Práticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oziel de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NNC4
Resumo: Nesta pesquisa, buscamos investigar o potencial que o uso de textos jornalísticos, textos matemáticos e textos literários na sala de aula pode oferecer para uma abordagem da Matemática no Ensino Fundamental à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada. Delimitamos, como objetivos de nosso estudo, não só compreender como o uso dessas modalidades de textos nas aulas de Matemática pode contribuir para promover maior interação entre os alunos, levando-os a mudar as formas de participação nas atividades promovidas na sala de aula, bem como identificar que tipos de textos, dentre os que tomamos como objetos de investigação, mais contribuem para promover essa interação. Ancoramo-nos nos pressupostos da pesquisa qualitativa, tendo a observação participante como instrumento de coleta do material empírico. Em um trabalho colaborativo com a professora de uma escola pública de Minas Gerais, promovemos sete intervenções em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, nas quais os alunos foram desafiados a lerem e interpretarem textos jornalísticos, matemáticos e literários durante as aulas de Matemática. Depois de encerrado o trabalho de campo, procuramos, à luz de estudos realizados por Lave e Wenger (1996), Wenger (1998), Winbourne e Watson (1998), Leffa (1999), Borasi e Siegel (2000), dentre outros, analisar o material empírico coletado. Com a discussão dos resultados, esperamos poder oferecer ao campo da Educação Matemática uma contribuição para a ampliação do debate sobre o papel da leitura para promover a transformação da relação do aluno com a Matemática no processo de ensino-aprendizagem.
id UFMG_4f8905933b785f95f78b1eca4427e833
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85NNC4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Laura Magalhaes GomesMaria Celeste Reis de SouzaCristina de Castro FradeOziel de Souza2019-08-10T15:57:02Z2019-08-10T15:57:02Z2010-04-30http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NNC4Nesta pesquisa, buscamos investigar o potencial que o uso de textos jornalísticos, textos matemáticos e textos literários na sala de aula pode oferecer para uma abordagem da Matemática no Ensino Fundamental à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada. Delimitamos, como objetivos de nosso estudo, não só compreender como o uso dessas modalidades de textos nas aulas de Matemática pode contribuir para promover maior interação entre os alunos, levando-os a mudar as formas de participação nas atividades promovidas na sala de aula, bem como identificar que tipos de textos, dentre os que tomamos como objetos de investigação, mais contribuem para promover essa interação. Ancoramo-nos nos pressupostos da pesquisa qualitativa, tendo a observação participante como instrumento de coleta do material empírico. Em um trabalho colaborativo com a professora de uma escola pública de Minas Gerais, promovemos sete intervenções em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, nas quais os alunos foram desafiados a lerem e interpretarem textos jornalísticos, matemáticos e literários durante as aulas de Matemática. Depois de encerrado o trabalho de campo, procuramos, à luz de estudos realizados por Lave e Wenger (1996), Wenger (1998), Winbourne e Watson (1998), Leffa (1999), Borasi e Siegel (2000), dentre outros, analisar o material empírico coletado. Com a discussão dos resultados, esperamos poder oferecer ao campo da Educação Matemática uma contribuição para a ampliação do debate sobre o papel da leitura para promover a transformação da relação do aluno com a Matemática no processo de ensino-aprendizagem.This research has analysed the potential to use periodical, mathematical and literary texts in a classroom for approaching Mathematics, in Elementary and Middle School, brought out into the open by the situated learning. This studys aims are, first of all, to understand how those texts enhance the interplay among the students, leading them to change the way they used to share the activities in the classroom, and second, to identify which kinds of those texts are the best to promote that interaction, based on principles of qualitative research, keeping a partnership observation as a tool for collecting the empirical material. Through a cooperative work with the teacher of a public school in Minas Gerais, Brazil, seven interventions were developed in a seventh grade classroom of an Elementary School, whose students were challenged to read and interpret some periodical, mathematical and literary texts during Math classes. The empirical material collected in the field work was examined in the light of the studies carried out by Lave and Wenger (1996), Wenger (1998), Winbourne and Watson (1998), Leffa (1999), Borasi and Siegel (2000), among others. Discussing the outcomes, this research intends to contribute to the debate about the role of reading in order to make a change in the students relationship with Mathematics throughout the course of the teaching and learning process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraMatemática Estudo e ensinoEducaçãoAprendizagemMatemáticaLeituraInvestigação Aprendizagem situadaPráticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao___oziel___final__pdf.pdfapplication/pdf3589693https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85NNC4/1/dissertacao___oziel___final__pdf.pdf9150481cea51a203a8e129edb4b4bb73MD51TEXTdissertacao___oziel___final__pdf.pdf.txtdissertacao___oziel___final__pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain348144https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85NNC4/2/dissertacao___oziel___final__pdf.pdf.txt05ca9e4de87bfbc9008111e387f6535aMD521843/FAEC-85NNC42019-11-14 07:33:13.591oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85NNC4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:33:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada
title Práticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada
spellingShingle Práticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada
Oziel de Souza
Matemática
Leitura
Investigação Aprendizagem situada
Leitura
Matemática Estudo e ensino
Educação
Aprendizagem
title_short Práticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada
title_full Práticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada
title_fullStr Práticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada
title_full_unstemmed Práticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada
title_sort Práticas de leitura na sala de aula de matemática à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada
author Oziel de Souza
author_facet Oziel de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Celeste Reis de Souza
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cristina de Castro Frade
dc.contributor.author.fl_str_mv Oziel de Souza
contributor_str_mv Maria Laura Magalhaes Gomes
Maria Celeste Reis de Souza
Cristina de Castro Frade
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Leitura
Investigação Aprendizagem situada
topic Matemática
Leitura
Investigação Aprendizagem situada
Leitura
Matemática Estudo e ensino
Educação
Aprendizagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Matemática Estudo e ensino
Educação
Aprendizagem
description Nesta pesquisa, buscamos investigar o potencial que o uso de textos jornalísticos, textos matemáticos e textos literários na sala de aula pode oferecer para uma abordagem da Matemática no Ensino Fundamental à luz de uma perspectiva de aprendizagem situada. Delimitamos, como objetivos de nosso estudo, não só compreender como o uso dessas modalidades de textos nas aulas de Matemática pode contribuir para promover maior interação entre os alunos, levando-os a mudar as formas de participação nas atividades promovidas na sala de aula, bem como identificar que tipos de textos, dentre os que tomamos como objetos de investigação, mais contribuem para promover essa interação. Ancoramo-nos nos pressupostos da pesquisa qualitativa, tendo a observação participante como instrumento de coleta do material empírico. Em um trabalho colaborativo com a professora de uma escola pública de Minas Gerais, promovemos sete intervenções em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, nas quais os alunos foram desafiados a lerem e interpretarem textos jornalísticos, matemáticos e literários durante as aulas de Matemática. Depois de encerrado o trabalho de campo, procuramos, à luz de estudos realizados por Lave e Wenger (1996), Wenger (1998), Winbourne e Watson (1998), Leffa (1999), Borasi e Siegel (2000), dentre outros, analisar o material empírico coletado. Com a discussão dos resultados, esperamos poder oferecer ao campo da Educação Matemática uma contribuição para a ampliação do debate sobre o papel da leitura para promover a transformação da relação do aluno com a Matemática no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T15:57:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T15:57:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NNC4
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NNC4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85NNC4/1/dissertacao___oziel___final__pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85NNC4/2/dissertacao___oziel___final__pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9150481cea51a203a8e129edb4b4bb73
05ca9e4de87bfbc9008111e387f6535a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676656596746240