O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/60072 |
Resumo: | Este trabalho constitui um estudo de caso sobre a realidade das bibliotecas escolares no concelho de Setúbal, particularmente a sua articulação com a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE). A partir de um estágio curricular, realizado em 2022, este relatório procura caracterizar e avaliar a situação atual do impacto do SABE nas bibliotecas escolares de Setúbal. Com base na literatura analisada, foi realizado um enquadramento acerca da articulação entre as bibliotecas escolares e as bibliotecas públicas, para o cumprimento da sua missão no contexto educativo. Além da observação possibilitada pelo estágio, utilizamos o método de estudo de caso, aplicando quer um inquérito por entrevista a três Professores Bibliotecários, quer um inquérito por questionário a 16 profissionais das bibliotecas escolares. Os resultados demonstram a importância de valorizar os Professores Bibliotecários, investir na formação contínua desses profissionais e implementar políticas efetivas para fortalecer ainda mais as Bibliotecas Escolares. Essas ações podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, aprimorar a experiência dos alunos e fortalecer o papel das Bibliotecas Escolares como componentes essenciais do ambiente educativo. |
id |
RCAP_dbbe047c9b5bbacf868aca087a1f2d7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/60072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal de SetúbalDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesEste trabalho constitui um estudo de caso sobre a realidade das bibliotecas escolares no concelho de Setúbal, particularmente a sua articulação com a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE). A partir de um estágio curricular, realizado em 2022, este relatório procura caracterizar e avaliar a situação atual do impacto do SABE nas bibliotecas escolares de Setúbal. Com base na literatura analisada, foi realizado um enquadramento acerca da articulação entre as bibliotecas escolares e as bibliotecas públicas, para o cumprimento da sua missão no contexto educativo. Além da observação possibilitada pelo estágio, utilizamos o método de estudo de caso, aplicando quer um inquérito por entrevista a três Professores Bibliotecários, quer um inquérito por questionário a 16 profissionais das bibliotecas escolares. Os resultados demonstram a importância de valorizar os Professores Bibliotecários, investir na formação contínua desses profissionais e implementar políticas efetivas para fortalecer ainda mais as Bibliotecas Escolares. Essas ações podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, aprimorar a experiência dos alunos e fortalecer o papel das Bibliotecas Escolares como componentes essenciais do ambiente educativo.This work constitutes a case study on the reality of school libraries in the municipality of Setúbal, particularly their articulation with the Municipal Public Library of Setúbal, through the School Library Support Service (SABE). Based on a curricular internship, carried out in 2022, this report seeks to characterize and assess the current situation of the impact of SABE on school libraries in Setúbal. Based on the literature analyzed, a framework was developed on the articulation between school libraries and public libraries, for the fulfilment of their mission in the educational context. In addition to the observation made possible by the internship, we used the case study method, applying both an interview survey to three Teacher Librarians and a questionnaire survey to 16 school library professionals. The results show the importance of valuing Teacher Librarians, investing in their continuous training and implementing effective policies to further strengthen School Libraries. These actions can contribute to improving the quality of services offered, enhance the student experience, and strengthen the role of School Libraries as essential components of the educational environment.Revez, JorgeRepositório da Universidade de LisboaSilveira, Viviane Seixas Silva2023-10-30T15:45:00Z2023-09-202023-07-122023-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/60072TID:203372344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:09:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/60072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:51.563141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal |
title |
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal |
spellingShingle |
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal Silveira, Viviane Seixas Silva Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal |
title_full |
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal |
title_fullStr |
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal |
title_full_unstemmed |
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal |
title_sort |
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal |
author |
Silveira, Viviane Seixas Silva |
author_facet |
Silveira, Viviane Seixas Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Revez, Jorge Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Viviane Seixas Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
Este trabalho constitui um estudo de caso sobre a realidade das bibliotecas escolares no concelho de Setúbal, particularmente a sua articulação com a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE). A partir de um estágio curricular, realizado em 2022, este relatório procura caracterizar e avaliar a situação atual do impacto do SABE nas bibliotecas escolares de Setúbal. Com base na literatura analisada, foi realizado um enquadramento acerca da articulação entre as bibliotecas escolares e as bibliotecas públicas, para o cumprimento da sua missão no contexto educativo. Além da observação possibilitada pelo estágio, utilizamos o método de estudo de caso, aplicando quer um inquérito por entrevista a três Professores Bibliotecários, quer um inquérito por questionário a 16 profissionais das bibliotecas escolares. Os resultados demonstram a importância de valorizar os Professores Bibliotecários, investir na formação contínua desses profissionais e implementar políticas efetivas para fortalecer ainda mais as Bibliotecas Escolares. Essas ações podem contribuir para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, aprimorar a experiência dos alunos e fortalecer o papel das Bibliotecas Escolares como componentes essenciais do ambiente educativo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-30T15:45:00Z 2023-09-20 2023-07-12 2023-09-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/60072 TID:203372344 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/60072 |
identifier_str_mv |
TID:203372344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134653332848640 |