A transição dos alunos do ensino regular para a educação especial na Ilha Graciosa: perceção e expetativas das famílias e dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Nuno Miguel Soares
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6970
Resumo: No presente trabalho, aborda-se a questão das perceções dos docentes e da família sobre a passagem dos alunos/educandos com necessidades educativas especiais, do regime de ensino regular para o regime de educação especial, assim como as expetativas que estes agentes educativos têm acerca desta transição. A mudança de um regime para o outro, suscita quer nos docentes quer na família diferentes reações e diferentes perceções e expetativas, que procurámos compreender. Assim, definiu-se como objetivo geral do trabalho verificar quais as perceções e expetativas das famílias e docentes, após a decisão da mudança do educando/aluno, do sistema de ensino regular para ingressar no regime de educação especial. Trata-se de um estudo de cariz qualitativo. Foram realizadas 23 entrevistas semiestruturadas a docentes, professores do 1ºCiclo e Educadores de Infância e a 12 encarregados de educação, que tinham educandos a beneficiar do regime educativo especial. Conclui-se, que o tipo de necessidade educativa especial da criança, poderá condicionar a perceção e expetativas, quer dos docentes, quer dos encarregados de educação relativamente ao percurso escolar do aluno/educando e sucesso académico e consequentemente à transição do regime regular para a educação especial. Os encarregados de educação reagem bem à entrada dos seus educandos para a educação especial, informando que não têm preconceitos por esta transição, mas apresentando receio, por possivelmente haver represálias por parte dos outros alunos. Consideram que um diagnóstico tardio será prejudicial para os alunos. Os docentes acham a transição para o regime educativo especial benéfica e pensam que os alunos não devem ter o mesmo currículo, que os alunos do ensino regular.
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