O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Milene Neves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32912
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e de Português e História de Portugal no 2.º Ciclo Ensino Básico no ano letivo de 2020/2021. É apresentado, neste relatório, um estudo desenvolvido a partir de um projeto pedagógico didático com características de investigação-ação, implementado numa turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola básica de Aveiro. Este estudo visa promover a escrita criativa através da construção de um kamishibai plurilingue e tem como principais objetivos i) sensibilizar para a diversidade linguística, ii) sensibilizar a aceitação e o respeito pelo outro, iii) promover o interesse dos alunos para novas línguas e culturas, permitindo o contacto com as mesmas e, por fim, iv) promover o desenvolvimento da escrita. O segundo confinamento, que surgiu no decorrer deste projeto, obrigou a uma mudança para o regime à distância e implicou readaptar estratégias e atividades. Os resultados deste estudo mostram que, efetivamente, os alunos se sentem desnorteados ao iniciar a produção escrita, mas que ao exporem as suas fragilidades conseguem ultrapassá-las e alcançar as finalidades pretendidas. Esta investigação permitiu também sensibilizar para a diversidade linguística e cultural, visto que podemos comprovar que a turma ficou motivada e interessada face a novas línguas e culturas aquando da descoberta da diversidade linguística existente ao seu redor. As atividades de sensibilização à diversidade linguística, recorrendo ao kamishibai plurilingue, desenvolvidas no projeto permitiram trabalhar atitudes de respeito pelo outro, valorização de reportórios linguísticos e respeito pelas línguas.
id RCAP_a1a53113df137b92190a93b2e15c35ef
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEBSensibilização à diversidade linguística e culturalEducação plurilingue e interculturalKamishibai plurilingueEscrita criativaTexto narrativoO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e de Português e História de Portugal no 2.º Ciclo Ensino Básico no ano letivo de 2020/2021. É apresentado, neste relatório, um estudo desenvolvido a partir de um projeto pedagógico didático com características de investigação-ação, implementado numa turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola básica de Aveiro. Este estudo visa promover a escrita criativa através da construção de um kamishibai plurilingue e tem como principais objetivos i) sensibilizar para a diversidade linguística, ii) sensibilizar a aceitação e o respeito pelo outro, iii) promover o interesse dos alunos para novas línguas e culturas, permitindo o contacto com as mesmas e, por fim, iv) promover o desenvolvimento da escrita. O segundo confinamento, que surgiu no decorrer deste projeto, obrigou a uma mudança para o regime à distância e implicou readaptar estratégias e atividades. Os resultados deste estudo mostram que, efetivamente, os alunos se sentem desnorteados ao iniciar a produção escrita, mas que ao exporem as suas fragilidades conseguem ultrapassá-las e alcançar as finalidades pretendidas. Esta investigação permitiu também sensibilizar para a diversidade linguística e cultural, visto que podemos comprovar que a turma ficou motivada e interessada face a novas línguas e culturas aquando da descoberta da diversidade linguística existente ao seu redor. As atividades de sensibilização à diversidade linguística, recorrendo ao kamishibai plurilingue, desenvolvidas no projeto permitiram trabalhar atitudes de respeito pelo outro, valorização de reportórios linguísticos e respeito pelas línguas.This Internship Report was developed in the context of the curricular unit Supervised Pedagogical Practice of the master’s degree in Primary School Education and in Teaching Portuguese and Portuguese History and Geography in the 2nd Cycle of Basic School Education in the year of 2020/2021. This report presents a study developed from a didactic pedagogical project with research-action characteristics, implemented in a basic school in the city of Aveiro, with a primary school class, in the 4th year of schooling. This study aims to promote writing through the construction of a plurilingual kamishibai and has main objectives to raise awareness of linguistic diversity, to raise awareness of acceptance and respect for others, awareness the enlargement of students to new languages and cultures, allowing contact with them and, finally, promote the development of writing. The results of this study show that, effectively, they feel bewildered when they start writing, but that by exposing their weaknesses they manage to overcome them and achieve the intended goals. This project also allowed the awareness to linguistic and cultural diversity, since we can prove that the class was motivated and interested in new languages and cultures when they discovered the linguistic diversity existing around them. This project allowed us to work on attitudes of respect for others, valorization of linguistic repertoires and respect for languages.2022-01-13T11:53:50Z2021-12-10T00:00:00Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32912porOliveira, Milene Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:23Zoai:ria.ua.pt:10773/32912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:28.798131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEB
title O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEB
spellingShingle O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEB
Oliveira, Milene Neves
Sensibilização à diversidade linguística e cultural
Educação plurilingue e intercultural
Kamishibai plurilingue
Escrita criativa
Texto narrativo
title_short O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEB
title_full O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEB
title_fullStr O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEB
title_full_unstemmed O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEB
title_sort O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEB
author Oliveira, Milene Neves
author_facet Oliveira, Milene Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Milene Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Sensibilização à diversidade linguística e cultural
Educação plurilingue e intercultural
Kamishibai plurilingue
Escrita criativa
Texto narrativo
topic Sensibilização à diversidade linguística e cultural
Educação plurilingue e intercultural
Kamishibai plurilingue
Escrita criativa
Texto narrativo
description O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e de Português e História de Portugal no 2.º Ciclo Ensino Básico no ano letivo de 2020/2021. É apresentado, neste relatório, um estudo desenvolvido a partir de um projeto pedagógico didático com características de investigação-ação, implementado numa turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola básica de Aveiro. Este estudo visa promover a escrita criativa através da construção de um kamishibai plurilingue e tem como principais objetivos i) sensibilizar para a diversidade linguística, ii) sensibilizar a aceitação e o respeito pelo outro, iii) promover o interesse dos alunos para novas línguas e culturas, permitindo o contacto com as mesmas e, por fim, iv) promover o desenvolvimento da escrita. O segundo confinamento, que surgiu no decorrer deste projeto, obrigou a uma mudança para o regime à distância e implicou readaptar estratégias e atividades. Os resultados deste estudo mostram que, efetivamente, os alunos se sentem desnorteados ao iniciar a produção escrita, mas que ao exporem as suas fragilidades conseguem ultrapassá-las e alcançar as finalidades pretendidas. Esta investigação permitiu também sensibilizar para a diversidade linguística e cultural, visto que podemos comprovar que a turma ficou motivada e interessada face a novas línguas e culturas aquando da descoberta da diversidade linguística existente ao seu redor. As atividades de sensibilização à diversidade linguística, recorrendo ao kamishibai plurilingue, desenvolvidas no projeto permitiram trabalhar atitudes de respeito pelo outro, valorização de reportórios linguísticos e respeito pelas línguas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10T00:00:00Z
2021-12-10
2022-01-13T11:53:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32912
url http://hdl.handle.net/10773/32912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137700367826944