Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosado, Ana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5288
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo
id RCAP_bcf1d2dcce47ae45f48dc5b7e889fd1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5288
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplinaIndisciplinaEstratégiasIntervenção precoceAprendizagemIndisciplineStrategiesEarly interventionLearningRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º CicloO presente relatório é fruto do trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado de Ensino em 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e tem, como principais objetivos, a análise e a reflexão de toda a intervenção pedagógica e do estudo em destaque. No que se refere à intervenção, esta desenvolveu-se numa escola, em Benfica, com uma turma de 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico. Neste relatório são apresentados os processos de aprendizagens e as decisões tomadas no que se refere a toda a intervenção educativa, realizada em contexto de estágio, desde a fase da diagnose, passando pela prática educativa e, finalmente, a avaliação final das aprendizagens. Relativamente ao tema de investigação, que surge através de um dos objetivos do Plano de Intervenção, este tem como tema as Estratégias de Intervenção Precoce de Combate à Indisciplina. Para a concretização do mesmo, recorreu-se a métodos e técnicas de recolha de dados que se aproximam dos pressupostos da metodologia de Investigação-Ação. Neste sentido, foi realizada uma revisão de literatura focando o tema da Indisciplina e das estratégias de combate à mesma, mais adequadas. Os dados foram recolhidos através da Observação Direta e Naturalista, sendo complementados com grelhas de Observação Sistemática. Os intervenientes do estudo são os alunos e as professoras (cooperante e estagiárias) e este assume um carater exploratório. Finalmente, os resultados do estudo são satisfatórios. Os alunos apresentaram bons resultados, no que às Ciências Sociais diz respeito e, demonstraram um aumento significativo do número de vezes que cumpriam a regra estabelecida e da forma como se pretendia repercutida. Este estudo pretende dar a conhecer uma nova estratégia que ajudará a diminuir a Indisciplina na sala de aula, numa tentativa de ajudar outros professores a olharem este tipo de problemas como um desafio.ABSTRACT This report is the result of a work in the Teaching Practice Supervised II, of the second year of the Master degree of Education in 1st and 2nd cycles of basic education has the main objective is the analysis and reflection of the entire intervention teaching and the study highlighted. With regard to intervention, this developed into a school in Benfica, with a group of 1st year of the 1st cycle of basic education. This report presents the learning process and the decisions taken with regard to any educational intervention, conducted in the context stage, from the stage of diagnosis, through educational practice and, finally, the final assessment of learning. On the subject of research, which comes through one of the objectives of the intervention plan, this theme is the Early Intervention Strategies to Fight Indiscipline. To achieve him, it resorted to methods and data collection techniques that are close to the assumptions of Research-Action methodology. In this sense, a literature review focusing on the issue of indiscipline and strategies to fight it, most appropriate was held. Data were collected through the direct and naturalist observation, being complemented with table Note Systematics. The study participants are students and teachers (holder and trainees) and this assumes an exploratory character. Finally, the study results are satisfactory. Students showed good results in the social sciences concerns and showed a significant increase in the number of times that met the established rule and the way it was intended passed. This study aims to present a new strategy that will help lessen the indiscipline in the classroom, in an attempt to help other teachers to look at these problems as a challenge.Silva, Francisco Vaz daPereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLRosado, Ana2015-10-22T10:39:43Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5288TID:201357291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:34.882016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplina
title Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplina
spellingShingle Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplina
Rosado, Ana
Indisciplina
Estratégias
Intervenção precoce
Aprendizagem
Indiscipline
Strategies
Early intervention
Learning
title_short Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplina
title_full Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplina
title_fullStr Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplina
title_full_unstemmed Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplina
title_sort Estratégias de intervenção precoce de combate à indisciplina
author Rosado, Ana
author_facet Rosado, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Francisco Vaz da
Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosado, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Estratégias
Intervenção precoce
Aprendizagem
Indiscipline
Strategies
Early intervention
Learning
topic Indisciplina
Estratégias
Intervenção precoce
Aprendizagem
Indiscipline
Strategies
Early intervention
Learning
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-22T10:39:43Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5288
TID:201357291
url http://hdl.handle.net/10400.21/5288
identifier_str_mv TID:201357291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403406139392