Requisitos para uma escola de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Isabel Julieta Abreu
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13816
Resumo: O tema da presente dissertação enquadra-se na área da Administração e Organização Escolar, centrando-se na problemática relativa aos requisitos para uma escola de qualidade. O objetivo geral do estudo é o de compreender e relacionar os indicadores de qualidade de uma escola na perspetiva do desenvolvimento do ensino/aprendizagem e da construção da pessoa com a prática avaliativa das escolas, sobretudo a avaliação externa. O estudo efetuado é contextualizado num quadro teórico onde apresentamos um levantamento das principais questões que se apresentam dentro da problemática da qualidade da escola e desta como organização. Apresentamos alguns indicadores que consideramos fundamentais para que a escola possa prestar um serviço educativo capaz de marcar a diferença no momento histórico, social e político do nosso país, ao mesmo tempo que levantamos algumas questões sobre a problemática da regulação da educação num contexto de reconfiguração da intervenção estatal na ação educativa e se o papel da avaliação externa neste contexto de mudança abarca os indicadores de qualidade que apontamos. Na parte central da investigação empírica, procurámos obter dados num contexto de relatórios de avaliação externa para compreender melhor o impacto da implementação deste processo na qualidade educativa das escolas e das aprendizagens. Do ponto de vista metodológico, optámos por uma abordagem de natureza qualitativa interpretativa, visando retirar todo o potencial que encerram os relatórios de avaliação extrema das escolas, que possa vir a ser um ponto de partida para novas perspetivas de melhoria, e sobretudo, possa constituir para uma base que ajude a “pensar a educação” e a favorecer a promoção do sucesso educativo e a preparação dos alunos para a vida futura.
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