Integração das novas tecnologias no processo educativo do ensino especializado em música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17687 |
Resumo: | No ensino de música em Portugal, há dois tipos de ensino público. No ensino especializado em música, a sua pedagogia é única, sendo um ensino individualizado e personalizado em comparação com à educação musical. Esta singularidade pedagógica e a contínua transformação, precisa de se adaptar à sociedade contemporânea. A era digital contribui-o para uma ampla gama de possibilidades a explorar entre professor e aluno, trazendo um paradigma emergente: a reformulação dos currículos, estabelecendo uma pedagogia baseada na complementaridade do conteúdo tecnológico, para o professor continuar a sua tutoria de forma síncrona e assíncrona. Neste trabalho duas áreas exploratórias foram analisadas: O uso de aplicações para dispositivos móveis para o ensino musical e a aprendizagem contínua através de uma plataforma online. A pesquisa foi realizadadentro de um universo de 10 alunos de um Conservatório de Música semiprivado em 2015/2016. A avaliação dos resultados foi efetuada qualitativa e quantitativamente, por meio de inquéritos, pesquisas, avaliações e observação dos participantes em aula pesencial e online. O estudo observacional decorreu durante 20 aulas divididas em duas categorias: 10 aulas em sala de aula, usando aplicações para dispositivos móveis e 10 aulas ministradas através da plataforma online como uma continuidade pedagógica durante as férias escolares. Os resultados mostraram que o uso de aplicações para dispositivos móveis permite que os alunos melhorem o seu desempenho, principalmente no campo do treino auditivo, formação musical e propriocepção do aluno para uma maior deteção e correção de erros cometidos durante o estudo do instrumento. Além disso, o uso de uma plataforma online para a aprendizagem contínua teve um claro impacto positivo sobre a motivação do estudante para estudar durante as férias escolares |
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No ensino de música em Portugal, há dois tipos de ensino público. No ensino especializado em música, a sua pedagogia é única, sendo um ensino individualizado e personalizado em comparação com à educação musical. Esta singularidade pedagógica e a contínua transformação, precisa de se adaptar à sociedade contemporânea. A era digital contribui-o para uma ampla gama de possibilidades a explorar entre professor e aluno, trazendo um paradigma emergente: a reformulação dos currículos, estabelecendo uma pedagogia baseada na complementaridade do conteúdo tecnológico, para o professor continuar a sua tutoria de forma síncrona e assíncrona. Neste trabalho duas áreas exploratórias foram analisadas: O uso de aplicações para dispositivos móveis para o ensino musical e a aprendizagem contínua através de uma plataforma online. A pesquisa foi realizadadentro de um universo de 10 alunos de um Conservatório de Música semiprivado em 2015/2016. A avaliação dos resultados foi efetuada qualitativa e quantitativamente, por meio de inquéritos, pesquisas, avaliações e observação dos participantes em aula pesencial e online. O estudo observacional decorreu durante 20 aulas divididas em duas categorias: 10 aulas em sala de aula, usando aplicações para dispositivos móveis e 10 aulas ministradas através da plataforma online como uma continuidade pedagógica durante as férias escolares. Os resultados mostraram que o uso de aplicações para dispositivos móveis permite que os alunos melhorem o seu desempenho, principalmente no campo do treino auditivo, formação musical e propriocepção do aluno para uma maior deteção e correção de erros cometidos durante o estudo do instrumento. Além disso, o uso de uma plataforma online para a aprendizagem contínua teve um claro impacto positivo sobre a motivação do estudante para estudar durante as férias escolares |
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