A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sandra Cristina Henriques Passos Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4212
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na Educação
id RCAP_bd07aad100ab84b6289c2ceefd7d25c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores na mostra de teatro das escolas de SintraTeatro na educaçãoExpressão dramáticaFormação de professoresMostra de teatro das escolas de SintraDramaTraining of teacherShowing of the schools of theater of SintraDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na EducaçãoA Expressão Dramática/Teatro (ED/T) faz parte integrante dos currículos escolares. Contudo, apesar do reconhecimento generalizado da sua importância para o desenvolvimento – físico, intelectual, estético, artístico, cultural e social – das crianças e dos jovens, esta área é frequentemente esquecida ou relegada para abordagens superficiais e descontínuas. A formação dos professores – inicial, contínua ou ao longo da vida – pode dar um contributo relevante para a valorização e o conhecimento de processos de abordagem da ED/T e das suas específicas componentes. Este estudo, centrado na formação de professores realizada no âmbito da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra (MTES), tem como objetivos: (1) conhecer as necessidades de formação dos professores na área da ED/T; (2) identificar as conceções de diversos agentes sobre as necessidades de formação dos professores participantes na MTES; e (3) conhecer as representações de diversos agentes sobre a formação do projeto da MTES. O estudo foi orientado por duas questões: i) quais as necessidades de formação dos professores na área da ED/T; e ii) em que medida a formação ministrada na MTES é uma mais-valia para a prática pedagógica dos professores nela envolvidos. O estudo desenvolveu-se através de uma metodologia mista, sendo a amostra constituída pelos formadores responsáveis pela formação, pelos professores que a frequentaram e pelos monitores que apoiaram diretamente os professores nos seus contextos de intervenção. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semidiretivas, questionários e pesquisa documental, posteriormente tratados através da análise de conteúdo, análise estatística e análise documental. Concluímos que os professores sentem necessidade de formação na área da ED/T, em especial em Expressão Corporal, Voz, Encenação e Interpretação, e que a formação da MTES contribui para a melhoria da prática pedagógica dos professores, embora esta dimensão não seja a que os próprios mais valorizam.ABSTRACT The Drama is a component of the schools curriculums’. However, regardless of the importance of the general recognition of the development - physical, intellectual, aesthetic, artistic, cultural and social – of children and young adults, this area is frequently forgotten or delegated to matters that are considered more important. The teacher’s training – initial, continual assessment, or a lifelong study – a pertinent contribution can be made to validate and the knowledge to the process and strategy of the ED/T and its specific components. This study, centres its training of teachers in the extent of the Showing of the Schools of Theater of Sintra (Mostra de Teatro de escolas de Sintra) (MTES), having objectives like: (1) being able to distinguish the necessities of the teachers training in the area of Drama; (2) to identify the several connections about the necessities of the participants in the teachers training of MTES; and (3) to become aware of the different representations about the training of the project MTES. The study was oriented by two issues: (i) what are the necessities of the training of the teachers in the field of Drama?; and (ii) in what standard is the training given of the MTES and is it an asset to the practice of the pedagogy of the teachers in it involved? The study developed through a mixed methodology, being that the sample is constituted by the trainers responsible for the training, for the teachers attending and by the monitors supporting directly the teachers and their contexts of intervention. The data was collected through interviews, semi directives, questionnaires and documented research, posteriorment treated through the analysis of the content, statistical analysis and documental analysis. We conclude that the teachers feel the need for the training in this area of the Drama in corporal expression, voice, staging and interpreting, and that the training of MTES contributes to better the practice of the pedagogy of the teachers, although this dimension isn’t what they themselves value more.Falcão, MiguelRCIPLGomes, Sandra Cristina Henriques Passos Ferreira2015-01-29T11:41:28Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4212TID:201345455porGomes, S. C. H. P. F. (2014). A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:41.124750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra
title A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra
spellingShingle A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra
Gomes, Sandra Cristina Henriques Passos Ferreira
Teatro na educação
Expressão dramática
Formação de professores
Mostra de teatro das escolas de Sintra
Drama
Training of teacher
Showing of the schools of theater of Sintra
title_short A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra
title_full A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra
title_fullStr A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra
title_full_unstemmed A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra
title_sort A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra
author Gomes, Sandra Cristina Henriques Passos Ferreira
author_facet Gomes, Sandra Cristina Henriques Passos Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falcão, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sandra Cristina Henriques Passos Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro na educação
Expressão dramática
Formação de professores
Mostra de teatro das escolas de Sintra
Drama
Training of teacher
Showing of the schools of theater of Sintra
topic Teatro na educação
Expressão dramática
Formação de professores
Mostra de teatro das escolas de Sintra
Drama
Training of teacher
Showing of the schools of theater of Sintra
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na Educação
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-01-29T11:41:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4212
TID:201345455
url http://hdl.handle.net/10400.21/4212
identifier_str_mv TID:201345455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, S. C. H. P. F. (2014). A formação de professores na mostra de teatro das escolas de Sintra [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133393941692416