privileged the use and exploitation of instrumental orff, intending to observe if the fact of the matter be given using instruments strengthens reinforces knowledge or on the contrary if this practice undermines the learning, I intend to also observe the differences in age terms of the handling of the instruments. Throughout the school year noticed that the fifth-year students are more motivated for the practical component of the Music education classes, and following the guiding lines for my research, through the planning of lessons I tried to create a dynamic that would keep the program but only use this component in the exhibition of the concepts inherent to the programmatic content.Reigado, João Pedro LopesRUNPereira, Paula Cristina Pereira Nogueira2019-12-13T01:30:20Z2016-12-132016-11-152016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20251TID:201552248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:52Zoai:run.unl.pt:10362/20251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:04.602642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escola
title A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escola
spellingShingle A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escola
Pereira, Paula Cristina Pereira Nogueira
Educação Musical
Música instrumental
Música de conjunto
Prática instrumental
Music education
Instrumental music
Song
Instrumental Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escola
title_full A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escola
title_fullStr A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escola
title_full_unstemmed A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escola
title_sort A importância da música nos alunos do 2º Ciclo Ensino Básico: Prática Instrumental de conjunto na escola
author Pereira, Paula Cristina Pereira Nogueira
author_facet Pereira, Paula Cristina Pereira Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reigado, João Pedro Lopes
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paula Cristina Pereira Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Música instrumental
Música de conjunto
Prática instrumental
Music education
Instrumental music
Song
Instrumental Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação Musical
Música instrumental
Música de conjunto
Prática instrumental
Music education
Instrumental music
Song
Instrumental Practice
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Este relatório está elaborado com base na Prática de Ensino Supervisionado (P.E.S) , componente integrante no mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico numa Escola E.B. 2,3 no decorrer do ano lectivo 2015/2016. Pretendo com este trabalho de forma objectiva e concisa, descrever as actividades e experiências vivenciadas pelos alunos com uma postura reflexiva e critica. O relatório centra-se na observação directa das aulas assim como em actividades não lectivas. A práctica lectiva foi de 2º e 3º Ciclo (turmas de 5º, 6º e 8º), planificação e produção de materiais didáticos, presença em reuniões e conselhos de turma, bem como actividades musicais realizadas na escola, de forma a aferir de que forma se desenvolve a identidade musical dos alunos do 2º Ciclo. As actividades a desenvolver no projecto de investigação consistiram em criar questionários para saber de que forma os alunos se identificam ou não com a música na sua componente pessoal e escolar. Foi ainda realizado um inquérito colectivo com duas turmas de 5º ano para saber que papel tem a música na sua vida e mais objectivamente de que forma a prática instrumental na escola os motiva para as aulas de Educação Musical. A componente prática consistiu na observação das turmas da orientadora de estágio ( 1 turma de NEE Musicoterapia; 3 turmas de 8º Ano, 1 delas com plano curricular alternativo; 2 turmas de 6º Ano em que uma delas é de direção de turma da responsabilidade da orientadora e 4 turmas de 5º Ano, uma reduzida com 6 alunos NEE e outra reduzida por ser articulada com a Academia dos Amadores de Musica de Lisboa- metade da turma não tem Educação Musical na escola). Neste contexto planificadas e conduzidas de 10 aulas de 90 minutos como parte integrante do estágio. Estas aulas foram planificadas de acordo com os conteudos programáticos da professora/orientadora, pretendendo-se a utilização e aplicação de conhecimentos cientificos, pedagógicos , didáticos e metodológicos á definição, gestão e avaliação dos planos curriculares e de práticas pedagógicas no contexto da Educação Musical. Foram acompanhadas até ao final do ano lectivo as reuniões de avaliação e conselhos de docentes realizados e inerentes á prática docente. No relatório serão caracterizadas as turmas, bem como a escola e realçado os projectos extracurriculares oferecidos aos alunos na área musical. Desta prática resultará uma reflexão e introspecção sobre a actividade docente que pretende contribuir para o uso de mais ferramentas didáticas e pedagógicas na docência da disciplina de Educação Musical. Nas aulas conduzidas por mim foram privilegiados o uso e exploração do instrumental orff, pretendendo observar se o facto da matéria ser dada com recurso a instrumentos reforça os conhecimentos ou pelo contrário se esta prática prejudica a aprendizagem, pretendo também observar as diferenças em termos etários do manuseamento dos instrumentos. Ao longo do ano lectivo observei que os alunos de 5º Ano estão mais motivados para a componente prática das aulas de Educação Musical, e seguindo as linhas orientadora para a minha investigação, atraves da planificação das aulas tentei criar uma dinâmica que permitisse manter o programa mas utilizar exclusivamente esta componente na exposição dos conceitos inerentes aos conteudos programáticos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
2016-11-15
2016-12-13T00:00:00Z
2019-12-13T01:30:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20251
TID:201552248
url http://hdl.handle.net/10362/20251
identifier_str_mv TID:201552248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137891511697408