Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biondi, Angie Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rlec.180
Resumo: Este texto procura refletir sobre a exposição crescente que o autorretrato, nomeadamente, as selfies, de pessoas que se enunciam vítimas têm adquirido em sites de redes sociais. As vítimas de violência se declaram e se apresentam em fotografias que expõem situações marcadas pela dor e sofrimento. Pensadas como gesto que configura uma forma de relato de si, estes materiais indicam os aspectos que participam do processo de visibilidade no contexto on-line. Deste modo, dois pontos se destacam no exame deste material: a) funcionam como recurso à afirmação da autenticidade como um dos índices culturais da moral que define o que seria aceitável à declaração daquele que se diz vítima; b) promovem formas de interação afetiva com os demais usuários. O exercício de análise privilegia exemplares recentes veiculados através de uma hashtag de campanha, pelo Instagram.
id RCAP_bce96988ee7cbde378779e948acace36
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/1815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociaisSelfies of victims: image and authenticity in social networks postsArtigos temáticosEste texto procura refletir sobre a exposição crescente que o autorretrato, nomeadamente, as selfies, de pessoas que se enunciam vítimas têm adquirido em sites de redes sociais. As vítimas de violência se declaram e se apresentam em fotografias que expõem situações marcadas pela dor e sofrimento. Pensadas como gesto que configura uma forma de relato de si, estes materiais indicam os aspectos que participam do processo de visibilidade no contexto on-line. Deste modo, dois pontos se destacam no exame deste material: a) funcionam como recurso à afirmação da autenticidade como um dos índices culturais da moral que define o que seria aceitável à declaração daquele que se diz vítima; b) promovem formas de interação afetiva com os demais usuários. O exercício de análise privilegia exemplares recentes veiculados através de uma hashtag de campanha, pelo Instagram.The purpose of the article is to reflect on the growing exposure of self-portraits, more commonly known as selfies, of people presented as victims in the social network sites. Victims of violence declare and present themselves in photographs that expose situations of pain and suffering. Designed as a gesture that represents a form of self-reporting, it indicates certain aspects of the online process of visibility. Therefore, our analysis indicates two standing out points a) the selfie is a kind of resource for the affirmation of authenticity, as a cultural indicator of morality that defines acceptance of declaration of the one who calls himself a victim; b) it promotes forms of affective interaction with other users. Our analysis favors recent examples that have been distributed through a hashtag campaign on Instagram.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2017-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rlec.180por2183-08862184-0458Biondi, Angie Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:20:23Zoai:journals.uminho.pt:article/1815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:16.610357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais
Selfies of victims: image and authenticity in social networks posts
title Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais
spellingShingle Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais
Biondi, Angie Gomes
Artigos temáticos
title_short Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais
title_full Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais
title_fullStr Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais
title_full_unstemmed Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais
title_sort Selfies de vítimas: imagem e autenticidade em postagens de redes sociais
author Biondi, Angie Gomes
author_facet Biondi, Angie Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biondi, Angie Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos temáticos
topic Artigos temáticos
description Este texto procura refletir sobre a exposição crescente que o autorretrato, nomeadamente, as selfies, de pessoas que se enunciam vítimas têm adquirido em sites de redes sociais. As vítimas de violência se declaram e se apresentam em fotografias que expõem situações marcadas pela dor e sofrimento. Pensadas como gesto que configura uma forma de relato de si, estes materiais indicam os aspectos que participam do processo de visibilidade no contexto on-line. Deste modo, dois pontos se destacam no exame deste material: a) funcionam como recurso à afirmação da autenticidade como um dos índices culturais da moral que define o que seria aceitável à declaração daquele que se diz vítima; b) promovem formas de interação afetiva com os demais usuários. O exercício de análise privilegia exemplares recentes veiculados através de uma hashtag de campanha, pelo Instagram.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rlec.180
url https://doi.org/10.21814/rlec.180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0886
2184-0458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130460090007552