Inclusão dos excepcionais no ensino regular.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299 |
Resumo: | A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE's) no ensino regular e uma pratica que vem sendo desenvolvida desde seculo XIX. onde a sociedade possa perceber que a criança, o jovem e ate mesmo o adulto também tem capacidade de ingressar no ensino regular, então as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE'S), de alguma forma deixa de ser excluída e passa ser incluída no ensino regular, mas para isso se faz necessário varias mudanças tanto no ensino, quanto na estrutura física da escola. O Interesse por este terna, foi pela curiosidade de saber como a escola trabalha com a inclusão desses alunos na sala de aula e a partir dai, contribuir para a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa com os alunos da Escola Diogo Doulavince Amador. A analise se deu através da coleta de dados a partir da observação sistemática. entrevista semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias, como o diário de campo e portfólio. Foi constatado que os alunos com necessidades educacionais especiais tem aceitação dos colegas e funcionários da escola. E diante das atividades desenvolvidas se fez necessário adaptar os conteúdos para os alunos, pois alguns já eram bem adiantados. Portanto, a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular e de fundamental importância para o desenvolvimento pedagógico na sala de aula e assim proporcionar aos alunos resultados precisos, para o desenvolvimento cognitivo da criança, do jovem e do adulto com necessidades especiais. |
id |
UFCG_2a669618465ecb16b639a686d6275e34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13299 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Inclusão dos excepcionais no ensino regular.Inclusion of the exceptional in regular education.Educação inclusivaAprendizagemPessoas com necessidades educacionais especiaisEnsino regularinclusive educationLearningPeople with special educational needsRegular educationEducação.A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE's) no ensino regular e uma pratica que vem sendo desenvolvida desde seculo XIX. onde a sociedade possa perceber que a criança, o jovem e ate mesmo o adulto também tem capacidade de ingressar no ensino regular, então as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE'S), de alguma forma deixa de ser excluída e passa ser incluída no ensino regular, mas para isso se faz necessário varias mudanças tanto no ensino, quanto na estrutura física da escola. O Interesse por este terna, foi pela curiosidade de saber como a escola trabalha com a inclusão desses alunos na sala de aula e a partir dai, contribuir para a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa com os alunos da Escola Diogo Doulavince Amador. A analise se deu através da coleta de dados a partir da observação sistemática. entrevista semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias, como o diário de campo e portfólio. Foi constatado que os alunos com necessidades educacionais especiais tem aceitação dos colegas e funcionários da escola. E diante das atividades desenvolvidas se fez necessário adaptar os conteúdos para os alunos, pois alguns já eram bem adiantados. Portanto, a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular e de fundamental importância para o desenvolvimento pedagógico na sala de aula e assim proporcionar aos alunos resultados precisos, para o desenvolvimento cognitivo da criança, do jovem e do adulto com necessidades especiais.The inclusion of people with special educational needs (SENs) in teaching regular and a practice that has been developed since the 19th century. where society can realize that the child, the youth and even the adult also has the capacity to enter regular education, so people with educational needs (NEE'S), somehow stops being excluded and starts being included in the regular education, but for that it is necessary several changes both in teaching, as well as in the physical structure of the school. The interest in this tender was due to the curiosity to know how the school works with the inclusion of these students in the classroom and from there, contribute to student learning. This research took place in a qualitative way with the students of Escola Diogo Doulavince Amador. The analysis took place through the collection of data from systematic observation. semi-structured interview, test class and the memorial documents, such as the field diary and portfolio. It was found that students with special educational needs are accepted by colleagues and school staff. And in view of the activities developed, it was necessary to adapt the contents for the students, since some were already well advanced. Therefore, inclusion of people with special educational needs in mainstream and elementary education importance for pedagogical development in the classroom and thus provide students accurate results for the cognitive development of children, young people and adult with special needs.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263BEZERRA, Maria do Carmo.20102020-07-14T21:01:09Z2020-07-142020-07-14T21:01:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299BEZERRA, Maria do Carmo. Inclusão dos excepcionais no ensino regular. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T18:03:31Zoai:localhost:riufcg/13299Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T18:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão dos excepcionais no ensino regular. Inclusion of the exceptional in regular education. |
title |
Inclusão dos excepcionais no ensino regular. |
spellingShingle |
Inclusão dos excepcionais no ensino regular. BEZERRA, Maria do Carmo. Educação inclusiva Aprendizagem Pessoas com necessidades educacionais especiais Ensino regular inclusive education Learning People with special educational needs Regular education Educação. |
title_short |
Inclusão dos excepcionais no ensino regular. |
title_full |
Inclusão dos excepcionais no ensino regular. |
title_fullStr |
Inclusão dos excepcionais no ensino regular. |
title_full_unstemmed |
Inclusão dos excepcionais no ensino regular. |
title_sort |
Inclusão dos excepcionais no ensino regular. |
author |
BEZERRA, Maria do Carmo. |
author_facet |
BEZERRA, Maria do Carmo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, Maria do Carmo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Aprendizagem Pessoas com necessidades educacionais especiais Ensino regular inclusive education Learning People with special educational needs Regular education Educação. |
topic |
Educação inclusiva Aprendizagem Pessoas com necessidades educacionais especiais Ensino regular inclusive education Learning People with special educational needs Regular education Educação. |
description |
A inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE's) no ensino regular e uma pratica que vem sendo desenvolvida desde seculo XIX. onde a sociedade possa perceber que a criança, o jovem e ate mesmo o adulto também tem capacidade de ingressar no ensino regular, então as pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE'S), de alguma forma deixa de ser excluída e passa ser incluída no ensino regular, mas para isso se faz necessário varias mudanças tanto no ensino, quanto na estrutura física da escola. O Interesse por este terna, foi pela curiosidade de saber como a escola trabalha com a inclusão desses alunos na sala de aula e a partir dai, contribuir para a aprendizagem do aluno. Esta pesquisa se deu de forma qualitativa com os alunos da Escola Diogo Doulavince Amador. A analise se deu através da coleta de dados a partir da observação sistemática. entrevista semi-estruturada, aula teste e os documentos de memorias, como o diário de campo e portfólio. Foi constatado que os alunos com necessidades educacionais especiais tem aceitação dos colegas e funcionários da escola. E diante das atividades desenvolvidas se fez necessário adaptar os conteúdos para os alunos, pois alguns já eram bem adiantados. Portanto, a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular e de fundamental importância para o desenvolvimento pedagógico na sala de aula e assim proporcionar aos alunos resultados precisos, para o desenvolvimento cognitivo da criança, do jovem e do adulto com necessidades especiais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2020-07-14T21:01:09Z 2020-07-14 2020-07-14T21:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299 BEZERRA, Maria do Carmo. Inclusão dos excepcionais no ensino regular. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13299 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Maria do Carmo. Inclusão dos excepcionais no ensino regular. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744446759108608 |