Contextos pessoais e formação em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7116 |
Resumo: | A utilização das memórias pessoais dos contextos e das práticas de Educação Física (EF) na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) por parte de futuros professores do 1º CEB é o suporte deste estudo exploratório. Através de questionários (34) e fichas de trabalho (42) foi possível recolher narrativas de forte pendor pessoal, num cruzar da análise da realidade da sua escola de infância com as possibilidades de construção curricular da área de EF com base no programa oficial em vigor. Os resultados apontam para a reduzida e inconsistente abordagem desta área, muitas vezes em escolas com condições materiais susceptíveis da sua abordagem. Podemos salientar que a forma pessoal como cada inquirido respondeu, as referências às atitudes e crenças dos seus professores primários, as ligações entre o conhecimento do contexto da escola e o conhecimento de conteúdo da área de EF, bem como as perspectivas de reflexividade crítica e as prospectivas de intervenção pedagógica futura na área de EF no 1º CEB são os resultados mais evidentes. |
id |
RCAP_bcadfab3a7e8941891149a2cf89be259 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/7116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contextos pessoais e formação em Educação Físicaprofessoreseducação físicaescola primáriaA utilização das memórias pessoais dos contextos e das práticas de Educação Física (EF) na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) por parte de futuros professores do 1º CEB é o suporte deste estudo exploratório. Através de questionários (34) e fichas de trabalho (42) foi possível recolher narrativas de forte pendor pessoal, num cruzar da análise da realidade da sua escola de infância com as possibilidades de construção curricular da área de EF com base no programa oficial em vigor. Os resultados apontam para a reduzida e inconsistente abordagem desta área, muitas vezes em escolas com condições materiais susceptíveis da sua abordagem. Podemos salientar que a forma pessoal como cada inquirido respondeu, as referências às atitudes e crenças dos seus professores primários, as ligações entre o conhecimento do contexto da escola e o conhecimento de conteúdo da área de EF, bem como as perspectivas de reflexividade crítica e as prospectivas de intervenção pedagógica futura na área de EF no 1º CEB são os resultados mais evidentes.EFDeportes.com2012-02-29T17:37:29Z2006-04-01T00:00:00Z2006-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://hdl.handle.net/10773/7116por1514-3465Neves, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:08:23Zoai:ria.ua.pt:10773/7116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:43:33.081739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextos pessoais e formação em Educação Física |
title |
Contextos pessoais e formação em Educação Física |
spellingShingle |
Contextos pessoais e formação em Educação Física Neves, Rui professores educação física escola primária |
title_short |
Contextos pessoais e formação em Educação Física |
title_full |
Contextos pessoais e formação em Educação Física |
title_fullStr |
Contextos pessoais e formação em Educação Física |
title_full_unstemmed |
Contextos pessoais e formação em Educação Física |
title_sort |
Contextos pessoais e formação em Educação Física |
author |
Neves, Rui |
author_facet |
Neves, Rui |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
professores educação física escola primária |
topic |
professores educação física escola primária |
description |
A utilização das memórias pessoais dos contextos e das práticas de Educação Física (EF) na escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) por parte de futuros professores do 1º CEB é o suporte deste estudo exploratório. Através de questionários (34) e fichas de trabalho (42) foi possível recolher narrativas de forte pendor pessoal, num cruzar da análise da realidade da sua escola de infância com as possibilidades de construção curricular da área de EF com base no programa oficial em vigor. Os resultados apontam para a reduzida e inconsistente abordagem desta área, muitas vezes em escolas com condições materiais susceptíveis da sua abordagem. Podemos salientar que a forma pessoal como cada inquirido respondeu, as referências às atitudes e crenças dos seus professores primários, as ligações entre o conhecimento do contexto da escola e o conhecimento de conteúdo da área de EF, bem como as perspectivas de reflexividade crítica e as prospectivas de intervenção pedagógica futura na área de EF no 1º CEB são os resultados mais evidentes. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-01T00:00:00Z 2006-04 2012-02-29T17:37:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/7116 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/7116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1514-3465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EFDeportes.com |
publisher.none.fl_str_mv |
EFDeportes.com |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137485224148992 |