Relações entre liderança de topo e lideranças intermédias num agrupamento de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Maria Selene Quintas de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7192
Resumo: Este estudo, baseado no nosso percurso profissional, tem como temática central a relação entre lideranças de departamento e a liderança de topo, mais concretamente, a influência exercida, ou não, das primeiras em relação às segundas num agrupamento de escolas. O objetivo geral deste projeto de intervenção é, pois, compreender as relações existentes entre a liderança de topo e os departamentos num agrupamento de escolas (AEAS). Trata-se de um estudo de caso, qualitativo com recurso a dados quantitativos. A nossa amostra é constituída pelos professores do agrupamento de escolas que responderam voluntariamente a um questionário de ‘administração indireta’, enviado por e-mail através do Google docs e aí recebido. Neste agrupamento, a maior parte das pessoas afirma existirem várias lideranças, realçando-se o diretor e os coordenadores de departamento. A maior parte dos participantes opina que os departamentos curriculares e a direção se influenciam reciprocamente, sendo as relações entre essas lideranças boas e a comunicação eficaz. Estando as funções das várias lideranças bem definidas, a liderança de topo atua como par dos coordenadores de departamento na procura da melhoria da qualidade da organização, tendo confiança no desempenho deles para a eficácia da organização e tendo bastante em conta as opiniões dos departamentos acerca do funcionamento da organização. Por seu turno, reciprocamente, os departamentos curriculares confiam bastante no desempenho da liderança de topo para a eficácia da organização e os seus coordenadores sentem-se envolvidos nas decisões importantes conducentes ao bom desenvolvimento organizacional do agrupamento. Uma boa percentagem dos inquiridos pensa que os coordenadores de departamento curricular têm bastante consciência da sua liderança no desenvolvimento da organização escolar do seu agrupamento. No mesmo sentido, uma percentagem relevante dos participantes afirma que os professores, no geral, consideram bastante os coordenadores de departamento como líderes. A maior parte dos respondentes afirma que os coordenadores de departamento exercem supervisão pois promovem a reflexão, promovem o trabalho colaborativo, avaliam, entre outras funções, e assumem que os coordenadores de departamento devem ter formação específica para o bom desempenho das suas funções, incluindo as de supervisão.
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Neste agrupamento, a maior parte das pessoas afirma existirem várias lideranças, realçando-se o diretor e os coordenadores de departamento. A maior parte dos participantes opina que os departamentos curriculares e a direção se influenciam reciprocamente, sendo as relações entre essas lideranças boas e a comunicação eficaz. Estando as funções das várias lideranças bem definidas, a liderança de topo atua como par dos coordenadores de departamento na procura da melhoria da qualidade da organização, tendo confiança no desempenho deles para a eficácia da organização e tendo bastante em conta as opiniões dos departamentos acerca do funcionamento da organização. Por seu turno, reciprocamente, os departamentos curriculares confiam bastante no desempenho da liderança de topo para a eficácia da organização e os seus coordenadores sentem-se envolvidos nas decisões importantes conducentes ao bom desenvolvimento organizacional do agrupamento. Uma boa percentagem dos inquiridos pensa que os coordenadores de departamento curricular têm bastante consciência da sua liderança no desenvolvimento da organização escolar do seu agrupamento. No mesmo sentido, uma percentagem relevante dos participantes afirma que os professores, no geral, consideram bastante os coordenadores de departamento como líderes. A maior parte dos respondentes afirma que os coordenadores de departamento exercem supervisão pois promovem a reflexão, promovem o trabalho colaborativo, avaliam, entre outras funções, e assumem que os coordenadores de departamento devem ter formação específica para o bom desempenho das suas funções, incluindo as de supervisão.This study, based on our professional career, has as its central theme the relationship between department leaders and top leadership, in particular, the influence, or not, in respect of the first, in a school cluster. The overall objective of this intervention is therefore to understand the relationship between the top leadership and the departments in a school cluster (AEAS). This is a case study, qualitative, but using quantitative data. Our sample comprises the group of schools teachers who responded voluntarily to a questionnaire of 'indirect rule', sent by email through Google docs and received there. In this group, most people agree there are several leaders, highlighting the principal and heads of department. Most participants opine that the curricular departments and direction influence each other, and the relationships between these good leadership and effective communication. Being functions of several well-defined leaders, the top leadership acts as a couple of heads of department in the pursuit of improving the quality of the organization, having confidence in their performance to the organization's effectiveness and taking into account enough the opinions of departments about functioning of the organization. Reciprocally, the curricular departments rely enough on the performance of top leadership to the organization's effectiveness and its coordinators feel involved in important steps towards developing good organizational grouping decisions. A good percentage of respondents think the department of curriculum coordinators have enough awareness of their leadership in the development of school organization grouping. Similarly, a significant percentage of the participants stated that teachers, in general, consider the very heads of department as leaders. Most respondents said that the heads of department exercise supervision because they promote reflection, promote collaborative work, evaluate, among other functions, and assume that heads of department should have specific training for the proper performance of their duties, including supervision.2016-08-26T12:23:10Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7192TID:201329298pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Maria Selene Quintas dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:58.404860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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