Blogs escolares e a promoção da aprendizagem ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Alexander
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freitas, Fábio, Luz, Edgard
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38366
Resumo: O recurso dos docentes a ambientes digitais para o ensino, é um reflexo da progressiva integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo. É neste paradigma que os Blogs Escolares surgem como um meio para o reforço e promoção da aprendizagem dos alunos. Dessa forma, este artigo, que tem por base metodológica o estudo de caso em relação à analise de 12 Blogs Escolares de uma rede educacional particular do Brasil, procura averiguar se os posts publicados nestes Blogs Escolares poderiam proporcionar e potenciar ambientes propícios à aprendizagem ativa. Os 12 blogs analisados correspondem a diversas disciplinas do 1º e 2º nível de ensino do Brasil. A análise aos 221 posts e respetivos comentários destes Blogs Escolares permitiu aferir que os mesmos não estão a ser usados para a promoção de ambientes de aprendizagem ativa, revelando na sua grande maioria uma evidente preferência pela aprendizagem passiva.
id RCAP_bcbb2ab836a13c71254d25d544902b84
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Blogs escolares e a promoção da aprendizagem ativaAprendizagem ativaBlogs escolaresO recurso dos docentes a ambientes digitais para o ensino, é um reflexo da progressiva integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo. É neste paradigma que os Blogs Escolares surgem como um meio para o reforço e promoção da aprendizagem dos alunos. Dessa forma, este artigo, que tem por base metodológica o estudo de caso em relação à analise de 12 Blogs Escolares de uma rede educacional particular do Brasil, procura averiguar se os posts publicados nestes Blogs Escolares poderiam proporcionar e potenciar ambientes propícios à aprendizagem ativa. Os 12 blogs analisados correspondem a diversas disciplinas do 1º e 2º nível de ensino do Brasil. A análise aos 221 posts e respetivos comentários destes Blogs Escolares permitiu aferir que os mesmos não estão a ser usados para a promoção de ambientes de aprendizagem ativa, revelando na sua grande maioria uma evidente preferência pela aprendizagem passiva.The resource teachers for the digital teaching environments, is a reflection of the progressive integration of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational context. It’s in this paradigm that the School Blogs arise as a mean of strengthening and promoting student learning. Therefore, this article, which is based on the methodological case study in relation to the analysis of 12 School Blogs from a private educational network in Brazil, seeks to ascertain whether these posts published on these Blogs School could provide and potentiate enabling environments for an active learning. The 12 blogs analyzed correspond to various disciplines of the 1st and 2nd level of education in Brazil. The analysis of the 221 posts and comments from these Blogs School allowed the assessment that they are not being used to promote active learning environments, revealing the vast majority a clear preference for passive learning.Universidade de Aveiro2023-07-05T09:36:47Z2019-03-01T00:00:00Z2019-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38366por1647-730810.34624/ilcj.v7i1.589Dutra, AlexanderFreitas, FábioLuz, Edgardinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:54Zoai:ria.ua.pt:10773/38366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:50.146329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Blogs escolares e a promoção da aprendizagem ativa
title Blogs escolares e a promoção da aprendizagem ativa
spellingShingle Blogs escolares e a promoção da aprendizagem ativa
Dutra, Alexander
Aprendizagem ativa
Blogs escolares
title_short Blogs escolares e a promoção da aprendizagem ativa
title_full Blogs escolares e a promoção da aprendizagem ativa
title_fullStr Blogs escolares e a promoção da aprendizagem ativa
title_full_unstemmed Blogs escolares e a promoção da aprendizagem ativa
title_sort Blogs escolares e a promoção da aprendizagem ativa
author Dutra, Alexander
author_facet Dutra, Alexander
Freitas, Fábio
Luz, Edgard
author_role author
author2 Freitas, Fábio
Luz, Edgard
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Alexander
Freitas, Fábio
Luz, Edgard
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Blogs escolares
topic Aprendizagem ativa
Blogs escolares
description O recurso dos docentes a ambientes digitais para o ensino, é um reflexo da progressiva integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo. É neste paradigma que os Blogs Escolares surgem como um meio para o reforço e promoção da aprendizagem dos alunos. Dessa forma, este artigo, que tem por base metodológica o estudo de caso em relação à analise de 12 Blogs Escolares de uma rede educacional particular do Brasil, procura averiguar se os posts publicados nestes Blogs Escolares poderiam proporcionar e potenciar ambientes propícios à aprendizagem ativa. Os 12 blogs analisados correspondem a diversas disciplinas do 1º e 2º nível de ensino do Brasil. A análise aos 221 posts e respetivos comentários destes Blogs Escolares permitiu aferir que os mesmos não estão a ser usados para a promoção de ambientes de aprendizagem ativa, revelando na sua grande maioria uma evidente preferência pela aprendizagem passiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01T00:00:00Z
2019-03-01
2023-07-05T09:36:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38366
url http://hdl.handle.net/10773/38366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v7i1.589
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137740340592640