Inclusão dos excepcionais no ensino regular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Maria do Carmo.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299
Resumo: A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE's) no ensino regular e uma pratica que vem sendo desenvolvida desde seculo XIX. onde a sociedade possa perceber que a criança, o jovem e ate mesmo o adulto também tem capacidade de ingressar no ensino regular, então as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE'S), de alguma forma deixa de ser excluída e passa ser incluída no ensino regular, mas para isso se faz necessário varias mudanças tanto no ensino, quanto na estrutura física da escola. O Interesse por este terna, foi pela curiosidade de saber como a escola trabalha com a inclusão desses alunos na sala de aula e a partir dai, contribuir para a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa com os alunos da Escola Diogo Doulavince Amador. A analise se deu através da coleta de dados a partir da observação sistemática. entrevista semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias, como o diário de campo e portfólio. Foi constatado que os alunos com necessidades educacionais especiais tem aceitação dos colegas e funcionários da escola. E diante das atividades desenvolvidas se fez necessário adaptar os conteúdos para os alunos, pois alguns já eram bem adiantados. Portanto, a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular e de fundamental importância para o desenvolvimento pedagógico na sala de aula e assim proporcionar aos alunos resultados precisos, para o desenvolvimento cognitivo da criança, do jovem e do adulto com necessidades especiais.
id UFCG_2a669618465ecb16b639a686d6275e34
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13299
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inclusão dos excepcionais no ensino regular.Inclusion of the exceptional in regular education.Educação inclusivaAprendizagemPessoas com necessidades educacionais especiaisEnsino regularinclusive educationLearningPeople with special educational needsRegular educationEducação.A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE's) no ensino regular e uma pratica que vem sendo desenvolvida desde seculo XIX. onde a sociedade possa perceber que a criança, o jovem e ate mesmo o adulto também tem capacidade de ingressar no ensino regular, então as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE'S), de alguma forma deixa de ser excluída e passa ser incluída no ensino regular, mas para isso se faz necessário varias mudanças tanto no ensino, quanto na estrutura física da escola. O Interesse por este terna, foi pela curiosidade de saber como a escola trabalha com a inclusão desses alunos na sala de aula e a partir dai, contribuir para a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa com os alunos da Escola Diogo Doulavince Amador. A analise se deu através da coleta de dados a partir da observação sistemática. entrevista semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias, como o diário de campo e portfólio. Foi constatado que os alunos com necessidades educacionais especiais tem aceitação dos colegas e funcionários da escola. E diante das atividades desenvolvidas se fez necessário adaptar os conteúdos para os alunos, pois alguns já eram bem adiantados. Portanto, a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular e de fundamental importância para o desenvolvimento pedagógico na sala de aula e assim proporcionar aos alunos resultados precisos, para o desenvolvimento cognitivo da criança, do jovem e do adulto com necessidades especiais.The inclusion of people with special educational needs (SENs) in teaching regular and a practice that has been developed since the 19th century. where society can realize that the child, the youth and even the adult also has the capacity to enter regular education, so people with educational needs (NEE'S), somehow stops being excluded and starts being included in the regular education, but for that it is necessary several changes both in teaching, as well as in the physical structure of the school. The interest in this tender was due to the curiosity to know how the school works with the inclusion of these students in the classroom and from there, contribute to student learning. This research took place in a qualitative way with the students of Escola Diogo Doulavince Amador. The analysis took place through the collection of data from systematic observation. semi-structured interview, test class and the memorial documents, such as the field diary and portfolio. It was found that students with special educational needs are accepted by colleagues and school staff. And in view of the activities developed, it was necessary to adapt the contents for the students, since some were already well advanced. Therefore, inclusion of people with special educational needs in mainstream and elementary education importance for pedagogical development in the classroom and thus provide students accurate results for the cognitive development of children, young people and adult with special needs.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263BEZERRA, Maria do Carmo.20102020-07-14T21:01:09Z2020-07-142020-07-14T21:01:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299BEZERRA, Maria do Carmo. Inclusão dos excepcionais no ensino regular. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T18:03:31Zoai:localhost:riufcg/13299Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T18:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão dos excepcionais no ensino regular.
Inclusion of the exceptional in regular education.
title Inclusão dos excepcionais no ensino regular.
spellingShingle Inclusão dos excepcionais no ensino regular.
BEZERRA, Maria do Carmo.
Educação inclusiva
Aprendizagem
Pessoas com necessidades educacionais especiais
Ensino regular
inclusive education
Learning
People with special educational needs
Regular education
Educação.
title_short Inclusão dos excepcionais no ensino regular.
title_full Inclusão dos excepcionais no ensino regular.
title_fullStr Inclusão dos excepcionais no ensino regular.
title_full_unstemmed Inclusão dos excepcionais no ensino regular.
title_sort Inclusão dos excepcionais no ensino regular.
author BEZERRA, Maria do Carmo.
author_facet BEZERRA, Maria do Carmo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Maria do Carmo.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Aprendizagem
Pessoas com necessidades educacionais especiais
Ensino regular
inclusive education
Learning
People with special educational needs
Regular education
Educação.
topic Educação inclusiva
Aprendizagem
Pessoas com necessidades educacionais especiais
Ensino regular
inclusive education
Learning
People with special educational needs
Regular education
Educação.
description A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE's) no ensino regular e uma pratica que vem sendo desenvolvida desde seculo XIX. onde a sociedade possa perceber que a criança, o jovem e ate mesmo o adulto também tem capacidade de ingressar no ensino regular, então as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE'S), de alguma forma deixa de ser excluída e passa ser incluída no ensino regular, mas para isso se faz necessário varias mudanças tanto no ensino, quanto na estrutura física da escola. O Interesse por este terna, foi pela curiosidade de saber como a escola trabalha com a inclusão desses alunos na sala de aula e a partir dai, contribuir para a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa com os alunos da Escola Diogo Doulavince Amador. A analise se deu através da coleta de dados a partir da observação sistemática. entrevista semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias, como o diário de campo e portfólio. Foi constatado que os alunos com necessidades educacionais especiais tem aceitação dos colegas e funcionários da escola. E diante das atividades desenvolvidas se fez necessário adaptar os conteúdos para os alunos, pois alguns já eram bem adiantados. Portanto, a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular e de fundamental importância para o desenvolvimento pedagógico na sala de aula e assim proporcionar aos alunos resultados precisos, para o desenvolvimento cognitivo da criança, do jovem e do adulto com necessidades especiais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-14T21:01:09Z
2020-07-14
2020-07-14T21:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299
BEZERRA, Maria do Carmo. Inclusão dos excepcionais no ensino regular. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299
identifier_str_mv BEZERRA, Maria do Carmo. Inclusão dos excepcionais no ensino regular. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446759108608