"Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Cláudia Patrícia Leal de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8473
Resumo: A presente investigação mostra a importância do contacto de crianças muito jovens com línguas estrangeiras. Este trabalho concentra-se na tentativa de investigar, numa abordagem plurilingue, com enfoque para a Língua Inglesa e a Língua Gestual Portuguesa, a sensibilização de um grupo de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico para uma língua diferente da sua língua materna. Nesta pesquisa, adotou-se uma postura de investigação-ação, apoiando-se com grande particularidade numa metodologia qualitativa e com menor relevância numa metodologia quantitativa, onde os alunos, através das várias atividades que desenvolveram foram adquirindo diferentes competências nas duas línguas. Isto permitiu aos alunos despertarem todas as suas potencialidades para a aprendizagem destas duas línguas (Língua Inglesa e Língua Gestual Portuguesa), tendo como ponto de partida a sua sensibilização e a aprendizagem de alguns vocábulos. Acreditamos que esta abordagem plurilíngue poderá auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades linguísticas, cognitivas e pessoais tais como: a intercompreensão, o conhecimento de características específicas de diferentes línguas existentes em seu redor, a comparação linguística entre elas, a sua compreensão lexical, e por fim a competência em relacionar as línguas a culturas, e acima de tudo, o respeito e valorização da diversidade linguística e cultural. Foram utilizadas nas aulas atividades de nível de compreensão e produção oral, num processo de sensibilização e aprendizagem de alguns vocábulos destas línguas, sendo que os resultados foram posteriormente analisados, através de grelhas de observação das atividades, de dois inquéritos por questionário e fotos. Das observações e conclusões retiradas desta análise, confirmou-se que a sensibilização quanto à Língua Inglesa assim como quanto à Língua Gestual Portuguesa promove o desenvolvimento da criança, assim como a valorização da respetiva diversidade linguística e cultural.
id RCAP_bcd58abb40fb908135c453a0bf4fa8b7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"Abordagem plurilingueSensibilização à língua gestual portuguesaAquisição do vocabulárioTeaching portuguese sign language to very young learnersPlurilingue approachVocabulary acquisitionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente investigação mostra a importância do contacto de crianças muito jovens com línguas estrangeiras. Este trabalho concentra-se na tentativa de investigar, numa abordagem plurilingue, com enfoque para a Língua Inglesa e a Língua Gestual Portuguesa, a sensibilização de um grupo de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico para uma língua diferente da sua língua materna. Nesta pesquisa, adotou-se uma postura de investigação-ação, apoiando-se com grande particularidade numa metodologia qualitativa e com menor relevância numa metodologia quantitativa, onde os alunos, através das várias atividades que desenvolveram foram adquirindo diferentes competências nas duas línguas. Isto permitiu aos alunos despertarem todas as suas potencialidades para a aprendizagem destas duas línguas (Língua Inglesa e Língua Gestual Portuguesa), tendo como ponto de partida a sua sensibilização e a aprendizagem de alguns vocábulos. Acreditamos que esta abordagem plurilíngue poderá auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades linguísticas, cognitivas e pessoais tais como: a intercompreensão, o conhecimento de características específicas de diferentes línguas existentes em seu redor, a comparação linguística entre elas, a sua compreensão lexical, e por fim a competência em relacionar as línguas a culturas, e acima de tudo, o respeito e valorização da diversidade linguística e cultural. Foram utilizadas nas aulas atividades de nível de compreensão e produção oral, num processo de sensibilização e aprendizagem de alguns vocábulos destas línguas, sendo que os resultados foram posteriormente analisados, através de grelhas de observação das atividades, de dois inquéritos por questionário e fotos. Das observações e conclusões retiradas desta análise, confirmou-se que a sensibilização quanto à Língua Inglesa assim como quanto à Língua Gestual Portuguesa promove o desenvolvimento da criança, assim como a valorização da respetiva diversidade linguística e cultural.This research shows the importance of learning a foreign language at an early age of the child. This work focused on trying to investigate from a plurilingue approach the combined learning of the English Language and the Portuguese Sign Language, and the awareness of a group of students of the 1st Cycle of Basic Education in towards languages other than their mother tongue. In this research, it was adopted a posture of research - action, mainly based on a qualitative methodology and with less relevance on a quantitative methodology, where students through various developed activities obtained different skills in both languages. This allowed them to stimulate all their knowledge of these two languages (English Language and Portuguese Sign Language), compelling as a starting point towards their awareness and learning of some words. This plurilingue approach can assist students in the development of language, cognitive and personal skills such as: the mutual understanding, knowledge of specific characteristics of different existing languages around them, the linguistic comparison between them, their lexical understanding, and finally competence to relate the different language cultures, and above all, the respect and the appreciation of linguistic and cultural diversity. In this work different kinds of activities were used, with different levels of understanding and oral production in the process of awareness and learning of some words of the two foreign languages, and the corresponding results were then analyzed. These results were evaluated through observation grids, two questionnaire surveys and photos Observations and conclusions drawn from this analysis were that the awareness of the English Language as well as the Portuguese Sign Language, promotes the development of the children, as well as the appreciation of linguistic and cultural diversity of each child.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSimões, Ana RaquelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinho, Cláudia Patrícia Leal de2016-08-02T14:49:08Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8473TID:201276240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:18.376727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"
title "Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"
spellingShingle "Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"
Pinho, Cláudia Patrícia Leal de
Abordagem plurilingue
Sensibilização à língua gestual portuguesa
Aquisição do vocabulário
Teaching portuguese sign language to very young learners
Plurilingue approach
Vocabulary acquisition
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"
title_full "Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"
title_fullStr "Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"
title_full_unstemmed "Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"
title_sort "Knock, knock! Is it english or portuguese sign language?"
author Pinho, Cláudia Patrícia Leal de
author_facet Pinho, Cláudia Patrícia Leal de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana Raquel
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Cláudia Patrícia Leal de
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem plurilingue
Sensibilização à língua gestual portuguesa
Aquisição do vocabulário
Teaching portuguese sign language to very young learners
Plurilingue approach
Vocabulary acquisition
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Abordagem plurilingue
Sensibilização à língua gestual portuguesa
Aquisição do vocabulário
Teaching portuguese sign language to very young learners
Plurilingue approach
Vocabulary acquisition
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A presente investigação mostra a importância do contacto de crianças muito jovens com línguas estrangeiras. Este trabalho concentra-se na tentativa de investigar, numa abordagem plurilingue, com enfoque para a Língua Inglesa e a Língua Gestual Portuguesa, a sensibilização de um grupo de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico para uma língua diferente da sua língua materna. Nesta pesquisa, adotou-se uma postura de investigação-ação, apoiando-se com grande particularidade numa metodologia qualitativa e com menor relevância numa metodologia quantitativa, onde os alunos, através das várias atividades que desenvolveram foram adquirindo diferentes competências nas duas línguas. Isto permitiu aos alunos despertarem todas as suas potencialidades para a aprendizagem destas duas línguas (Língua Inglesa e Língua Gestual Portuguesa), tendo como ponto de partida a sua sensibilização e a aprendizagem de alguns vocábulos. Acreditamos que esta abordagem plurilíngue poderá auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades linguísticas, cognitivas e pessoais tais como: a intercompreensão, o conhecimento de características específicas de diferentes línguas existentes em seu redor, a comparação linguística entre elas, a sua compreensão lexical, e por fim a competência em relacionar as línguas a culturas, e acima de tudo, o respeito e valorização da diversidade linguística e cultural. Foram utilizadas nas aulas atividades de nível de compreensão e produção oral, num processo de sensibilização e aprendizagem de alguns vocábulos destas línguas, sendo que os resultados foram posteriormente analisados, através de grelhas de observação das atividades, de dois inquéritos por questionário e fotos. Das observações e conclusões retiradas desta análise, confirmou-se que a sensibilização quanto à Língua Inglesa assim como quanto à Língua Gestual Portuguesa promove o desenvolvimento da criança, assim como a valorização da respetiva diversidade linguística e cultural.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-02T14:49:08Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8473
TID:201276240
url http://hdl.handle.net/10400.22/8473
identifier_str_mv TID:201276240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389821452288