As expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira: uma análise temporal (1999-2017)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7341 |
Resumo: | O número de clientes nas termas em Portugal não tem parado de crescer nos últimos anos, pese embora se assista a uma diminuição no segmento designado como “clássico”. Saber o que procuram os clientes termais, quais são as suas expectativas e como se estruturam é um objetivo de todos os gestores, para fornecer serviços cada vez mais ajustados às preferências dos clientes. A legislação publicada em 2004 remete-nos também para dois conceitos aparentemente distintos: termalismo de cura/terapêutico e termalismo de bem-estar, alegadamente uma nova forma de termalismo. Depois de encontrado o conceito de termalismo e procuradas as relações entre termalismo, saúde e turismo, foi realizada a pesquisa no terreno para conhecer as expectativas dos consumidores. De forma a termos uma perspetiva de evolução, foi usado, nas Caldas da Felgueira, o mesmo questionário que tinha sido aplicado no final da década de 90, com o mesmo objetivo de pesquisa. A evolução do setor, enquadrando as Caldas da Felgueira onde se realiza o estudo de campo, é analisada num período de tempo alargado e a análise dos dados é feita em dois momentos cronológicos, sendo feita a comparação entre eles. As ilações retiradas permitirão à empresa ajustar ou reposicionar a sua oferta, de acordo com as preferências evidenciadas e definir melhor as mensagens e canais de comunicação. |
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As expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira: uma análise temporal (1999-2017)TermalismoExpectativas dos consumidoresTurismo de saúdeMarketing termalMedical SPAConsumer expectationsWellnessHealth tourismSPA marketingO número de clientes nas termas em Portugal não tem parado de crescer nos últimos anos, pese embora se assista a uma diminuição no segmento designado como “clássico”. Saber o que procuram os clientes termais, quais são as suas expectativas e como se estruturam é um objetivo de todos os gestores, para fornecer serviços cada vez mais ajustados às preferências dos clientes. A legislação publicada em 2004 remete-nos também para dois conceitos aparentemente distintos: termalismo de cura/terapêutico e termalismo de bem-estar, alegadamente uma nova forma de termalismo. Depois de encontrado o conceito de termalismo e procuradas as relações entre termalismo, saúde e turismo, foi realizada a pesquisa no terreno para conhecer as expectativas dos consumidores. De forma a termos uma perspetiva de evolução, foi usado, nas Caldas da Felgueira, o mesmo questionário que tinha sido aplicado no final da década de 90, com o mesmo objetivo de pesquisa. A evolução do setor, enquadrando as Caldas da Felgueira onde se realiza o estudo de campo, é analisada num período de tempo alargado e a análise dos dados é feita em dois momentos cronológicos, sendo feita a comparação entre eles. As ilações retiradas permitirão à empresa ajustar ou reposicionar a sua oferta, de acordo com as preferências evidenciadas e definir melhor as mensagens e canais de comunicação.This work analyses and explores the concept of mineral spring spas, in Portugal. The interconnection between health bene ts and spa tourism is discussed, and a possible repositioning of the entire sector suggested. In addition, it was possible to compare wellness spa activity to medical spa performance using the available data. The legislation published in 2004 brings forth two concepts: therapeutic spas and wellbeing/wellness spas. To explore the expectations of the consumers, research in loco was necessary and it took place in two distinct phases. Firstly, a questionnaire for the spa users was administered in 1999, in a sample of Portuguese SPA. The second phase took place in 2017 and the same questionnaire was administered in Caldas da Felgueira, to analyse the evolution of consumers' expectations, in that speci c Spring SPA. The analysis of o cial data was done over a large period, and it was compared with the development of Caldas da Felgueira, the case study. The wide data range allowed for a greater understanding of the evolution of expectations of spa users through time. Knowledge of the clients' expectations will allow the management of the company to adjust or reposition their o er according to preferences shown, as well as to better design their communication channelsUniversidade de AveiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuBarreto Ramos, AdrianoCarvalho, CláudiaAntunes, Joaquim2022-09-16T11:05:15Z2021-09-232021-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7341porRamos, A., Carvalho, C. S., & Antunes, J. (2021). As expectativas dos consumidores das Caldas da Felgueira: uma análise temporal (1999-2017). Journal of Tourism & Development, 36(2), 433-445. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.889710.34624/rtd.v36i2.8897info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:30Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:05.121232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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