Factores cognitivos do insucesso na matemática: Conhecimento do sistema de numeração e compreensão do valor de posição em crianças dos 4 aos 7 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins-Mourão,António
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000400005
Resumo: Cento e sessenta e sete crianças inglesas de 4, 5 e 6 anos de idade foram avaliadas longitudinalmente ao longo de um ano escolar sobre (1) conhecimento da estrutura do sistema de numeração e (2) conhecimento de números escritos (e valor de posicão). O objectivo foi investigar se as crianças aprendem o valor de posição em função (a) da prática continua com a escrita de números multi-dígitos ou (b) através do conhecimento prévio da estrutura do sistema de numeração. Os resultados contradizem a tese de Luria (1969) sugerindo que a instrução de números escritos (e o valor de posição) é condição necessária para o conhecimento da estrutura do sistema de numeração. Pelo contrário, os resultados indicam que as crianças conhecedoras da estrutura do sistema de numeração apresentaram resultados significativamente superiores na utilização do valor de posição em números com 2, 3 e 4 dígitos. Estes resultados indentificam alguns facto-res cognitivos preditores do insucesso na matemática e sugerem a alteração dos programas educativos, os quais poderiam beneficiar da introdução do ensino sobre a estrutura do sistema de numeração a partir dos 5 anos de idade.
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