Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Carina Filipa Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1652
Resumo: No presente estudo, e numa perspectiva de prevenção, analisa-se o problema do abandono escolar precoce, identificando e recolhendo factores de risco a ele associados. Estuda-se e caracteriza-se a situação de Portugal face ao problema, enumerando estratégias de intervenção e prevenção criadas. Tendo em atenção o objectivo do estudo, construção de um instrumento de diagnóstico de crianças e jovens em risco de abandono escolar, elaborou-se a partir da literatura um questionário de avaliação e gestão do risco de abandono escolar que foi aplicado a uma amostra de 102 professores do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos), com o intuito de identificar os principais factores de risco atribuídos pelos professores. Feito o tratamento de dados identificaram-se os indicadores que em média os participantes atribuem maior importância: relações parentais negligentes ou abusivas, absentismo escolar, falta de interesse, o fraco investimento na vida escolar e a vida familiar disfuncional. Feita a análise factorial foram identificadas quatro grandes categorias: escolar e social; familiar e cultural; serviços de apoio; e individual, à semelhança das apontadas pela literatura. Deste procedimento resultou a proposta final do instrumento de diagnostico de risco de abandono escolar.
id RCAP_bcbea1818d7c6d09661c4dcc87639ab7
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1652
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono EscolarAbandono escolarFactores de riscoMedidas de intervenção e prevençãoSchoolar drop outRisk factorsIntervention and prevention measuresNo presente estudo, e numa perspectiva de prevenção, analisa-se o problema do abandono escolar precoce, identificando e recolhendo factores de risco a ele associados. Estuda-se e caracteriza-se a situação de Portugal face ao problema, enumerando estratégias de intervenção e prevenção criadas. Tendo em atenção o objectivo do estudo, construção de um instrumento de diagnóstico de crianças e jovens em risco de abandono escolar, elaborou-se a partir da literatura um questionário de avaliação e gestão do risco de abandono escolar que foi aplicado a uma amostra de 102 professores do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos), com o intuito de identificar os principais factores de risco atribuídos pelos professores. Feito o tratamento de dados identificaram-se os indicadores que em média os participantes atribuem maior importância: relações parentais negligentes ou abusivas, absentismo escolar, falta de interesse, o fraco investimento na vida escolar e a vida familiar disfuncional. Feita a análise factorial foram identificadas quatro grandes categorias: escolar e social; familiar e cultural; serviços de apoio; e individual, à semelhança das apontadas pela literatura. Deste procedimento resultou a proposta final do instrumento de diagnostico de risco de abandono escolar.In the present study, and in a preventive perspective, the analysis of earlier drop out problem, identifying and collecting risk factors associated to it. Studies describe Portugal’s situation in this problem, enumerating intervention and prevention strategies created. Being in attention the objective of the study, the construction of an instrument that diagnosis children and youth in risk of drop out, it has been elaborated from the literature, an evaluation and management of the drop out risk, questionnaire and it was applied to an hundred and two teachers from the basic education (first, second and third cycle) with the objective of identifying the main factors of risk mentioned by the teachers. Once made the data, identified the indicators that on average the participants have attributed major importance: abusive parental relationships, school absenteeism, lost of interest, weak investment in school life and dysfunctional family life. Made the factorial analyse it were identified four nig categories: scholarly and social, familiar and cultural, support service and individual in similar to the one’s appointed by the literature. From this proceeding it was result the final propose of the instrument of the drop out risk diagnostic.2010-05-05T10:53:17Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1652porMelo, Carina Filipa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:45Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:55.285115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono Escolar
title Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono Escolar
spellingShingle Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono Escolar
Melo, Carina Filipa Pereira
Abandono escolar
Factores de risco
Medidas de intervenção e prevenção
Schoolar drop out
Risk factors
Intervention and prevention measures
title_short Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono Escolar
title_full Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono Escolar
title_fullStr Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono Escolar
title_full_unstemmed Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono Escolar
title_sort Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono Escolar
author Melo, Carina Filipa Pereira
author_facet Melo, Carina Filipa Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Carina Filipa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono escolar
Factores de risco
Medidas de intervenção e prevenção
Schoolar drop out
Risk factors
Intervention and prevention measures
topic Abandono escolar
Factores de risco
Medidas de intervenção e prevenção
Schoolar drop out
Risk factors
Intervention and prevention measures
description No presente estudo, e numa perspectiva de prevenção, analisa-se o problema do abandono escolar precoce, identificando e recolhendo factores de risco a ele associados. Estuda-se e caracteriza-se a situação de Portugal face ao problema, enumerando estratégias de intervenção e prevenção criadas. Tendo em atenção o objectivo do estudo, construção de um instrumento de diagnóstico de crianças e jovens em risco de abandono escolar, elaborou-se a partir da literatura um questionário de avaliação e gestão do risco de abandono escolar que foi aplicado a uma amostra de 102 professores do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos), com o intuito de identificar os principais factores de risco atribuídos pelos professores. Feito o tratamento de dados identificaram-se os indicadores que em média os participantes atribuem maior importância: relações parentais negligentes ou abusivas, absentismo escolar, falta de interesse, o fraco investimento na vida escolar e a vida familiar disfuncional. Feita a análise factorial foram identificadas quatro grandes categorias: escolar e social; familiar e cultural; serviços de apoio; e individual, à semelhança das apontadas pela literatura. Deste procedimento resultou a proposta final do instrumento de diagnostico de risco de abandono escolar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2008-09
2010-05-05T10:53:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1652
url http://hdl.handle.net/10071/1652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134780721201152