Indisciplina: A experiência como estratégia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3861 |
Resumo: | Actualmente, o tema da indisciplina tem assumido um maior protagonismo no que diz respeito aos problemas, e preocupações que fazem parte do dia-a-dia de qualquer professor. Este estudo pretende compreender como variam as estratégias dos professores para lidar com situações de indisciplina na sala de aula. Participaram neste estudo 66 professores, e tendo em conta o enquadramento teórico, o estudo apresentado pretende explorar a percepção de eficácia das medidas de controlo da indisciplina em professores do 3º ciclo, considerando o tempo de serviço, idade, género, situação profissional, fase da carreira e área que lecciona. Através de um questionário de “Percepção de Eficácia de Medidas de Controlo de Indisciplina em Sala de Aula”, foi possível verificar que não existem diferenças significativas relativamente ao género, à idade e à área em que lecciona. Foi possível verificar diferenças significativas para as fases da carreira e ainda algumas correlações significativas para as variáveis idade e tempo de serviço. Para além de todas as estratégias de remediação dos actos considerados de indisciplina, este estudo pretende considerar factores/características ligadas aos professores como estratégias de prevenção. |
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Indisciplina: A experiência como estratégiaIndisciplinaMedidas de controloEstratégiasPrevençãoIndisciplineControl measuresStrategiesPreventionActualmente, o tema da indisciplina tem assumido um maior protagonismo no que diz respeito aos problemas, e preocupações que fazem parte do dia-a-dia de qualquer professor. Este estudo pretende compreender como variam as estratégias dos professores para lidar com situações de indisciplina na sala de aula. Participaram neste estudo 66 professores, e tendo em conta o enquadramento teórico, o estudo apresentado pretende explorar a percepção de eficácia das medidas de controlo da indisciplina em professores do 3º ciclo, considerando o tempo de serviço, idade, género, situação profissional, fase da carreira e área que lecciona. Através de um questionário de “Percepção de Eficácia de Medidas de Controlo de Indisciplina em Sala de Aula”, foi possível verificar que não existem diferenças significativas relativamente ao género, à idade e à área em que lecciona. Foi possível verificar diferenças significativas para as fases da carreira e ainda algumas correlações significativas para as variáveis idade e tempo de serviço. Para além de todas as estratégias de remediação dos actos considerados de indisciplina, este estudo pretende considerar factores/características ligadas aos professores como estratégias de prevenção.ABSTRACT: Today, the indiscipline became one of the most important issue and preoccupation in a teacher’s daily life. The purpose of this investigation is to understand how teachers deal with indiscipline and witch are their strategies during its classes. This investigation was done with a sample including 66 teachers from the same grade (3º Ciclo do Ensino Básico) and with the purpose of exploring the teacher’s indiscipline perception and knowledge about the efficiency of controlling indiscipline strategies. The study was based on the following variables: working experience, age, sex, professional situation, career stage, classes. With the questioner “perception the efficiency of control strategies for indiscipline in class” it was possible to verify that there are no differences related to sex, age and school classes. But it was verified that significant differences exist in professional situation and career stage, and there exists a relation between teacher´s age and working experience. Besides all the strategies to solve indiscipline in classes, this investigation considersMorgado, JoséRepositório do ISPACosta, Duarte Luís Morgado Heleno da2015-07-24T15:14:02Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3861porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:39Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:43.490228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Actualmente, o tema da indisciplina tem assumido um maior protagonismo no que diz respeito aos problemas, e preocupações que fazem parte do dia-a-dia de qualquer professor. Este estudo pretende compreender como variam as estratégias dos professores para lidar com situações de indisciplina na sala de aula. Participaram neste estudo 66 professores, e tendo em conta o enquadramento teórico, o estudo apresentado pretende explorar a percepção de eficácia das medidas de controlo da indisciplina em professores do 3º ciclo, considerando o tempo de serviço, idade, género, situação profissional, fase da carreira e área que lecciona. Através de um questionário de “Percepção de Eficácia de Medidas de Controlo de Indisciplina em Sala de Aula”, foi possível verificar que não existem diferenças significativas relativamente ao género, à idade e à área em que lecciona. Foi possível verificar diferenças significativas para as fases da carreira e ainda algumas correlações significativas para as variáveis idade e tempo de serviço. Para além de todas as estratégias de remediação dos actos considerados de indisciplina, este estudo pretende considerar factores/características ligadas aos professores como estratégias de prevenção. |
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