A intervenção social junto de alunos em risco de abandono escolar: o caso dos GAAF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mafalda Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7154
Resumo: A partir da investigação em três agrupamentos de escola procura-se explorar as estratégias de prevenção utilizadas na intervenção do Serviço Social, em equipas multidisciplinares, em contexto educativo, junto de jovens em risco de abandono escolar, tendo em conta o trabalho realizado pelos GAAF, integradas em projectos TEIP. Pretendia-se ainda explorar as necessidades de intervenção social junto de jovens em situação de abandono; percepcionar as estratégias de prevenção do abandono escolar; identificar o objectivo do Serviço Social perante os alunos sinalizados e percepcionar a articulação do trabalho dos profissionais de educação com os assistentes sociais e diagnosticar resultados. Recorre-se, então, aos contributos teóricos como Germain, Gitterman e Bronfenbrenner, cuja teoria ecológica define o modelo de vida como um intercâmbio de experiências entre o indivíduo e o seu meio ambiente. Este modelo vê as pessoas em constante adaptação com o seu meio. A metodologia usada nesta investigação, entrevista, permitiu recolher informação junto de 5 profissionais, sendo três técnicos de Serviço Social e dois directores de turma. Em jeito de conclusão podemos verificar que é emergente a intervenção social junto de alunos em risco de abandono escolar; as estratégias de prevenção ao abandono escolar são adaptadas conforme as situações dos alunos sinalizados. Destacam-se as tutorias, sessões individuais e acompanhamento à família e encaminhamentos para outros percursos educativos. Todo o trabalho pretende envolver a família e o aluno nas actividades escolares.
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