O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonga, Isaac Saquengue
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10130
Resumo: Esta pesquisa pretende contribuir para a melhoria de um dos problemas atuais na formação profissional de professores do ensino de base e médio no uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino superior. Esta investigação é qualitativa quantitativa, e teve por base a aplicação de uma estratégia pedagógica para melhorar o desempenho pedagógico profissional dos professores das escolas primárias e secundárias na província do Huambo. A proposta prática, visa promover a melhoria do desempenho pedagógico profissional, no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas ministradas pelos professores do ensino de base e médio, cuja implementação está estruturada em quatro etapas: diagnóstico, design, execução e avaliação com os objetivos pretendidos e ações correspondentes. A avaliação de especialistas e o experimento pré-pedagógico realizado a 27 profissionais que participaram das formas de aprimoramento, possibilitou verificar a melhoria do desempenho profissional pedagógico com o uso das TIC pelos professores, com base na execução da Estratégia Pedagógica proposta, que consiste na utilização desse método em sala de aula pelos professores. Sendo assim, torna-se uma estratégia pedagógica como uma opção válida para melhorar o desempenho pedagógico profissional dos professores do ensino de base e médio, refletindo-se assim na melhoria do desempenho dos alunos.
id RCAP_bcc214c0159ef5a01bc0c58b0bd09e62
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10130
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOFORMAÇÃO DE PROFESSORESENSINO SUPERIORANGOLAEDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESTEACHERS EDUCATIONHIGHER EDUCATIONANGOLAEsta pesquisa pretende contribuir para a melhoria de um dos problemas atuais na formação profissional de professores do ensino de base e médio no uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino superior. Esta investigação é qualitativa quantitativa, e teve por base a aplicação de uma estratégia pedagógica para melhorar o desempenho pedagógico profissional dos professores das escolas primárias e secundárias na província do Huambo. A proposta prática, visa promover a melhoria do desempenho pedagógico profissional, no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas ministradas pelos professores do ensino de base e médio, cuja implementação está estruturada em quatro etapas: diagnóstico, design, execução e avaliação com os objetivos pretendidos e ações correspondentes. A avaliação de especialistas e o experimento pré-pedagógico realizado a 27 profissionais que participaram das formas de aprimoramento, possibilitou verificar a melhoria do desempenho profissional pedagógico com o uso das TIC pelos professores, com base na execução da Estratégia Pedagógica proposta, que consiste na utilização desse método em sala de aula pelos professores. Sendo assim, torna-se uma estratégia pedagógica como uma opção válida para melhorar o desempenho pedagógico profissional dos professores do ensino de base e médio, refletindo-se assim na melhoria do desempenho dos alunos.This research aims to contribute to the improvement of one of the current problems in the vocational training of elementary school teachers in the use of information and communication technology. This research is qualitative and was based on the application of a pedagogical strategy to improve the professional pedagogical performance of primary and secondary school teachers in Huambo province. The practical proposal aims to promote the improvement of the professional pedagogical performance in the teaching-learning process of the subjects taught by the elementary school teachers, whose implementation is structured in four stages: diagnosis, design, execution and evaluation with the intended objectives and actions. corresponding. The expert evaluation and the pre-pedagogical experiment carried out with 27 professionals who participated in the forms of improvement made it possible to verify the improvement of the pedagogical professional performance with the use of ICT by the teachers, based on the implementation of the proposed Pedagogical Strategy, which consists of the use of this method in the classroom by teachers. Thus, a pedagogical strategy is as a valid option to improve the professional pedagogical performance of the elementary school teachers, thus reflecting on the improvement of the students' performance.2020-02-18T16:20:52Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10130TID:202413365porBonga, Isaac Saquengueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:04Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:09.385105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?
title O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?
spellingShingle O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?
Bonga, Isaac Saquengue
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO SUPERIOR
ANGOLA
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHERS EDUCATION
HIGHER EDUCATION
ANGOLA
title_short O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?
title_full O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?
title_fullStr O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?
title_full_unstemmed O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?
title_sort O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?
author Bonga, Isaac Saquengue
author_facet Bonga, Isaac Saquengue
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonga, Isaac Saquengue
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO SUPERIOR
ANGOLA
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHERS EDUCATION
HIGHER EDUCATION
ANGOLA
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO SUPERIOR
ANGOLA
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
TEACHERS EDUCATION
HIGHER EDUCATION
ANGOLA
description Esta pesquisa pretende contribuir para a melhoria de um dos problemas atuais na formação profissional de professores do ensino de base e médio no uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino superior. Esta investigação é qualitativa quantitativa, e teve por base a aplicação de uma estratégia pedagógica para melhorar o desempenho pedagógico profissional dos professores das escolas primárias e secundárias na província do Huambo. A proposta prática, visa promover a melhoria do desempenho pedagógico profissional, no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas ministradas pelos professores do ensino de base e médio, cuja implementação está estruturada em quatro etapas: diagnóstico, design, execução e avaliação com os objetivos pretendidos e ações correspondentes. A avaliação de especialistas e o experimento pré-pedagógico realizado a 27 profissionais que participaram das formas de aprimoramento, possibilitou verificar a melhoria do desempenho profissional pedagógico com o uso das TIC pelos professores, com base na execução da Estratégia Pedagógica proposta, que consiste na utilização desse método em sala de aula pelos professores. Sendo assim, torna-se uma estratégia pedagógica como uma opção válida para melhorar o desempenho pedagógico profissional dos professores do ensino de base e médio, refletindo-se assim na melhoria do desempenho dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-18T16:20:52Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10130
TID:202413365
url http://hdl.handle.net/10437/10130
identifier_str_mv TID:202413365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131219211845632