A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7970 |
Resumo: | Esta comunicação pretende abordar para a leitura como ferramenta fundamental para o processo de ensino-aprendizagem dando importância à reflexão sobre a formação de leitores, mormente entre as crianças e jovens; e de igual forma falar de sensibilização para a leitura e incentivo dos docentes pelo prazer de ler, na sua vida profissional e pessoal. Assim, a comunicação assentou na metodologia do ensino da matemática tendo em conta 4 dimensões (relacionadas com a leitra) que enquadraram vários conteúdos do ensino e aprendizagem desta disciplina. Dimensões de análise a explorar: 1.Conhecer, compreender e utilizar a linguagem e o vocabulário próprios da Álgebra. 2.Usar e valorizar o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. 3.Tipologias de texto específicas da Matemática: caraterísticas e ferramentas que possam facilitar a leitura e compreensão dos conteúdos. 4.Comunicar o conteúdo aprendido: estratégias de ensino e avaliação da Matemática; a expressão oral e escrita no processo de aprendizagem da disciplina. Conteúdos a abordar: 1.Álgebra •Apresentação de possíveis abordagens à temática da Álgebra •Apresentação e discussão de algumas tarefas realizadas por alunos. 1.1.Pensamento algébrico 1.2.Abordagens 2.TIC na Educação Matemática •Apresentação e discussão sobre os desafios que a utilização das TIC trazem aos professores e aos alunos. •Discussão de possíveis estratégias a implementar para que o professor se sinta confortável com a integração das TIC na sua prática letiva. 2.1.A tecnologia na sala de aula: desafios 2.2.Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD) 2.2.1.O GeoGebra: abordagem comparativa com outros software) 2.3.Applets: potencialidades 2.4.Calculadoras: do histórico às perspetivas 3. Linguagem matemática •Apresentação e discussão de diferentes tipos de tarefas 3.1.Tarefas no ensino-aprendizagem da Matemática 3.1.1.Os exercícios 3.1.2.Os problemas 3.1.3.As explorações 3.1.4.As investigações 3.2.Relação com capacidades/temas transversais 4.Comunicação matemática •Apresentação e discussão de tarefas potenciadoras de ensino-avaliação-aprendizagem 4.1As tarefas no centro do processo de ensino-aprendizagem-avaliação 4.1.1Nível cognitivo de uma tarefa 4.1.2O apel de feedback 4.1.3 A verdadeira avaliação formativa e a comunicação |
id |
RCAP_bcb91f7bca75165c657b012693a35cb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7970 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemáticaLeituramatemáticaEnsino-aprendizagemEsta comunicação pretende abordar para a leitura como ferramenta fundamental para o processo de ensino-aprendizagem dando importância à reflexão sobre a formação de leitores, mormente entre as crianças e jovens; e de igual forma falar de sensibilização para a leitura e incentivo dos docentes pelo prazer de ler, na sua vida profissional e pessoal. Assim, a comunicação assentou na metodologia do ensino da matemática tendo em conta 4 dimensões (relacionadas com a leitra) que enquadraram vários conteúdos do ensino e aprendizagem desta disciplina. Dimensões de análise a explorar: 1.Conhecer, compreender e utilizar a linguagem e o vocabulário próprios da Álgebra. 2.Usar e valorizar o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. 3.Tipologias de texto específicas da Matemática: caraterísticas e ferramentas que possam facilitar a leitura e compreensão dos conteúdos. 4.Comunicar o conteúdo aprendido: estratégias de ensino e avaliação da Matemática; a expressão oral e escrita no processo de aprendizagem da disciplina. Conteúdos a abordar: 1.Álgebra •Apresentação de possíveis abordagens à temática da Álgebra •Apresentação e discussão de algumas tarefas realizadas por alunos. 1.1.Pensamento algébrico 1.2.Abordagens 2.TIC na Educação Matemática •Apresentação e discussão sobre os desafios que a utilização das TIC trazem aos professores e aos alunos. •Discussão de possíveis estratégias a implementar para que o professor se sinta confortável com a integração das TIC na sua prática letiva. 2.1.A tecnologia na sala de aula: desafios 2.2.Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD) 2.2.1.O GeoGebra: abordagem comparativa com outros software) 2.3.Applets: potencialidades 2.4.Calculadoras: do histórico às perspetivas 3. Linguagem matemática •Apresentação e discussão de diferentes tipos de tarefas 3.1.Tarefas no ensino-aprendizagem da Matemática 3.1.1.Os exercícios 3.1.2.Os problemas 3.1.3.As explorações 3.1.4.As investigações 3.2.Relação com capacidades/temas transversais 4.Comunicação matemática •Apresentação e discussão de tarefas potenciadoras de ensino-avaliação-aprendizagem 4.1As tarefas no centro do processo de ensino-aprendizagem-avaliação 4.1.1Nível cognitivo de uma tarefa 4.1.2O apel de feedback 4.1.3 A verdadeira avaliação formativa e a comunicação2013-01-30T09:33:56Z2013-01-302012-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/7970http://hdl.handle.net/10174/7970porISCTE-Instituto Universitário de Lisboahttp://formacao.santillana.pt/?q=N/-/167A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemáticasimsimnaoDPEamab@uevora.ptbarbosa.elsa@gmail.com229Borralho, AntónioBarbosa, Elsainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:48:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:28.405199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática |
title |
A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática |
spellingShingle |
A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática Borralho, António Leitura matemática Ensino-aprendizagem |
title_short |
A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática |
title_full |
A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática |
title_fullStr |
A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática |
title_full_unstemmed |
A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática |
title_sort |
A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática |
author |
Borralho, António |
author_facet |
Borralho, António Barbosa, Elsa |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Elsa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borralho, António Barbosa, Elsa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura matemática Ensino-aprendizagem |
topic |
Leitura matemática Ensino-aprendizagem |
description |
Esta comunicação pretende abordar para a leitura como ferramenta fundamental para o processo de ensino-aprendizagem dando importância à reflexão sobre a formação de leitores, mormente entre as crianças e jovens; e de igual forma falar de sensibilização para a leitura e incentivo dos docentes pelo prazer de ler, na sua vida profissional e pessoal. Assim, a comunicação assentou na metodologia do ensino da matemática tendo em conta 4 dimensões (relacionadas com a leitra) que enquadraram vários conteúdos do ensino e aprendizagem desta disciplina. Dimensões de análise a explorar: 1.Conhecer, compreender e utilizar a linguagem e o vocabulário próprios da Álgebra. 2.Usar e valorizar o uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. 3.Tipologias de texto específicas da Matemática: caraterísticas e ferramentas que possam facilitar a leitura e compreensão dos conteúdos. 4.Comunicar o conteúdo aprendido: estratégias de ensino e avaliação da Matemática; a expressão oral e escrita no processo de aprendizagem da disciplina. Conteúdos a abordar: 1.Álgebra •Apresentação de possíveis abordagens à temática da Álgebra •Apresentação e discussão de algumas tarefas realizadas por alunos. 1.1.Pensamento algébrico 1.2.Abordagens 2.TIC na Educação Matemática •Apresentação e discussão sobre os desafios que a utilização das TIC trazem aos professores e aos alunos. •Discussão de possíveis estratégias a implementar para que o professor se sinta confortável com a integração das TIC na sua prática letiva. 2.1.A tecnologia na sala de aula: desafios 2.2.Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD) 2.2.1.O GeoGebra: abordagem comparativa com outros software) 2.3.Applets: potencialidades 2.4.Calculadoras: do histórico às perspetivas 3. Linguagem matemática •Apresentação e discussão de diferentes tipos de tarefas 3.1.Tarefas no ensino-aprendizagem da Matemática 3.1.1.Os exercícios 3.1.2.Os problemas 3.1.3.As explorações 3.1.4.As investigações 3.2.Relação com capacidades/temas transversais 4.Comunicação matemática •Apresentação e discussão de tarefas potenciadoras de ensino-avaliação-aprendizagem 4.1As tarefas no centro do processo de ensino-aprendizagem-avaliação 4.1.1Nível cognitivo de uma tarefa 4.1.2O apel de feedback 4.1.3 A verdadeira avaliação formativa e a comunicação |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-09T00:00:00Z 2013-01-30T09:33:56Z 2013-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7970 http://hdl.handle.net/10174/7970 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa http://formacao.santillana.pt/?q=N/-/167 A matemática, a leitura e o ensino-aprendizagem da matemática sim sim nao DPE amab@uevora.pt barbosa.elsa@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136509157179392 |